Observatório Alviverde

14/11/2020

PALMEIRAS 2X0 FLU. DEVAGARINHO O PALMEIRAS VOLTA A BRIGAR PELOS PRIMEIROS POSTOS DO BRASILEIRÃO!

 

O 1º tempo do Palmeiras, ontem, contra o Flu foi discreto, com um ou outro momento de lucidez.

Rigorosamente, havemos de reconhecer que a defesa foi bem na medida em que aguentou o tranco e mesmo forçada, mão foi vazada.

O meio de campo esteve apagado e sem menor criatividade e esteve (como se esperava) muito lento mediante a escalação de Lucas Lima.

O ataque só existiu em alguns lances, mais pela esquerda, menos pela direita, sem apresentar nenhum poder ou contundência pelo miolo onde Willian, ao menos até agora cumpriu péssima performance e os meias nunca chegaram, só tentaram.

Do meio de campo para a frente Scarpa foi o melhor, Veron só tentou jogar sem conseguir e Marcos Rocha cumpriu boa performance dando algum sentido de profundidade ao time pelo lado direito por sua categoria e conhecimento da posição.

O placar é justo porque o Flu tem sido um time guerreiro, muito bem fechado na defesa e tendo como pontos positivos o jogo aéreo (bolas cruzadas) e os contra-ataques.

Espero que o Palmeiras melhore seu rendimento pelo meio, haja vista que, pelos lados do campo, está conseguindo criar alguns lances de maior perigo, principalmente, repito, através de Scarpa! (AD, comentário escrito no intervalo do jogo!) 

=================================

No segundo tempo o time foi outro, completamente diferente,  com mais força, com muito mais pegada e se impôs aos cariocas.  

Até Lucas Lima resolveu correr e jogar, lembrando o seu tempo de Santos FC.

Não sou daqueles que acham que acreditam que exclusivamente o dedo do treinador mude tudo em uma equipe ao final de um tempo ou durante o transcorrer de um jogo.

De qualquer forma, não vou omitir os méritos de Abel Ferreira porquanto ele não efetivou nenhuma alteração e o time, ainda assim, voltou "na ponta dos cascos",  correndo mais, marcando mais e se empenhando em campo.

Aos 3 minutos o Palmeiras chegou ao primeiro gol em uma bola enfiada no miolo para Lucas Lima (ele já corria mais, participava mais e agredia mais) em que ele emitiu um canhonaço, interceptado no meio do caminho pelo braço de Wellington Silva.

Os juízes do VAR e até o comentarista da Globo (coisa rara) concordaram com a marcação do tiro de rigor que Raphael Veiga bateu com força de maneira indefensável: Verdão 1 x 0.

O Flu tentou a chamada reação imediata e chegou por umas duas ou três vezes assustar a bem posicionada defesa palmeirense. 

Aos 14 minutos Raphael Veiga serviu Willian que acertou um arremate poderosíssimo que acabou defendido de maneira espetacular por Muriel, o ótimo goleiro do Flu. 

Na sequência do lance Scarpa cruzou e Veiga chutou rasteiro e forte, sem nenhuma chance para Muriel estabelecendo aquele que seria o placar final do jogo: Palmeiras 2 a 0 Flu.

Estabelecida a diferença o Palmeiras recuou e o Fluminense já com várias alterações partiu pra cima, chegando a criar duas ou três situações embaraçosas para a defesa palmeirense (uma delas numa bola que bateu no travessão) .

De qualquer forma, ainda que a tática de jogo fosse defender como quisesse e atacar como pudesse, o Palmeiras criou algumas poucas situações ofensivas para o arremate a gol  e deixou de fazer um gol incrível perdido por Lucas Lima, em outra jogada pelo miolo.

Lembram-se do que eu disse da necessidade do time melhorar pelo miolo com a aproximação dos meios campistas, haja vista que houvera rendido bem no chamado "jogo lateral" ou "pelas pontas" apresentado no 1º tempo e do reinício do jogo no 2º tempo até fazer o 2º gol?

Foi por aí, pelo meio, com a chegada principalmente de Lucas Lima que ele e o Palmeiras ganharam o jogo.

AS NOTAS DE CADA PALMEIRENSE.

Jailson, firme, seguro e uma defesa espetacular no 2º tempo. NOTA 7,5.

Marcos Rocha, excelente no apoio, regular na defesa. NOTA 7

Emerson Santos, ganhou todas pelo alto. Espetacular na cobertura.NOTA 7,5

Renan, firme na marcação, um único titubeio, ótimo na saída de bola NOTA 7,5

Patrick de Paula desceu do salto alto e foi bem, mais para defender. NOTA 7.

Zé Rafael jogou mais para o time do que para a torcida. NOTA 7,5.

Ramirez jogou pouco e fez apenas o trivial  NOTA 5.

Mayke entrou no fim para ajudar a segurar o resultado e cumpriu a missão. NOTA 6

Veron tem muito mais bola do que apresentou hoje, mas esteve bem NOTA 7.

Willian esteve outra vez longe do que pode render. A fase não é boa.  NOTA 6.

Breno Lopes jogou 15 minutos mas não se pode dizer que estreou. SEM NOTA.

AS PERSONAGENS DO JOGO

Lucas Lima, pelo 2º tempo espetacular que cumpriu em campo, apresentando-se pelo meio várias vezes para apoiar, tabelar, lançar e arrematar. De um arremate de LL nasceu o pênalti, e, via de consequência, o gol que abriu para o Palmeiras o caminho da vitória. NOTA 8

Outra personagem do jogo foi, novamente, Lucas Lima que, além de participar direta e indiretamente dos dois gols foi, mais uma vez, uma arma forte na defesa e muito poderosa no ataque palmeirense. NOTA 8

O CRAQUE DO JOGO

Sem qualquer dúvida, o craque do jogo Raphael Veiga, NOTA 8,5.

Critiquei esse jogador muitas vezes e até o tive como incapacitado de atuar em um time da grandeza do Palmeiras, rotulando-o como um bom jogador, no máximo, para os times menores da série A.

Só que, não, não tenho vergonha de reconhecer que, de uns tempos a esta parte, esse jogador contrariou todas as minhas expectativas pessimistas e  melhorou muito de produção.

É bem verdade que não me arrependo porquanto não sou bidu ou advinho e tenho de julgar os atletas por aquilo que eles apresentam e não por um suposto potencial que, muitas vezes, nem desbrota!

Reconheço-o, agora, como bom jogador, por tudo o que ele demonstrou, por A+B+C+E e pelo alfabeto todo, de sua competência para vestir a camisa do Verdão.

Por tudo isto obrigo-me a dizer a todos os que frequentam este blog que errei em minhas previsões acerca desse jovem atleta que o Palmeiras foi buscar no futebol paranaemse.

Trata-se do mesmo fenômeno protagonizado por Lucas Lima mas especificamente no jogo ontem que, esperamos, se repita, a fim de que esse jogador venha a render o que rendia quando defendia as cores do Santos FC e cuja contratação contou com os  nossos apoiamento e aval moral.

O Palmeiras mesmo com seu time de 98%  de reservas, deixou um recado aos demais clubes e à própria mídia, de que é candidatíssimo ao título máximo de todos os campeonatos e torneios que vem disputando.

COMENTE COMENTE COMENTE

PALMEIRAS, REPLETO DE DESFALQUES, PODE PROMOVER A ESTRÉIA DE BRENO LOPES ESTA NOITE CONTRA O FLU!

 O Palmeiras aumentou o número de desfalques em relação ao jogo anterior contra o Ceará.

Além dos convocados para a Seleção Brasileira, Weverton e Gabriel Menino...

Dos convocados para as seleções paraguaia e Uruguaia, respectivamente Gomez e Viña...

Dos operados, Felipe Melo e Wesley...

Dos entregues ao Depto médico Luan, Rôni, Zé Rafael, Ramirez, Danilo e Gabriel Silva, alguns com suspeita de Covid...

O Palmeiras tem 7 (sete) jogadores pendurados com o terceiro cartão amarelo, a saber:

Lucas Lima, Rôni, Scarpa, Zé Rafael, Wesley, Danilo e Ramirez. 

Provável escalação do Palmeiras:

Jailson, Rocha, Émerson, Renan e Scarpa.

Patrick de Paula, Ramirez (este depende do teste de Covid) ou Breno Lopes, que pode estrear,  Rafael Veiga e Lucas Lima. 

Veron e Willian.

De minha parte quero dizer que diante de circunstâncias tão adversas, escalaria o mesmo time que esteve tão bem contra o Ceará, suprindo as ausências dos que não irão para o jogo com os reservas imediatos. 

No entanto, faço uma ressalva:

Somente escalaria de prima o estático Lucas Lima se não tivesse outra alternativa.

O time precisa, hoje, reeditar a atuação defensiva irrepreensível mostrada no último jogo.

Da mesma forma, precisa ter mobilidade na meia cancha para impor o seu esquema de jogo e dominar amplamente as ações na chamada zona de raciocínio.

Para atacar pode, eventualmente, lançar mão até do jogo aéreo, mas pela baixa estatura de nossos atacantes procurar mais o jogo de tabela e envolvimento em tabelas, enfiadas de bola...

Da mesma forma pode e deve até fazendo uso da capacidade de drible e envolviment o via  jogo individual caso o adversário mantenha-se hermeticamente fechado como usa e abusa de fazer.

Ressalte-se a importância, também, dos avanços dos dois laterais Rocha e Scarpa, mormente de Scarpa que ao lado de Veron, infernizou o setor direito da defesa do Ceará Sporting.

Não gostei nada da indicação de Vuadem para apitar o jogo, um árbitro que, tradicionalmente, costuma prejudicar o Palmeiras, embora não se possa criticá-lo quando de suas últimas performances em jogos do Verão.

Destaque qualquer assunto da postagem e deixe a sua opinião.  Abriremos nova postagem por volta de 20 horas para o jogo propriamente dito, já com a definição do time que entra em campo.

 COMENTE COMENTE COMENTE

TRANSMISSÃO:

 O Sportv e um dos canais PREMIERE transmite Palmeiras x Flu ao vivo para todo o país!

 (AD)