Observatório Alviverde

15/01/2016

CLEYTON XAVIER: A DISTENSÃO DA DISTENSÃO SINALIZA QUE O PALMEIRAS PRECISA DE UM OUTRO ARMADOR QUALIFICADO!!


A notícia de que Cleyton Xavier (reintegrado há poucos dias ao elenco alviverde após quase um ano fora por causa de uma distensão) sofreu novo desconforto muscular na panturrilha, pegou de surpresa Marcelo Oliveira, o Depto Médico, e, enfim, toda a torcida do Verdão.

 Resultado de imagem para cleiton xavier contundido

De fato a última coisa que se poderia esperar neste início de temporada era a recidiva da contusão do meia no qual Mattos sinalizou apostar, haja vista que o diretor de futebol palmeirense sequer procurou um meio-campista de nomeada, tanto e quanto alguém com as características de Cleyton.

A nova contusão do armador apanha todo mundo de surpresa porquanto se houve um jogador que dispôs de tempo e tranquilidade para se recuperar foi Cleyton, de quem ninguém, apesar da infindável demora do tratamento, nada cobrou, aguardando, pacientemente, quase um ano por sua recuperação. 

Tratamento diametralmente oposto e diferente, claro, daquele dispensado a Valdívia, cobrado sempre de forma insistente, reiterada e desumana, achincalhado, e acusado, injustamente, de colocar o Palmeiras em um segundo plano de sua carreira.

Ao que me consta, ao menos até agora, ninguém acusou Cleyton de mercenário, de acomodado, de mau profissional, de bandido, de "ladrão do clube" ou coisa assim como fizeram com o chileno...

A inesperada contusão de Cleyton (talvez hoje já se conheça a extensão e gravidade) reforça a tese deste blogueiro, de tantos bloguistas e de milhares de palmeirenses de que o Verdão necessita p-r-e-m-e-n-t-e-m-e-n-t-e  de contratar um meio-campista categorizado e experiente para o reforço e o fecho do elenco neste início de temporada.

Sei que o Palmeiras está muito bem servido em seu setor de meio de campo, no que tange aos quesitos marcação e destruição, muito mais do que qualquer clube brasileiro da atualidade.  

No entanto, está falto e carente de um armador autêntico e habilidoso, daquele homem das enfiadas impensáveis, das bolas milimétricas e açucaradas, dos arremates impressentidos, tanto e quanto dos lançamentos à distância que colocam os atacantes na cara do gol.

Não conheço de perto as características de todos os novos meios-campistas contratados recentemente pelo Palmeiras, mas, ao que me consta, não temos ninguém com essa característica de jogo ou com essa marca registrada.

Em meu entendimento, precisamos de um armador categorizado, ontem, hoje, agora, já!

Você também contrataria um armador acima da média?

Ou considera que entre os novos contratados o Palmeiras já dispõe de alguém com esse perfil e capacidade suficiente para dar conta do recado?

COMENTE COMENTE COMENTE


ESTÁ COMEÇANDO A COPA SÃO PAULO DE JUNIORES PARA O PALMEIRAS!



Resultado de imagem para está começando a copinha


Vou me ater exclusivamente a escrever sobre futebol, haja vista alguns eventos tristes provocados pela chuva, ocorridos em minha querida Pederneiras, os quais prefiro nem nomear. 

Prefiro falar sobre a alegria dos 2 x 0 que o Palmeiras impôs ao Sampaio Corrêa ontem em São José dos Campos que lhe valem a habilitação entre os oito melhores clubes que decidirão a Copa São Paulo deste ano.

Foi uma vitória conquistada com suor e sacrifício, muito difícil tanto e quanto justa, indiscutível e inquestionável sob todo e qualquer aspecto.

Fique claro, entretanto, que o Verdinho teve o seu trabalho enormemente facilitado pela postura acanhada, recuada e medrosa do tricolor maranhense.

Ao contrário do jogo em que estreou na competição contra o próprio Palmeiras com iniciativa, ofensividade e ousadia, desta vez o time do Sampaio não ousou.

Foi para o campo encastelado na defesa, tentando explorar um possível erro palmeirense a fim de sair na frente e se impor, ou, como se diz na gíria, jogar por uma bola. 

Perdeu o jogo aí pois deixou de acreditar no potencial de um grupo que mostrara, até então e a um só tempo, qualidade e capacidade suficientes de ir para as cabeças dos grupos e das fases!

A opção tática equivocada do ótimo e bem treinado time nordestino ajudou muito o Palmeiras que criou, simplesmente, todas as situações ofensivas mais importantes verificadas na etapa inicial.

Apesar da predominância ampla do Verdinho, o primeiro tempo terminou "oxo", embora muito longe de haver sido um jogo "chôcho", salvo pela luta, pelo esforço, pelo empenho e pela correria dos garotos.

A volta do intervalo não mudou o panorama. 

O Palmeiras continuou o dono absoluto das ações tendo perdido com Kauê, livre, sua primeira chance de gol por volta dos 4 minutos, deixando a torcida (que não parou de cantar e de vibrar em nenhum instante) apreensiva e  temerosa de que o jogo pudesse vir a se transformar em drama.

De fato, o jogo acabou se tornando dramático após o Palmeiras fazer o gol da abertura, três minutos após, isto é, aos 7 minutos, quando Kauê, em boa investida pela direita, bateu seu marcador na velocidade e cruzou raso para o arremate final de Daniel na pequena área que estabeleceu Palmeiras 1 x 0 Sampaio.

Os contornos de dramaticidade que tomaram conta do jogo após a abertura do placar foram decorrentes, a um só tempo, do recuo palmeirense e da ordem do técnico do Tubarão para que seu time atacasse sem cessar.

A partir daí o Sampaio foi com tudo para cima do Palmeiras, predominou em campo e criou várias situações de perigo. 


A primeira em cobrança de falta aos 16 minutos que passou rente à trave.

Outra em dois arremates seguidos de dentro da área que terminaram em duas defesas arrojadas, acrobáticas e espetaculares do goleiro Daniel Fuzatto, salvando a pátria palmeirense. 

Outra, finalmente, aos 24 minutos quando Fernandinho deixou batido o zagueiro palmeirense Renan e soltou um canhonaço, magnificamente bem defendido pelo futuroso goleiro palmeirense, que, diga-se de passagem, já treina com os titulares.

Em resumo: o Sampaio só não chegou ao empate em decorrência da atuação perfeita do goleiro Fuzatto que salvou o resultado e garantiu a passagem do Palmeiras para as oitavas de final da Copinha.

Daniel Fuzatto fez, -no mínimo- três defesas decisivas que garantiram a vitória e algumas outras excelentes defesas antecipativas,  sobretudo nos cruzamentos endereçados a sua área.

Independentemente do segundo gol verde marcado por Felipe aos 47 do segundo tempo, ao receber de presente e livre uma cobrança de tiro de meta em que o goleiro maranhense chutou mais grama do que bola, pode-se dizer que o jovem goleiro palmeirense foi, destacadamente, a personagem do jogo.  

Parabéns aos garotos pela classificação dura, difícil, suada, porém justa e perfeita!

Só agora está começando a Copa São Paulo de Juniores para o Palmeiras.

Que venha, então, o América Mineiro!

COMENTE COMENTE COMENTE