Observatório Alviverde

20/03/2019

PALMEIRAS 1 X 0 PONTE PRETA. VERDÃO VENCE O TIME CAMPNEIRO ESCALANDO O SEU TIME NÚMERO TRÊS !!!



O arremedo de time que o Palmeiras colocou em campo ontem contra a Ponte em um jogo repleto de erros, acabou dando certo.

Um golzinho magro, assinalado por Raphael Veiga, quase que ao apagar das luzes do segundo tempo definiu o resultado positivo para o Verdão embora pelo placar mínimo.

A obtenção dos três pontos pelo Palmeiras, adstritos à derrota do (como vinha dizendo a mídia) Barcelona Brasileiro, quero dizer, do Santos, que caiu de quatro em Ribeirão Preto, catapultaram o Verdão à condição de time da segunda melhor campanha deste Paulistinha Preparatório/19 com um total de 25 pontos e só superado pelo Red Bull com 27.

O resultado e a decorrente pontuação obtida garantem ao Palmeiras a condição de enfrentar o Novorizontino na primeira rodada das semifinais em Novo Horizonte e fazer o jogo decisivo no Allianz Parque.

Ontem a mídia anunciava que haveria uma reunião na séde da FPF às 11 horas desta quinta-feira, 21/03, mas ao final da rodada, o site da Rede Globo que monopoliza as transmissões televisivas divulgou esta tabela: 

Domingo, 24 de março:
Em Novo Horizonte -------------Palmeiras  x Novorizontino
Em Santos -------------------------Santos FC x Red Bull
Em Araraquara------------------Ferroviária x Curica
Em São Paulo---------------------São Paulo x Ituano

Quarta Feira, 27 de março:
Em São Paulo--------------------Palmeiras x Novorizontino
Em Campinas--------------------Red Bull   x Santos
Em São Paulo--------------------Corinthians x Ferroviária
Em Itu-----------------------------Ituano x São Paulo

Como estão previstos dois jogos para sábado e dois para domingo, quem jogar no sábado, 23/03 faz o segundo jogo na segunda-feira 26/03 e quem fizer o primeiro jogo no domingo, 24/03 entra em campo na quarta-feira, dia 27/03. Tudo será resolvido daqui a pouco na sede da FPF.

Hoje prefiro não fazer uma análise mais prolongada e nem falar a respeito de um time que a gente sabe que não vai jogar.

E se o jogo de ontem serviu, do ponto de vista técnico, para muito pouca coisa ao menos foi útil para demonstrar cabalmente que Felipão está coberto de razão ao não prestigiar a base. 

Nenhum dos jovens jogadores escalados, conquanto não comprometessem, mostrou condições efetivas de titularidade ou sequer esteve perto disso, embora seja honesto ressaltar que Lucas Esteves que entrou e correu quatro minutos sem sequer tocar na bola não se pode afirmar,  efetivamente,  que tenha sido testado. Ficou para outra oportunidade!

Em relação aos mais experientes só não jogaram bem Carlos Eduardo que saiu precocemente aos 36 do 1º tempo e o sempre apático e desinteressado Lucas Lima que continua não sendo nem sombra do excelente jogador que fora com a camisa do Santos.

DADOS TÉCNICOS E NOTAS AOS PALMEIRENSES.


FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS 1 x 0 PONTE PRETA

Estádio: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
 
Público 23.019 Renda: R$ 1.245.283,05
Árbitro: Márcio Henrique de Gois (SP) 
Foi bem em um jogo fácil mas coloca-se mal e atrapalha o jogo. NOTA 7. 
Assistentes: Eduardo Vequi Marciano (SP) e Risser Iarussi Corrêa (SP) NOTA 7.
Cartões Amarelos
Jean e Felipe Pires (PAL); 
Nathan e Diego Renan (PON)
 
Gol: 
Raphael Veiga (1-0, 35'/2ºT)para o Palmeiras.
Escalações:   
PONTE PRETA: Ivan, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Reginaldo e Diego Renan; Nathan (Vinicius, 44'/2ºT), Gerson Magrão e Tiago Real (Igor Henrique, 27'/2ºT); Matheus Oliveira (Juninho, 34'/2ºT), Júlio César e Thalles. Técnico: Jorginho


PALMEIRAS: 
Fernando Prass - Não teve trabalho NOTA 7
Marcos Rocha - O mais exigido da defesa, Saiu-se bem. NOTA 7.
Edu Dracena - Liderou a defesa e, como sempre, esteve bem. NOTA 7.
Vitão - Muito verde. Seu mérito foi aquele de fazer só o que sabe e pode. NOTA 6.
Diego Barbosa - Lutador, esforçado e sério. mostrou que pode ser titular. NOTA 6,5.
Jean - Bom no desarme, óbvio no passe, mas, como sempre um leão em campo. NOTA 6.
Thiago Santos - Curinga, bom na marcação e fraco na entrega de bola. NOTA 6.
Felipe Pires - Sumido no 1º tempo foi muito bem na segunda etapa. NOTA 6,5
Lucas Lima - Perdeu um gol logo de cara e depois se escondeu. NOTA 4.
(Esteves, 43'/2ºT) - Sequer tocou na bola. SEM NOTA.
Carlos Eduardo  - Apenas esforçado. Jogou 35 m e saiu contundido. NOTA 6.
(Léo Passos, 36'/1ºT) - Teria sido o nervosismo que o impediu de jogar? NOTA 5.

A PERSONAGEM DO JOGO:
Zé Rafael - Pelo bom futebol apresentado no 1º tempo por alguns lances e dribles desconcertantes, pelos bons cruzamentos, pela personalidade em campo, NOTA 7,5.
O CRAQUE DO JOGO:
Raphael Veiga - Entrou aos 25'/2ºT com enorme disposição, muitos dribles e lançamentos, ajudou o Palmeiras a retomar o domínio do meio de campo. Fez o gol decisivo. NOTA 8. 
TÉCNICO 
Luiz Felipe Scolari
Jogou com o regulamento nas mãos e a escalação do modestíssimo time de ontem serviu não apenas para preservar fisicamente os jogadores, mas contribuiu para que todos os que estivessem com dois cartões  não corressem o risco de levar o terceiro cartão e ser suspensos na fase mais importante do Paulistinha.
Pelo regulamento, se não recebessem outro cartão os jogadores que tivessem duas punições por cartão seriam anistiados.
Dessa forma, foram zerados os cartões de Mayke, Luan, Diogo Barbosa, Felipe Melo, Thiago Santos, Moisés e Borja que estão livres para as rodadas finais do campeonato que passarei a chamar de  Paulistão caso o Palmeiras o conquiste.
Ontem o Verdão jogou sem Weverton, Mayke, Antonio Carlos, Gustavo Gomes e Vitor Luís.
Felipe Melo, Moisés, Ricardo Goulart e Dudu. Scarpa e Deyverson, isto é, o time principal completo mais Borja, Bruno Henrique e até o contundido Luan.
Quem coloca em campo um time limitado como Felipão colocou ontem e consegue vencer um dos melhores times do certame, independentemente de qualquer outro aspecto tem de ter seu trabalho destacado e receber, no mínimo, uma NOTA 9.

COMENTE COMENTE COMENTE

PALMEIRAS X PONTE SERÁ MOSTRADO PELA GLOBO EM TV ABERTA!



Hoje é dia de jogo do time reserva do Palmeiras contra a Ponte. Por isto, antes de falar sobre o jogo propriamente dito, quero dizer que:

PRIMEIRO:
Na eventualidade que se vive, 

"apoio, integralmente, a escalação do time número dois no Palmeiras x Ponte desta noite.
Trata-se de um jogo de pouco ou menor valor, oportuníssimo para preservação dos melhores jogadores visando aos importantíssimos jogos da Libertadores nas próximas semanas".

A inesperada contusão de Deyverson e as suas consequências foram fatores que me  induziram a pensar assim, ainda que eu que seja um partidário ferrenho do uso constante do time principal.

O Palmeiras x Ponte em si não terá nenhum efeito prático para a já eliminada Macaca, senão aquele "do gosto, do prazer e da alegria" de derrotar o "melhor time do Brasil" em sua própria casa. 

O perigo desse tipo de confronto, que não envolve excesso de responsabilidade, é o time da Ponte, a soldo ou mando dos imundos de sempre, "abrir a mala ferramental" e machucar  peças-chaves do Palmeiras às vésperas dos jogos decisivos da classificação na Libertadores/19. 

SEGUNDO:
Preocupa-me, muitíssimo a eventual contratação de Pato -a peso de ouro- (dizem que a negociação está em um estágio muito avançado) pelo fato desse jogador, potencialmente acima da média, ter se tornado uma celebridade.

Quem desconhece que Pato, apesar da vivência e do auge de seus 29 anos de idade, anda, hoje em dia, muito mais preocupado em destacar-se nas páginas sociais do que, propriamente, nas páginas esportivas?

É por isto que havemos, todos nós e Felipão e a diretoria do Palmeiras, de convir que a contratação desse atleta é perigosa e se apresenta e antecipa como uma contratação de risco!

Se houvesse a garantia de que Pato dedicar-se-ia de corpo e alma ao Palmeiras concentrando-se mais na carreira do que propriamente nas "Gossip(s) Column(s)" e, aí sim, o Palmeiras estaria contratando um centro-avante que, em forma e motivado, não ficaria tão longe de Ronaldo, Fred, Romário, Reinaldo e de tantos outros "reis da área" de todos os tempos.

O problema, no entanto, está em saber se Pato está deixando a China para reciclar-se  e readaptar-se ao futebol brasileiro ou se para poder estar mais perto da filha de Senior Abravanel, com quem mantém relações de namoro e envolvimento amoroso. Senior Abravanel para os poucos que não sabem de quem se trata é, nada mais nada menos do que Silvio Santos. Tá mal de relacionamento o Pato, não?

Coincidentemente encontrei-me, ontem, com um paranaense dono de restaurante, grande palmeirense e conterrâneo de Alexandre Rodrigues da Silva, nome completo do jogador.

Ele me disse que conheceu a família do jogador em Pato Branco e o próprio Pato em tenra infância, garantindo-me que o clube de coração de Alexandre não é outro senão a S.E. Palmeiras. Que tal esta informação? Muda alguma coisa para você, palmeirense?

TERCEIRO:

Àqueles que cegamente fazem de certos jogadores um ídolo eterno, venerando-os e colocando-os na condição de semideuses quero informar o seguinte:

o Palmeiras  finalizou uma ação de Edmundo contra o clube, que corria -há dez anos- na 35ª Vara do Trabalho de São Paulo, do Tribunal Regional do Trabalho da Segunda Região (TRT-2) desde 2009. 

O Verdão procrastinou o quanto pôde e como pôde esse processo que rolou por dez anos com discussões judiciais constantes até entrar em acordo com o ex-jogador para quitar "a dívida trabalhista" orçada R$ 1.018.711,41. O pagamento será efetuado em dez parcelas. 

Independentemente da razão ou não de Edmundo no caso em epígrafe, o fato é que raramente existe rompimento contratual no futebol que não desemboque em uma ação trabalhista final (pelo menos era assim há uns dois anos) desses verdadeiros ídolos de pés de barro que ainda que pagos em milhões, vão à justiça também, à cata de tostões.

Edmundo, creiam, não é palmeirense e não está nem aí para o Palmeiras. Ele gosta mesmo é do Vasco, seu time de infância e não o condeno por isso. Apenas ressalvo que esse suposto carinho que -dizem- ele tem pelo verdão não passa de pura conveniência. 

Tivesse ele todo esse amor que garante ter pelo Verdão e jamais teria vestido a camiseta curicana. E, no entanto, a vestiu, tanto e quanto vestiu as camisas do Cruzeiro, Vasco, do Flamengo, do Fluminense.  

No Rio de Janeiro só não vestiu a camisa do Botafogo porque o time da estrela solitária nunca teve dinheiro e na "Paulicéia desvairada", só não jogou nos Bambis porque nunca foi convidado.

Quero deixar claro que nada tenho contra Edmundo atacante categorizado, muito acima da média, de quase 800 gols e que tanto me encantou com a excelência e a qualidade de seu futebol, mas, do ponto de vista humano, jamais me empolgou. Sua conturbada vida extracampo fala por si mesma!

Sua saída do Palmeiras, já em franca decadência, na última passagem que teve pelo clube encostando em Palaia, aliando-se ao diretor de futebol à Mancha e tramando contra Tite que o queria, por sua veteranice, fora do time e no banco de reservas, foi um dos fatores que levaram o Curica ao título mundial.

Lembram-se de Tite (que disse que não sairia pelos fundos para fugir da exagerada, impaciente, belicosa e irascível Mancha) sendo  recebido no aeroporto de Guarulhos após um jogo em Recife com "ovadas e tomatadas"  quando o time melhorava a olhos vistos (sem Edmundo) e começava a se ajeitar e a se ajustar?

Isso, lembro-me bem, pressupunha a saída de Edmundo que, em decorrência de uma vaidade que não cabia-lhe no corpo, rejeitou terminantemente o banco, fez de tudo para derrubar Tite e logrou êxito em seu desiderato.

Edmundo, lembro-me bem, deu entrevistas com recados subliminares ao treinador e à torcida  no que foi apoiado por Palaia outro dirigente tão vaidoso ou mais do que Edmundo, ambos os grandes artífices daquela injustíssima demissão.

Hoje muitos palmeirenses se incomodam com o "corintianismo" de Tite, mas, como se conclui, ele teve motivos de sobra para assumir o novo time, ele, que tinha uma grande simpatia pelo Palmeiras e se dedicava de corpo e alma ao clube, haja vista a sua ascendência italiana. Edmundo e Palaia colocaram tudo a perder!

Mas isso que eu disse os "Edmundolátras" se esquecem, na ânsia louca e incontida por adorar e incensar ex jogadores.  

Para encerrar uma pergunta: Edilson e Rincon também não eram ídolos? 

SOBRE PALMEIRAS X PONTE

Com uma vitória a mais (6 x 5), primeiro critério de desempate em relação ao Novorizontino, mais um saldo de seis gols a mais (7 x 1),  só uma hecatombe de indizíveis proporções tira o primeiro lugar do Palmeiras no Grupo B do Paulistinha de Preparação. É jacu no embornal!

Em razão disso, o Verdão vai se apresentar representado por seu tine número dois.

O jogo será no Allianz com cobertura regional da Globo, TV aberta às 21,30 H.
Apita Márcio Henrique de Góis com Eduardo Vechi e Risser Correia.

PROVÁVEL PONTE PRETA

Ivan, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Reginaldo e Diego Renan; 
Nathan, Gerson Magrão e Tiago Real. 
Matheus Oliveira, Júlio César e Thalles.  
Técnico: Jorginho 

POSSÍVEL PALMEIRAS:
Jailson; Marcos Rocha, Edu Dracena, Vitão (Thiago Santos) e Victor Luis; 
Jean, Bruno Henrique, Lucas Lima e Zé Rafael; 
Felipe Pires e Borja.  
Técnico: Luiz Felipe Scolari

AUSÊNCIAS FORÇADAS NO VERDÃO:
Weverton (convocado Seleção Brasileira), Luan (em recuperação), Gustavo Gómez (convocado para a Seleção Paraguaia), Antônio Carlos (suspenso) e Deyverson (contundido).

JOGADORES PENDURADOS (DOIS CARTÕES):
Mayke, Luan, Diogo Barbosa, Felipe Melo, Thiago Santos, Moisés e Borja.

PALMEIRAS X PONTE SERÁ MOSTRADO PELA GLOBO EM TV ABERTA! 

SE O NARRADOR FOR CLEBER MACHADO (CERTAMENTE SERÁ), DAS DUAS, UMA: 

1) TENTAREI ENCONTRAR OUTRA TRANSMISSÃO 
2) OU, OUTRA VEZ, MAIS UMA VEZ, ASSISTIREI AO JOGO SEM AUDIO! (AD)

COMENTE COMENTE COMENTE