Observatório Alviverde

27/09/2012

COMO SÃO PARVOS E VARZEANOS OS DIRIGENTES DO PALMEIRAS!

  
É de lascar!

Como não sabem nada de bola Tirone, Frizzo & Cia.

A cada dia que passa, mais e mais vou tomando consciência da incapacidade completa dessa gente.

Verdade seja dita, não têm capacidade para gerir, sequer, um time que dispute o "Desafio ao Galo", com todo respeito e consideração aos clubes amadores que disputam essa tradicional e importante competição paulistana.

Meus amigos, falar na contratação do goleiro Dida a esta hora, de forma inoportuna e intempestiva, mais do que um tiro no pé,  é um "tiro no côco"(créditos para o ex-presidente Figueiredo)!
 @@

Confesso-lhes que eu, mais do que ninguém, apreciaria, imensamente, ver Dida vestindo a nossa camisa.


Considero Dida o melhor goleiro que vi jogar em meus quarenta e tantos anos de militância na crônica esportiva, eu que vi em ação tantos goleiros, de Gilmar, Castilho, Laércio, Poy, Veludo, Valdir, Manga, da longínqua década de 50 aos dias de hoje.

Assim que Dida foi anunciado como goleiro da Lusa eu disse ao meu irmão taxativamente: "este ano a lusa não vai cair porque contratou o melhor goleiro (ainda) do futebol brasileiro".

Mesmo em se tratando de um veterano e  muito ruim - pior até do que Marcos- para jogar com os pés, entendo que Dida seria uma supercontratação. 


Anotem: ele vale por uma defesa  completa!

A chegada desse extraordinário goleiro, dedicado, disciplinado, interessado, um líder positivo,  resolveria, de uma vez por todas, o problema crônico de nosso gol.

Esse problema, aliás, foi gerado pela ganância,  estupidez e pela falta de visão de nossos dirigentes ao negociar o único goleiro de qualidade produzido ultimamente pela nossa "escola", antes da aposentadoria de Marcos,  Diego Cavalieri.

Outro aspecto positivo da contratação de Dida seria o de desmistificar, enfim, a tal "escola" que a imprensa tanto elogia porque sabe que é inútil e nociva para o Palmeiras.


O apoiamento, o único que a mídia nos proporciona, tem finalidade maquiavélica, a de que o Palmeiras se restrinja a recorrer aos goleiros que forme, ainda que não estejam à altura das necessidades do clube.  

Interessante que leio em blogs e sites a opinião de alguns estúpidos que torcem pelo Palmeiras - também temos muitos desse naipe - que acham ruim e se revoltam quando o Palmeiras anuncia que se interessa em contratar um goleiro. 

Lembram-se de quando Felipão falou em contratar Luiz, do São Caetano? 

Viram a reação negativa e o escarcéu de boa parte da torcida quando anunciaram a possível contratação de Júlio César junto à Inter de Milão ?

É burrice demais dessa gente que imagina que a partir do momento em que o Palmeiras contratar um goleiro de fora,  vai se apequenar e que a tal "escola", que só existe na imaginação de sonhadores, vai acabar.


Por falar em "escola de goleiros"  nem o professor Pracidelli se salvou quando da mudança da comissão técnica, dias atrás.

Que po... de escola é essa que dispensa o principal professor?
@@

Somos, por tradição - infelizmente - um time que joga privilegiando a defesa e sempre econômico em marcação de gols.


Essa tradição vem desde a formação de nossa segunda academia  de Dudu e Ademir da Guia, uma equipe que tinha como pontos mais fortes a marcação, a posse de bola e o toque de bola consciente e envolvente, como nenhuma outra em toda a história do futebol brasileiro.

Entretanto, era uma equipe extremamente defensivista, que ganhava a maioria das partidas por 1 x 0.

As nossas melhores equipes foram, sem qualquer dúvida,  aquelas ofensivas que jogavam para a frente, iam para dentro dos adversários e tinham sede de gols.

Exemplifico com a primeira academia de Valdir, Djalma Santos, Djalma Dias, Zequinha, Julinho, Vava e, depois, com Ademar Pantera, Gildo, Servílio, Dudu, Ademir da Guia, Luiz Pereira e tantos outros.

Nessa época o Palmeiras fazia o que o CU-ríntia aprendeu conosco e faz hoje, seguidamente, reiteradamente, isto é, contratar todos os bons atacantes que aparecem no mercado em equipes de menor expressão.

Depois tivemos os excepcionais times que Luxa formou, inicialmente na era Parmalat com  Edmundo, Evair Roberto Carlos, César Sampaio, Edilson, Zinho e outros jogadores espetaculares...
Depois disso, outro timaço em 96, quando o Palmeiras, arrasador,  marcou 102 gols em 30 jogos disputados pelo Paulistão.

Na ocasião, foi campeão fácil com 83 pontos ganhos em 90 possíveis, com um índice de aproveitamento de 92,2% dos pontos disputados. 

Esta marca jamais foi alcançada por qualquer outra equipe, na competição regional dos paulistas, até os dias de hoje. 

É assim que queremos ver o nosso time, impondo o seu jogo, a sua tradição e partindo pra cima, demolidor, avassalador... 

Sob Scolari conseguimos títulos com sofreguidão, vertendo sangue, suor, lágrimas, adrenalina e muita taquicardia, com times que, conquanto fossem campeões, jamais entusiasmaram nossa torcida.

O pior disso é que se criou a imagem irreal de que os títulos somente são conseguidos mediante o jogo defensivo.
@@

Bem, depois de tantas digressões e mesmo gostando muito da contratação de Dida, por que estaria este blogueiro criticando a iniciativa da diretoria?

Simplesmente porque esta não é a hora de anunciar nada em relação a 2013, haja vista que estamos envolvidos em uma batalha de vida ou morte, tentando sobreviver na elite do futebol brasileiro.

O anúncio de um novo goleiro, neste momento, é contraproducente e pode ter consequências negativas sobre quem está jogando - leia-se Bruno - desequilibrando-o, minando-lhe a auto-estima e roubando-lhe a autoconfiança.


 Toda a insegurança decorrente dessa atitude insana tende, por osmose, a passar para o restante dos jogadores que começam a se sentir desprestigiados e inseguros quando tomam conhecimento de que o time já está contratando, visando à próxima temporada.


Ademais, qualquer anúncio antecipado da contratação de um jogador provoca não apenas uma valorização do mesmo, que vai custar muito mais, como desperta o interesse de outras equipes pela contratação do mesmo jogador.

Entendo que este é o momento de o Palmeiras partir para alinhavar as possíveis contratações para a próxima temporada, mas tal deve ocorrer à socapa, muito discretamente, e, principalmente, sem nenhuma divulgação.

Se não foi a diretoria quem anunciou o interesse e a possibilidade de contratação, ainda assim mantenho a minha crítica.

E a mantenho porque Tirone, Frizzo e Cia, ao tomarem conhecimento da notícia deveriam ter ido a público e desmenti-la.

C-A-T-E-G-O-R-I-C-A-M-E-N-T-E !

Mas, como exigir de varzeanos a atitude de profissionais?

COMENTE COMENTE COMENTE