Observatório Alviverde

29/08/2020

FIEL AS SUAS TRADIÇÕES, PALMEIRAS SOFRE O EMPATE EM CIMA DA HORA!

Não é pela falha gritante porém ocasional de um goleiro que se vai tirá-lo do time. Weverton, após a estupidez da dispensa de Prass deve continuar titular!

Não será por um resultado que, em sí, não é ruim, mas que poderia ser melhor, que se pode dizer que tudo está perdido e, menos ainda, "por um treinador pra correr".

Para os que discordam deste velho escriba porque gostam de perder antes da hora, eu, simplesmente, apresento a tábua classificatória.

Com um jogo a menos, o Palmeiras, neste momento, está na parte de cima da tabela .

O Verdão tem 9 pontos, está a 6 pontos do líder e, como tem um jogo a menos, pode diminuir a diferença para apenas 1 ponto, posto que jogará contra o líder, Inter, quarta-feira que vem no Allianz Park..

A gente, então, argumenta de forma positiva, põe pra cima, procura ser otimista, mas, tão logo posta, entra no circuito um derrotista e diz. "é,  mas se perder as duas o Palmeiras fica com 9 pontos e vai ser ultrapassado pelos times da rabeira"! Vai ser pessimista assim lá na casa do carvalho.

Há gente que torce por isso, apenas pra que acerte nas previsões e diga "Não disse? Não falei antes? Viram no que deu?"

Agora pensem no que vou dizer porque não está nos livros e nem na Internet.

Quando vc faz, por exemplo,previsões positivas sobre o Palmeiras no Brasileiro, tem apenas uma chance de acertar... 

No entanto se você faz previsões negativas tem dezenove chances de atingir o seu objetivo.

Viram como fica fácil para os críticos? É por isso que erram tão pouco! Em resumo, só não erram nos anos em que o Palmeiras for campeão!

Ele nem consideram que se o Palmeiras for vice, terceiro colocado ou se vier a se classificar para a Libertadores, terá cumprido a sua missão com galhardia e competência. 

Para que não digam que tenho espírito perdedor (são capazes disso) deixo bem claro e cristalino que gostaria de ganhar sempre e sempre ou como costumam dizer os ingleses, over and over.

É por isso que costumo ser um pouco mais cauteloso e um pouco menos ácido em minha linha crítica posto que detesto a tal  política do oito ou oitenta, isto é, ganhou é o melhor, perdeu é o pior.

Falando da pelada de ontem em Salvador, o empate com o Bahia em Salvador não foi e nem é um mau resultado.

Péssimo, mesmo, foi o treinador, que, em vez de simplificar, só complica a situação, ao que tudo indica pela necessidade de ser chamado "estrategista" e pelo prazer que lhe traz essa expressão criada pelo saudoso Avallone.

Quero deixar claro antes do que vou dizer, que minha crítica forte a Luxa neste momento, não prevê a substituição dele por quem quer que seja, mas gostaria que tivesse a força de um libelo para que ele, que tem andado nas nuvens, caísse na real

Suas escolhas, em um elenco numeroso (razoável em meu entendimento) têm não apenas sido equivocadas, mas em algumas posições têm sido as piores possíveis e sua opção por alguns jogadores abaixo da médida de exigência para jogar no Verdão têm sido um desastre!

Do ponto de vista tático Luxa têm optado por um defensivismo ortodoxo, que não combina com as tradições, nem do Palmeiras e nem do próprio Luxa, outrora um treinador ousado e criativo, que parece ter perdido o foco e o trem da modernidade, caindo na vala comum dos entregadores de camisa. 

Ainda não elaborei um pensamento final sobre o assunto mas vou ficar na espreita, asseverando que a  minha tendência é acreditar que sim!

O erro magno de Luxemburgo tem sido -ninguém sabe porquê -sua teimosa insistência na escalação de Lucas Lima, o Lucas marcha-à-ré, que ele elegeu e coloca como a oitava maravilha palmeirense. Ledo engano!

Esse jogador tem sido o motivo determinante da deformatação tática do time do Palmeiras e da necessidade de o time jogar na retranca, pois ele não tem capacidade de marcação, de deslocação, de tabelamento rápido e nem acversatilidade necessária para proporcionar ao time outros formatos de jogo.

O aproveitamento desse jogador, lento e previsível, sacrifica completamente os companheiros e não proporciona ao time a criação de um molde de jogo.

A impressão que passa é a que Luxa "encafifou" em recuperar esse jogador, adota e assume o processo de maneira pessoal, ainda que em  rota de colisão com todos ditâmes da lógica e  da razão. Está pagando um alto preço por isso!

Pra mim, a insistência com Lucas Lima não passa de um problema de vaidade pessoal do treinador palmeirense, nada mais que isto. Se ele não mudar a forma de pensar e as atitudes, vai dar com os burros n'água.

Só Luxemburgo não consegue enxergar que LL não tem bola suficiente para a titularidade no time do Palmeiras! No máximo para o banco e para algumas situações específicas!

Para encerrar quero deixar também, a minha previsão, que, como é boa e otimista, tem menos possibilidades de dar certo.

Com o retorno de Felipe Melo e a perspectiva de lançamento de Veron no time principal, eu creio, firmemente, que o Palmeiras, finalmente, irá jogar o jogo dos nossos sonhos.

COMENTE COMENTE COMENTE! 

PS - Minhas opiniões são pessoais e não significam nenhuma indireta a quem quer que seja que pense diferente e escreva neste espaço (AD) 

PALMEIRAS BUSCA HOJE EM SALVADOR SUA TERCEIRA VITÓRIA CONSECUTIVA!

Bahia e Palmeiras pelo Brasileirão é hoje, sábado, às 19 H em Salvador, com transmissão da TNT (menos para o Estado da Bahia).

Resta torcer para que que o narrador não seja aquele André Henning, fraquíssimo, quase ao nível do Kléber Machado!

Sujeito chato, esse Henning que passa a imagem de querer ser maior do que o jogo, não identifica os jogadores e faz críticas ao evento do começo ao fim, principalmente se for jogo do Palmeiras.

Como a equipe da TNT é reduzida estou desconfiado que, infelizmente, terei de aguentar esse contumaz palrador que não sei quem inventou como narrador de TV..

Meu único consolo é que, com ele, a transmissão é menos chata e monótona do que com 80% dos narradores globais.

Mas pra quem consegue preferir a Globo, tem prato cheio (não digo de que) no Première que transmite para a chamada TV fechada ou paga!

Em relação ao jogo, o Palmeiras jogará desfalcado de Marcos Rocha, Raphael Veiga e Luan Silva todos contundidos) e, também, de Felipe Melo e Gabriel Veron em processo final de recuperação.

Luxa, como sempre, esconde a escalação mas a tendência maior é a de o time entrar em campo com esta formação:

Weverton, Mayke, Luan, Gustavo Gómez e Matías Viña; 

Bruno Henrique, Gabriel Menino, Patrick de Paula e Lucas Lima; 

Rony e Luiz Adriano. 

O Palmeiras joga embalado por duas vitórias seguidas e caso derrote o Bahia em Salvador poderá dar um salto gigantesco em direção à parte de cima da tabela onde, mesmo com um jogo a menos já ocupa o quinto lugar e dista quatro pontos do líder.

O que você, amigo do OAV, espera do Palmeiras hoje à noite?

Concorda com o time escalado por Luxa?

Ou mandaria a campo uma formação diferente?

Pela escalação divulgada e tida como oficial, creio que o Palmeiras jogará em contra-ataques.

Seria essa a fórmula tática ideal para derrotar o excelente time do Bahia que já joga desse jeito?

COMENTE COMENTE COMENTE