Observatório Alviverde

27/09/2010

QUE RODADA MARAVILHOSA!

Assim fossem todas as rodadas do Brasileirão iguais a deste fim de semana. 
Sem querer fazer humor negro, com uma rodada dessa na semana passada, Belluzzo talvez não fosse hospitalizado e nem tivesse de operar o coração.
A maior parte dos resultados favoreceu direta ou indiretamente o Palmeiras, culminando com desgraça de nossos maiores adversários.
Como reza no catecismo do futebol, o triunfo, para ser perfeito, e a alegria, para ser completa, têm de contar, também,  com a desgraça dos inimigos.
Então, se o Palmeiras ganhou, se á gambazada perdeu e se a bambizada, em casa, quase cai de quatro para o Goiás, um dos lanterninhas do Brasileiro, a semana foi completa, foi perfeita.
O Santos, garantido na Libertadores,  poderia , até,  ganhar, como ganhou, porque isso nos beneficiaria.
Se perdesse, o Cruzeiro chegaria mais perto dos gambás na classificação e esse resultado não seria tão ruim. A vitória santista foi melhor porque o Cruzeiro concorre conosco por uma vaga na Libertadores.
Aliás, o Santos não só ganhou como goleou e desmoralizou a equipe mineira que vai ter de juntar os cacos de uma derrota acachapante que pode desestabilizá-la e complicá-la na seqüencia do campeonato.
Entretanto ainda está muito longe para que comemoremos o principal, a derrocada corintiana neste Brasileirão. Pelo que vejo, nem sei se vamos ter o prazer de comemorar.
Forçoso é reconhecer que o time deles é redondo, bem treinado, entrosado, maduro, experiente e sabe o que quer. O jogo de ontem contra o Inter, apesar da derrota, mostrou claramente isso.
Ademais, a política de aproximação Gambás/CBF (Um gambá cheira o outro e acha a maior delícia) tem lhes proporcionado o valiosíssimo auxílio das arbitragens. ]
Ontem, em Porto Alegre, bem que a arbitragem tentou ajudar, mas as circunstâncias não permitiram e o auxílio foi, apenas, superficial.
Quanto aos bambis, pouco ou nada poderão acrescentar à campanha atual e, ao que tudo indica, talvez os encontremos, ano que vem, na sul-americana.
De um ponto de vista prático, o triunfo do Fluminense em Salvador,  sobre o Vitória, não foi bom para o Palmeiras.
Mas é uma vitória festejada porque rouba a liderança de nosso maior rival, impedindo-o de disparar na liderança.
Um título corintiano, no exato ano do centenário gambático, não é exatamente com o que sonha a torcida do Verdão.
Sabemos que a conquista da vaga é difícil, sobretudo agora que estão reduzidas a apenas três.
Mas, por nossa atual pontuação, pelo nosso crescimento, pela nova motivação do elenco, pelos pontos que ainda temos a disputar, pela volta de Lincoln, pela plena recuperação de Valdívia, pelo novo ambiente no elenco, ainda podemos sonhar com isso.
O empate entre Botafogo e Atlético segura dois concorrentes abraçados, permitindo-nos tirar dois pontos na diferença  existente.
Por incrível que possa parecer, até a derrota do Atlético Mineiro pode ser comemorada, pois aumenta a diferença entre a nossa equipe e as equipes ameaçadas pelo rebaixamento.
Agora já estamos a nove pontos do Atlético GO, o primeiro da turma da rabeira. Matematicamente, ainda corremos riscos de descenso, mas essa já é uma hipótese remotíssima e só viria se ocorresse um desastre.
A vitória do Guarani sobre o Vasco incomoda um pouco, porque o bugre encosta perigosamente com 33 pontos, fica apenas a dois de distância e vira concorrente direto.
Os demais resultados não sem muita importância em nossa trajetória.
Nosso próximo adversário será o Inter que vem cheio de moral pelo triunfo espetacular em cima do Corinthians.
Mas vem sem Índio (zagueiro artilheiro ótimo no jogo aéreo), sem Tinga (um dos dois pulmões de seu meio de campo), sem seu melhor articulador, D´Alessandro e sem o vigoroso e onipresente "zagueiro-ala-atacante",  Ney. São desfalques e tanto essas ausências. O verdão tem de aproveitar.
O Palmeiras, ao contrário, terá o elenco completo  à disposição de Felipão  e pode e vai colocar em campo a sua força máxima.
Vai mandar o jogo na Arena Barueri, fugindo do aziago Pacaembu que. ultimamente não tem proporcionado muita sorte ao time de Felipão.
Considerando-se que o Inter é um entre os três melhores elencos do Brasil, você acredita que os gaúchos vão ter o poder de superar as ausências dew quatro atletas muito importantes e superar o Palmeiras nesta quarta-feira?
Ou a vitória sobre o Flamengo em pleno Rio de Janeiro, na primeira vez em que o time vence e convence sob o comando de Felipão, credencia o Palmeiras como favorito?
Ainda temos alguma chance de título?
Chegaremos entre os melhores ao menos na Libertadores, via Brasileirão?
Ou terá de ser pelo atalho da sul-americana.

Sua opinião é importante.
DEIXE O SEU COMENTÁRIO