Observatório Alviverde

03/05/2010

FINALMENTE VAMOS VER O PALMEIRAS SEM DIEGO!

Eu não sei se a contusão de Diego é real ou não.

Prefiro, apenas, imaginar que foi conveniente para o técnico e para o próprio jogador.

Diego não joga porque, além de estar mal, perdeu, completamente, o foco e o ambiente no clube.

Entretanto, não é uma unanimidade negativa e nem poderia sê-lo.

Com a sua ausência confirmada em Goiânia, antecipamos o final da mini-enquete deste blog.

Ela dá uma idéia do pensamento dominante em nossa torcida, através do micro universo auditado. Deu exatamente como eu pensava e na proporção que imaginava.

Assim, apenas 12% de nossos torcedores querem Diego completamente fora do Palmeiras.

28% não o querem como titular, muito mais em decorrência da fase do que de outro aspecto.

28% o aceitariam como titular, desde que ele melhorasse de rendimento.

32%, isto é, a maioria de nossa torcida, independentemente de qualquer coisa, desejam a continuidade de Diego como titular do Palmeiras.

A soma entre os que querem Diego e os que aceitam Diego, 60%, mostra que a maior parte da torcida palmeirense ainda respeita Diego e ainda o deseja na equipe titular.

De minha parte, não vou me estabelecer sobre o muro. Afirmo que Diego tem muitas qualidades e que bem aproveitado taticamente, pode brigar por uma posição no time titular, principalmente se atuar como um volante que parte de trás.

Vejam que eu disse brigar por uma posição e não ser o dono absoluto da posição como vem ocorrendo até agora, independemente dele jogar bem ou mal. Nenhum jogador pode estar acima de jogar bem ou mal e continuar, indefinidamente, como titular.

Futebol não é ontem e nem amanhã. Futebol é hoje.

Voce pode e deve projetar sempre algo para o futuro, mas não conte o futuro como absolutamente certo. Você não pode ser uma preocupada formiga e nem uma desavisada cigarra, mas tem de estabelecer um meio termo.

O momento de Diego é muito ruim, negativo mesmo, e só existe algo capaz de recuperá-lo: a ausência dos gramados.

Forçada ou imposta, essa ausência é um santo remédio para situações como essa de Diego Souza. pois vai fazê-lo pensar, refletir e a se reciclar.
*****

Terminando a postagem eu não entendi a atitude anti-profissional de Lincoln que deu uma entrevista à Rádio Globo e muniu a imprensa com aquilo o que ela mais gosta: assuntos para criticar o Palmeiras.

Às vésperas de um jogo tão importante como esse de Goiânia, Lincoln veio a público afirmar que a diretoria não pagou o direito de imagem do mês passado e que também ainda não pagou-lhe o dinheiro que emprestou ao clube para conseguir a sua liberação junto ao Galatasaray.

Sei que são justas as reivindicações do jogador, mas fazê-las em público e a esta altura da Copa do Brasil, revelam que Lincoln, tido e havido por muitos como um diferencial de classe, não passa de um "boleirão" amador, sem visão ou "feeling" para compreender a gravidade do momento por que passa o clube que (segundo ele voltou a ressaltar), "escolheu" para defender.

Mas tudo isso passa também pela fraqueza e pela falsa de pulso com que é dirigido o futebol do Palmeiras, ainda muito distante daquilo que representa o sonho da maioria da torcida, o profissionalismo.


DEIXE O SEU COMENTÁRIO SOBRE QUALQUER ASSUNTO, INDEPENDENTEMENTE DO QUE LEU NA POSTAGEM.