Observatório Alviverde

11/10/2009

ESTÁ PINTANDO O CAMPEÃO DO BRASILEIRÃO 2009

Não, eu não vou dizer, a esta altura que "já somos campeões". Em primeiro lugar porque, "ipso facto" não somos e, depois, porque esses vaticínios, ditados por rompantes de entusiasmo terminam, às vezes, em amaríssimas decepções. Contudo, se não posso afirmar que "somos campeões", posso, sim, proclamar que está pintando o novo campeão brasileiro. E se o Palmeiras, por ventura, impuser um revés amanhã ao "timbu coroado" no Recife, eu não terei dúvidas em dizer que, de fato, pintou o campeão.
Na verdade, uma vitória em Recife faz com que o Palmeiras dispare na pontuação, estabelecendo uma larga diferença de oito pontos sobre o SPFW, o segundo colocado e de nove sobre o Inter, o terceiro. Com o Atlético Mineiro eu só vou me preocupar se ele conseguir vencer o Cruzeiro.
Dessa forma, só seríamos alcançados mediante três derrotas nossas consecutivas e três vitórias consecutivas de nossos dois adversários. Ainda que essa remota possibilidade se materializasse, estaríamos juntos com os dois rivais na ponta da tabela para a disputa final, jogo a jogo, ainda a seis rodadas do fecho do campeonato. Destaque-se que Inter e São Paulo não se enfrentaram neste segundo turno e um comerá o outro, se não morrerem abraçados. Teoricamente a nossa planilha de jogos é mais fácil do que a dos dois adversários mais próximos. Ademais, se até aqui só perdemos em quatro oportunidades, tudo leva a crer que que não será agora, em que tudo conspira a nosso favor, mormente a tabela, que vamos fraquejar. Porém é imprescindível que vençamos o Náutico. Para que coloquemos a mão na taça, a vitória deve ser o objetivo único do Verdão, nesse jogo em que vivenciamos tantos desfalques e ausências, sobretudo a do grande craque do campeonato, Diego Souza. Mas se os bambis venceram o Náutico jogando com nove, por que não venceremos jogando com onze?
Se derrotarmos o Náutico eu vou proclamar em altos brados: Pintou o Campeão! E você?
DEIXE UM COMENTÁRIO