Observatório Alviverde

01/10/2014

CUIDADO PAULO NOBRE, ASSIM COMO GARECA, DORIVAL JÚNIOR NÃO É O DONO DA VERDADE!


 
 Dorival Júnior não é o dono da verdade!


O Palmeiras não tem, (neste momento -repito- neste momento) a menor necessidade de contratar outro goleiro, ainda que seja o ótimo Roberto da Ponte, como, indevidamente, exige, ou, vá lá, pede ou sugere, Dorival.

Nosso técnico se esquece que, com esse infeliz procedimento, queima Fábio, chamusca Deola e esturrica  Bruno, sendo que este, sequer, ainda, foi escalado sob Dorival, no time titular.

Quando precisar de algum deles (talvez amanhã, se Prass não conseguir retornar) qual será o ânimo e a disposição, do escalado e do bancário, chamados, indiretamente, de incompetentes pelo próprio treinador ao anunciar o interesse por Roberto e exigir a contratação de um novo preparador de goleiros?

Bons ou maus, bem ou mal, são os três de que dispomos e com os quais pudemos e podemos contar na dolorosa e sentida ausência de Fernando Prass!

A errônea e precipitada atitude de Dorival, cheira-me àquilo que em psicologia chama-se, simplesmente, no melhor francês, de "transfert". Explico...

Júnior, ao pedir a contratação de Roberto, goleiro da Ponte, faz uma transferência de responsabilidade pelos maus resultados do Palmeiras, colocando-os na conta exclusiva, dos três goleiros. 

Se não for isto, é bem possível que ele já esteja preparando as suas desculpas, tirando "o dele" da reta diante da iminência -possível, embora improvável- de rebaixamento!

Roberto por Fernando, eu sou, mas quem não é, muito mais, Prass (anos-luz melhor e mais completo do que o goleiro campineiro), prestes a voltar e retomar a titularidade no Verdão, retornando ao posto do qual, até hoje, só uma grave fratura articular o afastou.

Excepcional notícia! Animadora, alentadora! Ei-la:

"Prass, ontem, treinou com o esforço, a aplicação, o interesse e o entusiasmo de quem está prestes, de fato, a reassumir o seu lugar".

Em razão da iminente volta de Prass, fica evidente a pouca importância da contratação do novo preparador de goleiros, gasto bobo, inexplicável, desnecessário.  

O Palmeiras precipitou-se  e equivocou-se, completamente, ao investir em um novo preparador de goleiros, contratando, desnecessariamente, a pedido de Júnior, Oscar Rodriguez, num momento em que o clube tinha e tem outras prioridades mais relevantes e importantes.

Foi outro erro, mais do que métrico, quilométrico de Nobre, pois, a esta altura, necessitamos, não, de auxiliares de preparação, mas, exclusivamente, de três, ou, no máximo quatro jogadores que possam chegar e, de imediato, vestir com eficiência a nossa camisa e conduzir-nos às vitórias salvadoras,  na dura lida pela permanência do Palmeiras na elite do futebol brasileiro.

Quem desconhece que a contratação de um preparador de goleiros, via de regra, é um procedimento a ser feito em início ou fim de temporada? 

Só o imaturo e despreparado Nobre! 

Na intertemporada, contratações desse tipo, devem ocorrer, apenas e tão somente em caráter emergencial! Não era o caso do Palmeiras!

Ou, imaginam, Nobre e Dorival, que, como em um passe de mágica, Fábio, Bruno e Deola, da noite para o dia, vão corrigir todos os seus defeitos, sob a tutela de um novo treinador? 

Ledo engano e fugacíssimo sonho de uma noite de verão! É muito amadorismo para o meu gosto! Arre, égua!

Como é que um desconhecido, Oscar Rodriguez, à última hora e da noite para o dia, irá mudar o perfil de três goleiros reservas de nosso elenco, dois deles, consolidados, trintões, e outro, extremamente jovem e imaturo, conquanto extremamente promissor?

Mormente, em uma fase aguda, dificílima, de alquimia invertida, em que, simbolicamente, pode-se dizer que as bolas tocadas por nossos goleiros se transformam, em gols contra o Verdão?" 

Ademais, e, para (quase) fechar o assunto, por que não recorreram a Marcos, ainda umbelicalmente ligado ao clube? Seria muito mais prático, funcional e profissional... 

Só todo mundo sabe da excelência do trabalho (de futebol de primeiro mundo), que, há anos, é realizado e com amplos resultados e sucesso no Palmeiras, visando ao aprimoramento de nossos camisas um. 

Os goleiros atuais, exceção feita a Prass, são bem treinados, porém, do ponto de vista individual, são, individualmente, limitados, muito longe dos expoentes que marcaram a nossa escola, como Oberdan, Leão, Veloso, Marcos e tantos outros!

Nossa escola vem de priscas e longínquas datas, do final da década de 50, quando Valdir Joaquim de Morais, egresso do Renner, extinto time do Rio Grande do Sul, inaugurou um sistema de treinamentos, específico para si, enquanto jogador, revolucionário, à época, que o transformava, não obstante sua baixa estatura, 1,71M, em um dos melhores goleiros de sua geração.

Dez anos depois, ao encerrar a carreira, Valdir emprestou o seu sistema de treinamentos ao Palmeiras, e, alguns anos depois, retornando ao clube, passou a exercer a função, até então inédita e inexistente, de preparador específico de goleiros. 

Estava inaugurada a decantada "Escola de Goleiros do Palmeiras", pioneira no país, colocada por muitos, de forma indevida, como uma síntese, como se o Palmeiras se resumisse a ela ou como se ela resumisse o Palmeiras. Muitas vezes irritei-me por isso, criticando-lhe a mitologia e os exageros.

Daí em diante, o Palmeiras, que já tivera lendas e legendas na posição, não sem razão, passou a ser considerado o maior e melhor clube na formação de goleiros, em saga formidável, imbatível e incomparável, desde esse tempo aos dias de hoje, englobando, até, as nossas múltiplas, infelizes e reiteradas "épocas de chumbo".

Da história à realidade, a contratação de um novo profissional para treinar goleiros no Palmeiras em detrimento de outras prioridades no elenco, é, mais do que um erro, um deboche, ou um acinte, uma ofensa à inteligência da torcida palmeirense!

Conforme frisei, repito, nota-se, claramente, que está havendo, de forma inarticulada e subliminar, mas muito consistente, um "transfert" de culpas e responsabilidades ao elenco, mormente aos goleiros.

Isso fica tipificado, comprovado e ratificado na contratação desse desnecessário preparador, quando a nossa prioridade, na atual circunstância, e na ordem natural das coisas, teria e tem de ser jogador...

A vinda, ora inútil, desse profissional que pode, até, ser ótimo (perguntar não ofende!), tem algo a ver com a dúvida, com a incerteza, com o ceticismo ou, até, com a descrença de Dorival no que respeita a nossa permanência na Série A? 

Estaria o nosso novo treinador já se cercando de sua turma, colimando outra campanha palmeirense pelo acesso em 2.015? 

A exemplo do que ocorreu com Kleina, ainda que o Palmeiras seja rebaixado, garantem, ele, dificilmente, será dispensado!

Estão vendo por que eu frisei, antecipadamente, que Dorival não era o nome mais indicado para dirigir o Palmeiras e que não era portador do perfil mais adequado para tirar o clube de forma rápida e objetiva do pelotão do rebaixamento? 

Dorival fica provado, não é bom nas emergências e só trabalha bem a longo prazo! Que o prazo de que dispõe seja suficiente para que ele recupere o time e para que não nos seja fatal! Este é o meu grande receio!

Não sei se Nobre já se deu conta, mas o técnico que lhe indicaram e que, ele, inocentemente, contratou sem avaliações, averiguações, comparações ou restrições, pode ser metódico, aplicado, honesto, interessado, concentrado, estudioso, trabalhador, e, principalmente muito dedicado e esforçado...

Em compensação (e o que vou dizer é muito ruim para o Palmeiras), além de estar mais para a introspecção, é de pouco entusiasmo, de rara vibração, de mínima expansão e de nenhuma explosão, não ser quando é instado a distribuir as suas broncas! 

Raciocinem comigo:

Fábio, jovem, imaturo, goleiro em formação é tido e havido como o grande responsável pela maioria de nossas derrotas.

E, no entanto, muito mais, Fábio defendeu as bolas impossíveis que chegavam ao nosso gol a toda hora, do que tomou gols fáceis, embora, reconheço, que aqueles que tomou ultrapassaram o limite de razoabilidade e de tolerabilidade.

Fica claro, patente e evidente que, o que ocorreu, em quase todos os jogos em que Dorival esteve à frente da equipe, foi uma avalanche de lances à porta de nosso gol em decorrência dos ataques constantes e intermináveis de  nossos adversários,  verdadeiros motos-contínuos, sobre a nossa defesa.

A pressão foi (era)  tanta e tão contínua que enervou e desequilibrou o nosso jovem e inexperiente goleiro, também emocionalmente, levando-o a falhar mais, e, até de forma infantil em certos lances.

Pensem, agora, ainda mais!

Pressão, por quê? Por quê tomamos pressão?

Simplesmente porque nosso ataque tem revelado completa incapacidade de manter a bola no campo do adversário, a não ser quando contamos com a presença luxuosa, mas nem sempre garantida do chileno Valdívia na equipe, nosso único e solitário craque.

Os nossos meios campistas e laterais, sobrecarregadíssimos,  ficam obrigados a correr o dobro em cada jogo, em razão do bate/volta da bola, em batalhas de atrito cansativas e intermináveis, que podem ser definidas como "perde e ganha"! Invariavelmente, muito mais, perdemos, do que ganhamos.

Não quero, definitivamente, censurar ou demonizar Dorival, em quem, pela rodagem e pela experiência, acredito, (malgrado os seus inúmeros defeitos), possa tirar-nos da abocanhante e escancarada goela da segunda divisão. 

Em contrapartida, tampouco posso elogia-lo, por ter ousado lançar na equipe tantos jogadores interessantes da base, em razão dele, Dorival, ter sido, apenas, óbvio, pois se tratava da única alternativa que lhe restava, em face de tantas contusões, ausências e afastamentos.

Na marra e por absoluta necessidade, pinçou das categorias inferiores, alguns jogadores promissores, entre os quais destaco os laterais João Pedro e Victor Luiz, e, nos dois últimos jogos, o futuroso zagueiro Nathan, já convocado para a Seleção Brasileira Sub-20.

A necessidade está levando o Palmeiras a alterar a sua política de revelação e promoção de jogadores e isso é, entendo assim, verdadeiramente, muito salutar. (AD)
 

ATENÇÃO PRESIDENTE PAULO NOBRE: PARA V.EXA LER E MEDITAR

VOCÊ, PRESIDENTE, ENTROU PELO CANO AO ATENDER A TODAS AS REIVINDICAÇÕES  DE GARECA!

ERRAR É HUMANO, MAS, INSISTIR NO ERRO É BURRICE! NÃO SEJA BURRO, PRESIDENTE, E, NEM JOGUETE NAS MÃOS DE NINGUÉM... NEM DE SEU TÉCNICO!

POR ISSO, NÃO ATENDA, DEFINITIVAMENTE, A TODAS  AS REIVINDICAÇÕES DE DORIVAL, MAS, APENAS, AQUELAS QUE, EFETIVAMENTE, SEJAM RAZOÁVEIS E INTERESSANTES AO TIME E AO CLUBE.

A EXEMPLO DE GARECA, DORIVAL TAMBÉM NÃO É O DONO DA VERDADE E SUA PASSAGEM PELO PALMEIRAS, PELO QUE SE DEPREENDE ATÉ AGORA, DEVE SER EFÊMERA!

VIU E SENTIU A HERANÇA MALDITA QUE GARECA LHE DEIXOU?

 NÃO BASTOU? 

VIU QUE VOCÊ TEVE DE ASSUMIR O PASSIVO DO ARGENTINO, PÉSSIMO INDICADOR DE JOGADORES?

ENTENDA:

TODAS SOLICITAÇÕES DE CONTRATAÇÕES TÊM DE, FORÇOSAMENTE, PRIMEIRO, PASSAR PELO SEU CRIVO. 

DEPOIS, TÊM DE SER ANALISADAS POR PESSOAS DE SUA INTEIRA CONFIANÇA, ATÉ POR EX-JOGADORES, ANTES DE SEREM IMPLEMENTADAS.

O PALMEIRAS -TODO MUNDO VÊ - , NESTE MOMENTO GRAVE PELO QUAL PASSAMOS, TERIA DE TER COMO PRIORIDADE PRIMEIRA, A CONTRATAÇÃO DE BONS JOGADORES, NÃO DE NOVOS BUROCRATAS DA BOLA...

 E, NO ENTANTO, DORIVAL EXIGIU UM DISPENSÁVEL PREPARADOR DE GOLEIROS, SEM CONSIDERAR QUE PRASS ESTÁ VOLTANDO!

 MAIS, MUITO MAIS,  MESMO, DO QUE OS GOLEIROS, OS ATACANTES RESERVAS BERNARDO, LEANDRO E BRUNO CÉSAR, ESTES, SIM, DEVERIAM ESTAR RECEBENDO TRATAMENTO ESPECIAL DA COMISSÃO TÉCNICA. ESTÃO?

TERIAM DE ESTAR TREINANDO, NÃO, APENAS, COLETIVAMENTE, COMO, TAMBÉM, À PARTE, E, DEVERIAM ESTAR SENDO EXIGIDOS EM TREINOS ESPECÍFICOS PARA QUEM PRECISA FAZER GOLS. 

SÃO JOGADORES DE IMENSO POTENCIAL QUE, ATUALMENTE NÃO RENDEM, SEQUER, 40% DO QUE SABEM E PODEM. 

SOBRETUDO BRUNO CÉSAR, QUE TEM TENDÊNCIA À OBESIDADE! 

EM RELAÇÃO ÀS CONTRATAÇÕES, O PALMEIRAS, PREFERENTEMENTE, PRIORITARIAMENTE, DEVERIA ADQUIRIR UM MEIA- ARMADOR CATEGORIZADO. 

TINHA DE SER DAQUELES MEIAS QUE COMAMDAM O TIME EM CAMPO E QUE CHAMAM PARA SI A RESPONSABILIDADE DO JOGO.

DAQUELES QUE CONSEGUEM  CONSAGRAR O ÚLTIMO PASSE, E, CAPACITADO A SUPRIR AS AUSÊNCIAS DE VALDÍVIA, MAS AUMENTANDO O PODER DE FOGO DO TIME QUANDO VALDÍVIA PUDER JOGAR . 

TUDO MELHORA A PARTIR DAÍ E ATÉ OS ATACANTES QUE, HOJE, RENDEM POUCO, PASSARÃO A RENDER MAIS, MUITO MAIS!

ALÉM DESSE MEIA, É NECESSÁRIO, TAMBÉM, UM CENTROAVANTE ARTILHEIRO, COM FARO DE GOL.

É IMPORTANTE E IMPRESCINDÍVEL QUE ELE SEJA UM JOGADOR DE CARACTERÍSTICAS DIFERENTES DAS DE HENRIQUE, PARA POSSÍVEIS MUDANÇAS DE PLANO DE JOGO E OUTRAS ALTERNATIVAS DE ORDEM TÁTICA.

POR ÚLTIMO, ENTENDO, TAMBÉM, COMO NECESSÁRIA, A CONTRATAÇÃO DE MAIS UM ZAGUEIRO DE ÁREA, EM FACE DE TANTOS IMPEDIMENTOS E CONTUSÕES DE NOSSOS BEQUES.

CONSIDERE-SE QUE NOSSO PRINCIPAL ZAGUEIRO, LÚCIO, JÁ É UM VETERANO E, APESAR DE SEUS EMPENHO E SENSO DE RESPONSABILIDADE, VAI FICAR SEM PODER JOGAR MUITAS VEZES EM DECORRÊNCIA DE PROBLEMAS MUSCULARES E OUTROS.  

VITORINO (EU O CONHEÇO DESDE QUE CHEGOU PARA O CRUZEIRO AQUI EM MINAS) É PORTADOR DE LESÕES CRÔNICAS, SERIÍSSIMAS. VAI, SEMPRE,  FAZER UM JOGO E FICAR FORA DE TRÊS OUTROS. 

ESSA CONTRATAÇÃO, SÓ NOS RESTA LAMENTAR, FOI UM TIRO NO PE!

PORTANTO, SENHOR PRESIDENTE, NÃO ACREDITE EM NINGUÉM ISOLADAMENTE, NEM NO TREINADOR . 

PASSE A SE INFORMAR MAIS, SR. PRESIDENTE! (AD)
  
COMENTE COMENTE COMENTE