Observatório Alviverde

05/03/2014

QUE KLEINA NÃO FAÇA DO PALMEIRAS A PRÓXIMA VÍTIMA!


A propósito da irremediável ausência de Valdívia -que serve, com amplos méritos, a Seleção do Chile- parece que vai ocorrer, no time do Palmeiras,  a substituição mais lógica que se poderia esperar, para o clássico de amanhã contra a Portuguesa. 

Kleina optará pela presença simples do paraguaio Mendieta no lugar do chileno, procurando manter intacta a estrutura tática  da equipe.

 



  




Mendieta! 

Agindo assim, o técnico palmeirense visa, não apenas, a ter um time apto para tentar vencer o jogo em si, mas, principalmente, manter vivo o entrosamento da equipe para a fase que -realmente- vai decidir o Paulistão.

Ontem eu ilustrei o meu pensamento acerca daquela que eu, com franqueza, antecipei e entendia como a mais produtiva mudança individual de que Kleina poderia lançar mão, Mendieta no lugar de Valdívia! 

Afirmei que o procedimento seria comparável à colocação de uma peça plástica ou de material congênere substituindo a outra, metálica, na engrenagem dessa máquina sempre semi construida e em constante manutenção, denominada S.E. Palmeiras.

Kleina, se mantiver e, principalmente, materializar o pensamento,  estará agindo com lógica, racionalidade e inteligência, colocando, simplesmente,  a peça certa no lugar certo, sem partir para as suicidas improvisações.... 

A propósito ele tem feito isto algumas vezes, -em caso ou não de necessidade-, mas teria de evitá-lo, sempre que pudesse, a fim de manter intacta e incentivar a filosofia tática do time, até atingir o colimado entrosamento que, outro dia, eu chamava aqui no blog de décimo terceiro jogador!. 

Em suma, é assim que deve ser, que tem de ser, e, que carece ser ajustado.

Não, não e não, aquele negócio estúpido de colocar um jogador improvisado aqui, para o que precisa puxar outro de lá, adiantar ou recuar outro, acolá, em mixórdia tática altamente danosa e prejudicial ao time para o presente e para o futuro! 

Trocar uma peça por outra, simplesmente, não exige alterações drásticas no modo de jogar, tornando tudo muito mais fácil para o treinador e para o entendimento dos jogadores!

O certo é que o jovem treinador palmeirense -acertadamente- está  simplesmente, colocando Mendieta no time sem invencionices ou empirismos, resguardando e prestigiando os seus titulares.

Kleina procura, na medida do possível, manter -repetidamente, insistentemente- os mesmos jogadores que, em sua cabeça e escolha, são os melhores encaixando quem entra, paulatinamente!
É assim que o time deve funcionar, sempre que possível!

Sei que falar é fácil e que fazer é que são elas, estas coisas! 

Sobretudo quando se trata de um clube ímpar, -complicadíssimo- das características de bastidores do Palmeiras, em que o técnico vive em constante e absoluto estado de extrema pressão.

A isso acrescente-se o chamado contrato por produtividade! Quem o conhece profundamente? Eu, confesso, não!

Ao que tudo indica, ninguém quer ficar fora do time, visando a ganhar mais, sobrando para o técnico a obrigação de, administrar, também, mais essa intragável, indeglutível e apimentada salada de pepino, acompanhada de abacaxi e jiló!

Vencer e se classificar, por si só, não bastam, porque a torcida exige que, além disso, o time dê espetáculo, esmerilhe em campo, e que vença todos os jogos e títulos que disputa.

Cá entre nós, com a equipe, apenas, de regular para boa que temos, isto é, tudo isso é -extremamente- difícil, de ser conseguido e, em muitos casos, improvável e impossível!

Mesmo assim recaem sobre o treinador palmeirense intermináveis cobranças e pressões da diretoria, do grupo de jogadores, da mídia -quase sempre destrutiva em se tratando do Palmeiras-, e, principalmente, das torcidas, seja ela aquela que ajuda ou aquela que atrapalha. Infelizmente, no Palmeiras ainda existem essas coisas! 

Apesar de tudo, Kleina tem de fazer, exatamente, aquilo que pensa, calcado -claro- no bom-senso, nas observações de sua comissão técnica, e, principalmente, em suas próprias e particulares observações e conclusões pessoais a respeito do elenco, de sua potencialidade e de todas as suas individualidades!

É óbvio e natural que Kleina detenha  a palavra final acerca das diretrizes táticas e administrativas do elenco, muitas das quais -é evidente- ele não revela nem para os seus auxiliares mais próximos. Tem de ser assim!

Pelo que posso detectar, Kleina tem por objetivo formar, entrosar e apresentar, primeiro, um time-base  definido e forte. Apesar dos bons resultados, ainda está, apenas,  a caminho desse objetivo!

A partir daí, Kleina deseja ter, também, um segundo time de jogadores muito competentes, que façam sombra aos titulares escolhidos. 

Embora esses atletas do time número dois não iniciem os jogos, devem e têm de estar sempre em boa forma, preparados e aptos a entrar no time principal na hora necessária, isto é, a qualquer hora. 

Em razão disso e do contrato de produtividade, os jogadores do time número dois, por questões de conveniência têm de ser chamados de titulares complementares, sobretudo para que tenham moral, motivação e para que sejam -devidamente- valorizados. A modernidade e as exigências físicas do futebol de hoje, impõem isso!

Por tudo o que foi colocado parabenizo, antecipadamente, Kleina pelo bom senso e visão da escolha de Mendieta para começar o clássico, esperando que nosso técnico não se arrependa da medida e mude tudo a última hora, conforme já fez, -intempestivamente-,  tantas vezes!

Da mesma forma, volto a advertir que o Palmeiras não deve poupar jogadores nesta reta final da fase classificatória -creio que vamos garantir a classificação matemática ainda nesta rodada- porque se trata de uma atitude ilógica, irracional, sem nexo e incoerente, altamente deletéria para um time que ainda não se entrosou s nem obteve a confirmação da classificação por melhor campanha.

Além de ter o obrigação de procurar vencer todos os jogos, o Palmeiras precisa tentar chegar em primeiro lugar nesta fase, para usufruir das poucas vantagens proporcionadas pelo regulamento, ainda que seja apenas a simples vantagem do mando do jogo

Mas, seria tão simples e tão pouca essa "pequena vantagem" de jogar os clássicos decisivos com a exclusiva plenitude de nossa torcida lotando o Pacaembu!

Que Kleina, que hoje recebe os parabéns pela escolha de Mendieta para o lugar de Valdívia,  pense em tudo o que ponderamos e escrevemos, sem repetir essa bobagem de poupar jogadores, que -nunca é demasiado repetir- já levou milhares de equipes à ruína! 

Que Kleina não faça do Palmeiras a próxima vítima!

COMENTE COMENTE COMENTE