Observatório Alviverde

05/09/2016

ÀS VÉSPERAS DO "CHOQUE-REI", VAMOS TENTAR FALAR, APENAS, EM FUTEBOL!


Quando será que palmeirenses vão poder falar em -apenas- futebol?  

Espero que a partir de agora, imediatamente, visto que o time entra numa fase aguda e decisiva do Brasileirão e tem de estar concentrado, exclusivamente, em jogar bola para se impor aos adversários .

Para que isso venha a ocorrer, será necessário antes de tudo que a diretoria, o time e todos nós superemos, e, momentaneamente esqueçamos de tudo isto que vou enumerar:

1) da intransigência  de um presidente que em matéria de futebol bate forte internamente e se impõe, mas que não consegue se impor externamente porque além de não ser do ramo é muito mal assessorado. 

2) das calculadas omissões do diretor-corretor de futebol, que já sabe, antecipadamente, que dificilmente renovará seu contrato com o clube. 

3) das irritantes criancices da Mancha e dos organizados. Conquanto úteis e brilhantes no quesito do apoio ao time, parecem ensandecidos e absolutamente inconsequentes em suas atitudes dentro e nas cercanias dos estádios.

4) das vaias contínuas e sem razão de ser da "turma do amendoim", segmento que eu defino como uma horda pretensamente intelectual mas que, no fundo, é estúpida e contestadora pelo simples prazer de contestar. Essa gente, eternamente descontente, inconsequente e irresponsável sente mais prazer em vaiar do que em vibrar ou aplaudir um gol do Palmeiras. Se essa turma não existisse, seria muito melhor e mais lucrativo para o Verdão. 

5) das declarações intempestivas de Cuca, objetivando provocar e despertar o departamento de futebol para a sua renovação de contrato, considerando-se o incompreensível silêncio do clube em relação ao tema, típico de amadores!

6) dos contínuos prejuízos impostos pelos árbitros ao clube que Mattos e Nobre, em suas pureza e inocência de vestais da bola, imaginaram pudessem ser revertidos mediante o simples envio de um DVD à CBF. Considerando-se os pontos arrebatados à mão grande do Palmeiras -beiram vinte-, já era para o Verdão estar a ponto de confirmar matematicamente a sua conquista do Brasileiro-16, e, no entanto, o clube ainda terá de lutar muito para chegar lá, se deixarem, é claro!

7) das sucessivas injustiças impostas pelos tribunais (TJD e STJD) ao Palmeiras. As últimas, muito recentes, decorrentes do jogo contra o Fla representam a síntese de tudo o que se vem denunciando há largos e longos anos, sem que as sucessivas diretorias do clube ao menos se posicionem publicamente contra os fatos abusivos em que o Palmeiras é vítima.

8) da crônica perseguição de alguns setores e de muitos profissionais da mídia, assunto este já denunciado exaustivamente por este cronista, por este blog e por tantos outros espaços dedicados ao Palmeiras, mas que não encontra respaldo e ressonância entre os dirigentes que se sucedem mo Verdão, todos eles com um defeito comum e imperdoável, o medo.

Por falar em futebol, como gosta de bostejar parte da mídia, mormente a paulistana...

O "favoritíssimo Grêmio, muito mais time do que o Palmeiras" (faz-me rir, HAHAHAHAHAHAHAHA), perdeu ontem o jogo atrasado contra o Bota, no Rio. Excelente resultado para o Palmeiras que mantém a confortável distância de 7 pontos em relação a esse importuno adversário a quem o Palmeiras enfrentará domingo que vem em Porto Alegre.

Esse resultado trouxe ainda mais sossego ao Verdão, que agora só está ameaçado em pontos
-43 a 40- e de perto pelo Flamengo. Mesmo assim, para tomar a liderança do Verdão o Fla, além de derrotar a Ponte em Cariacica, teria de contar com a derrota do Palmeiras para os bambis e na soma dos dois resultados tirar uma diferença de 12 gols, o que, convenhamos é uma tarefa impossível.  

Com a queda do Curica e sua tendência ao fracasso neste Brasileiro, a RGT e a "cronistaiada" parcialíssima que odeia o Palmeiras -a maioria- já começa a trabalhar abertamente pelo Flamengo.

Notaram, também, como pararam de afirmar (como que num passe de mágica) que o Galo tem mais time que o Palmeiras? Mas só pararam porque o time mineiro mostrou debilidade em alguns jogos e a diferença pro verdão em relação ao CAM passou a ser de quatro pontos, 43 x 39 fora o saldo, também de 12 gols .

O adversário do Palmeiras quarta-feira, depois de amanhã,  é o SPFC, o bambi, que entre todos foi sempre o clube mais beneficiado pelo sistema (federações, confederações, tribunais e, sobretudo árbitros e arbitragens).

Dessas ignomínias, a maior entre todas as vítimas sempre foi o Palmeiras, o que explica o fato deles terem algumas vitórias a mais sobre o Verdão na história dos confrontos entre os clubes.

De minha parte, ainda que considerando o Palmeiras como favorito natural para o clássico de amanhã, respaldado pelo fato de ter melhor time e a melhor campanha deste Brasileiro,  espero um jogo -como de hábito- difícílimo. 

Além de tudo o que foi dito dos bastidores, os bambis que sempre têm muita sorte nos confrontos contra o Palmeiras, jogam o clássico sob a ameaça de estarem a apenas quatro pontos da zona de rebaixamento.

Não obstante, há que se considerar o constante empenho deles em vencer aquele que é o segundo clássico mais importante do futebol de São Paulo, o Palmeiras x SPFC.

Aliás esse jogo, não sem justa razão, foi batizado pelo inesquecível jornalista Thomás Mazzoni de "A Gazeta Esportiva" (no tempo em que esse jornal fazia jus ao slogan de "O Maior e Mais Completo Jornal de Esportes do Continente") como o "Choque Rei".

O que você espera desse Palmeiras x Bambis, depois de amanhã, na casa do Palmeiras, considerando-se que até sábado passado 30 mil palmeirenses já haviam adquirido os seus ingressos?

COMENTE COMENTE COMENTE