Observatório Alviverde

16/01/2013

A CONTRATAÇÃO DE RIQUELME SOB UM OUTRO PRISMA!


O noticiário garante que César Sampaio estará,  hoje em Buenos Aires.

Tentará, pessoalmente, acertar a vinda de Riquelme!



A contratação do gringo, inxplicavelmente, tornou-se uma obsessão para Tirone e para a maior parte da torcida!

Tirone está deixando melancolicamente a presidência e, quem sabe, deseja sair ostentando imagem menos negativa, o que imagina conseguir - só ele - se contratar o gringo.

A torcida, como sempre, fica embevecida, extasiada, encantada, fascinada, com a possibilidade de o Palmeiras contratar uma celebridade, ainda que conheça muito pouco sobre ela.

Mas, valeria a pena o Palmeiras gastar - digo gastar porque neste caso não é investir - tanto dinheiro em um único jogador?

Somando-se o que será pago a Riquelme, com o que já se paga a Valdívia, Luan, Wesley e a Barcos, não estaria o Palmeiras estourando, completamente, o seu orçamento?

Não estaría incorrendo no mesmo erro de quando investiu pesado em Felipão e sua milionária troupe, ficando sem grana para efetivar contratações mais importantes e interessantes?

Quero deixar claro que nada tenho contra os grandes salários, posto que o Palmeiras é um dos maiores clubes do planeta e se quiser ser grande, continuar grande, pode e deve dar-se a essa política, muito longe de ser um luxo.

Ocorre, porém, que o nosso dinheiro é finito, medido e temos de correr sobre o fio da navalha se aplicarmos a política do gasto desmedido.

Outro dia o comentarista Plumitivo, habitué de nosso espaço, falava da hipótese de ser Riquelme uma importante ferramenta de mídia, independentemente de seus avultados custos o que,  pensando bem, em parte, seria viável.

Não sou totalmente infenso à idéia da contratação de Riquelme ou de qualquer sucedâneo tupiniquim que fosse suficientemente capacitado a cumprir esse importante papel.

O atleta nacional ideal para qualquer aventura de marketing seria Ronaldinho Gaúcho, mas as velhas limitações financeiras palmeirenses - intermináaaaaaaaaaveis - não conseguiram, sequer, superar a discutível força econômica do endividadíssmo Atlético Mineiro.

Deixo claro.

Por questão pessoal de filosofia eu não contrataria, simplesmente por contratar, nem Riquelme ou qualquer outro gringo, nas condições de idade e de motivação em que se encontra o argentino.

Estrela de primeira grandeza do futebol platino, milionário, realizado, prestes a se aposentar, talvez já sem maiores ambições e objetivos em seu final de carreira, Riquelme em minha opinião, é, hoje, uma aposta milionária, perigosa.

Sua terminante recusa em atuar pelo Boca, seu time de coração, onde é ídolo, mesmo recebendo um apelo direto de seu ex-treinador e paternal amigo Carlos Bianchi, mostrou, porém, uma faceta positiva que me faz ter simpatia pela causa de sua aquisição.

Vejam bem que  eu disse simpatia, o que não significa aprovação total.

Segundo parte da imprensa portenha, Riquelme ficou revoltado com muitos jogadores do Boca que, em razão de salários atrasados, teriam vendido a final da Libertadores para o CU-ríntia entregando passivamente o jogo. 

Para voltar ele teria exigido a demissão sumária de todos os vendilhões do título!

Se, efetivamente, for essa a causa do armador não ter retornado ao Boca, além de estar coberto de razão, Riquelme evidencia que é um cidadão de caráter, honesto e digno, mostrando ética e respeito pela profissão que abraçou.

Nessas condições, desde que Riquelme seja sustentado por um esquema que preveja um conjunto de estratégias publicitárias e marqueteiras, adstritas a uma filosofia de divulgação do clube através de sua imagem, dá pra começar a pensar que pode se transformar em um grande negócio.

Isto, porém, se o Palmeiras partir para renovação total do time de futebol através da nossa - ao contrário do que disse o apedêuta Felipão - riquíssima base.

Nesta hipótese, terei pouco a contestar se o gringo vier a ser contratado, embora duvide que ele ainda possa render, sequer, 80% do que rendia em futebol de alto nível.

Mas se for aproveitado como um jogador pensante em um time radicalmente jovem, tem condições de produzir a contento.

Nessa hipótese, o time do Palmeiras, noves fora a sua espinha dorsal, teria, em maioria, a garotada da base, sem prejuizo na renovação da filosofia de oxigenação do clube e da política de valorização da prata da cass, na qual estamos defasados e atrasados há mais de meio século.

É preciso, também, que Riquelme assine um contrato que pressuponha produtividade e que garanta ao clube a presença do atleta no time em um percentual de jogos que chegue aos 80%.

SOB ESTE NOVO VIÉS, VOCÊ APROVA A CONTRATAÇÃO DE RIQUELME?

COMENTE COMENTE COMENTE


TV GLOBO

EU NÃO VOU COMPRAR O PACOTE DO BRASILEIRÃO SÉRIE B?

E VOCÊ?

 
  

NÃO AJUDE QUEM AJUDOU A REBAIXAR O PALMEIRAS!!!