Observatório Alviverde

03/02/2023

REDE GLOBO TELEVISÃO PRA OTÁRIO E PRA BOBO!

Ávido por notícias do Palmeiras, sintonizei, ontem, o Sportv, braço esportivo da TV Globo.

Imaginava que daria amplo destaque ao jogo do Palmeiras em Mirassol e que abordaria, com profundidade, o clássico Palmeiras e Santos de amanhã pelo Campeonato Paulista e o maior jogo do país neste fim de semana..

Triste constatação! A TV Globo, emissora que se arvora em paradigma nacional, quando, na verdade, é uma emissora da ralé, parcial, desmoralizada e desclassificada, abordou os assuntos do melhor time do país, apenas "en passant"!

Quando digo que a Rede Globo é um veículo e comunicação desprovido de coerência, equilíbrio, sensatez e, menos ainda, de outros quesitos básicos do jornalismo, como respeito e isonomia de tratamento a todos os clubes e, acima de tudo,  imparcialidade, não exagero.

Nem estou me referindo às conhecidas transmissões "dirigidas" ou ao fato de não existirem ex-jogadores e ídolos do Palmeiras entre os narradores e comentaristas globais.

Meus amigos, há tanta coisa para escrever sobre esse assunto que preencheria, completamente, este espaço.

Quem, em sã consciência, não percebe que a maior parte dos locutores da Globo deixam transparecer nas narrações toda a aversão e ódio que nutrem pelo Palmeiras?

E, com raríssimas exceções, os comentários que deveriam ser técnicos, parecem verdadeiros libelos contra o Verdão quem não os percebe?

Quem não constata que os Riccis e os Oliveiras globais da arbitragem se escondem e se omitem para nunca dar razão ao Verdão nos lances decisivos dos jogos, com o fito de macular-lhe as conquistas? 

Como esquecer o que ocorreu 4ª feira passada em Mirassol, quando antes do lance que originou o pênalti para a equipe a casa, o atacante interiorano fez falta clara e indiscutível sobre Zé Rafael ? 

Voltando ao que buscava, isto é, um programa esportivo noticioso, não opinativo, lembrei-me que o Brasil inteiro assistiu sem nada poder falar e nem fazer, um verdadeiro "massacre apache" contra Jair Bolsonaro, candidato que não servia aos verdadeiros propósitos dos globais quer no campo ideológico, como, principalmente, no financeiro.

Não, não estou atacando ou defendendo Bolsonaro, mas apenas registrando o anti-profissionalismo global, que repetiu-se ontem à noite no segmento esportivo, quando o avião que conduziria a delegação flamenguista ao Marrocos, foi focado pelas câmeras globais por mais de uma hora antes da decolagem. 

Por acaso valia a pena essa notícia ser focada, sustentada e comentada por tanto tempo assim? E, se valia e vale, por que esse tipo de atitude só é tomada quando o Flamengo viaja?

Pois no futebol eles agem usando os mesmos parâmetros que usam na política, a fim de levar os times pelos quais optaram para torcer, procurando ajudar a encaminhá-los aos títulos.

Dessa forma, estão sempre contra times como o Palmeiras, que têm o poder de barrar-lhes os interesses e pretensões, tanto na coonestação das interpretações dos juízes em campo pró apaniguados ou nas formas através das quais interpretam e usam as notícias para desmanchar a boa imagem desses times.

Há sempre generosos espaços com tempo ilimitado na grade de programação global, quando se trata dos chamados "times de massa", Flamengo e Corinthians, em detrimento de quase todos os demais, exceção deita a São Paulo, Santos, Cruzeiro e Flu, times de copa e cozinha das Organizações Globo.

Aliás, vocês já notaram que todas as emissoras de televisão, nos dias de hoje, não têm nenhuma fórmula de programa que não seja aquela de colocar dois ou três estagiários com um ou dois jogadores de futebol e um solitário jornalista e fazem programas opinativos em vez de programas informativos?

Sabem por quê?

Porque os programas informativos, embora um milhão de vezes melhores, demandam gastos e tempo para serem colocados no ar, ao passo que os programas opinativos só a previsão de três ou quatro falastrões, ainda que seja para só para que falem bobagens.

Apesar de minha idade provecta, tenho consciência de que as redes sociais modificaram o mundo e a forma de ver a vida pelas novas gerações, mas os meios de comunicação não se atualizam, preferindo fazer exatamente o que fazem os sites e blogs particulares (o nosso inclusive) de, muito mais, comentar.

Ontem, foi o fim-da-picada: Em vez de notícias palmeirenses ou de outros clubes, a Globo preferia abordar assuntos atinentes, exclusivamente ao CR Flamengo, que embarcava com destino ao Marrocos, a fim de disputar mais um mundial de clubes. Foi um porre!

Quero deixar claro que reconheço a importância do Flamengo e do torneio que vai disputar, mormente em sua nova formulação.  Mas esse fato não pode ser tomado como exclusivo, considerado-se que há muito mais gente esperando as notícias dos outros clubes do que as notícias de um FLA que viaja.

Eu também queria saber das notícias do Flamengo, tanto e quanto as do Verdão, do Santos, Corinthians, Vasco, Flu, São Paulo, Galo, Cruzeiro e, enfim, dos demais clubes da Série A.

Só que fui obrigado a ter de engolir quase duas horas de conversa mole e blá-blá-blá, com a imagem de um avião na cabeceira da pista do aeroporto do Galeão que nunca decolava, servindo como pano de fundo. 

Se me permitem, eu lhes pergunto: Isso é o que dizem sobre "saber fazer TV"? 

Ou se trata da resposta muito clara aqueles que continuam achando, infantilmente, que a Rede Globo não tem o seu clube de preferência?

COMENTE COMENTE COMENTE