Observatório Alviverde

18/05/2010

UMA DIRETORIA PERDIDA NO TEMPO E NO ESPAÇO, CIPULLO CONCEDE ENTREVISTA COLETIVA, MAS NÃO CONVENCE NINGUÉM. O PALMEIRAS, INFELIZMENTE, É UM CLUBE DE DIRIGENTES INCOMPETENTES QUE IMAGINAM QUE TODOS NÓS TAMBÉM O SOMOS!

Fui ao site oficial e vi um formato de matéria da entrevista de Cipullo que é o mesmo usado aqui no OAV desde a fundação do Blog. Parecia, até, que eu havia escrito a matéria. Por isso, vou aproveitar a entrevista comentando-a em todos os aspectos. Fiquei lisonjeado ao ver que o site oficial, pela primeira vez, usou um lay-out excelente para a melhor compreensão dos leitores, de há muito utilizado neste OAV. O Palmeiras merece!
====================================================================

GILBERTO CIPULLO FALOU AO SITE OFICIAL

ENTREVISTA COLETIVA DE CIPULLO

Saída de Zago
CIPULLO 1"Nós conversamos amigavelmente e foi acordado a saída em conjunto. Entendemos que se ele permanecesse, haveria um desgaste e atrapalharia o decorrer do trabalho junto ao elenco. Quero deixar claro que respeitamos o Zago, pois sempre foi um profissiomal honesto e trabalhador, e a demissão dele em nenhum momento foi feita em razão das atuações técnicas da equipe."

COMENTÁRIO: Ah, então está explicado. A diretoria sabia da ineficiência do aprendiz e da besteira que fez quando de sua contratação. Só não tinha peito e coragem suficientes para demiti-lo. Afinal os dois últimos resultados não foram tão ruins assim. Esperou, então, maquiavelicamente, por um motivo para demitir o aprendiz. Se não fosse por este, arranjariam, certamente, um outro e o demitiriam, fatalmente, cedo ou tarde. Agora, quem suspeita sou eu. Teria sido alguém da própria diretoria que ordenou a divulgação do fato a fim de criar o clima para demitir Zago? Se o delator não aparecer e não for demitido, terá sido a confirmação de minhas suspeitas. Agora dizer que se Zago continuasse haveria um desgaste junto elenco é tripudiar sobre a inteligência das pessoas de bom senso que torcem pelo clube. Assuma que já estava na agenda da diretoria a demissão do inexperiente e ineficiente Zago. Ele agiu certo, cumpriu o dever e tinha todo o direito como técnico do clube de repreender e pedir a punição de todos os farristas. Para preservá-lo em sua personalidade e aumentar-lhe a autoridade, bastaria dispensar ou suspender Robert e punir, também, todos os que transgrediram a disciplina.
===================================================================
Novo treinador
CIPULLO 2 "Estamos estudando todas as possibilidades e a preferência é por um treinador experiente. Não vamos especular nomes e vamos manter o Parraga enquanto não tivermos uma definição. Quanto ao Felipão, é um treinador que todos tem interesse em contar, mas ele ainda não sabe se vai voltar agora ou em janeiro de 2011".

COMENTÁRIO: Parece que estão querendo empurrar a solução para depois da Copa. Nessa circunstância, só temos condições de esperar por um nome: Felipão. Se for para contratar um técnico de renome e personalidade de imediato que isso ocorra logo, agora, já, ou terá sido outra mancada de Cipullo, Belluzzo e companhia. O hiato decorrente da Copa tem de ser aproveitado substancialmente para treinamento e montagem de um time forte e entrosado e as contratações têm de chegar o quanto antes. Se há dúvidas quanto à possibilidade da contratação de Felipão, mesmo após a Copa, (ele interessa também aos Bambis com qualquer resultado de Ricardo Gomes) que não haja delongas ou indecisões e que o Palmeiras parta imediatamente para o plano B, contratando Adilson Batista ou alguém equivalente, já! Chega de interinos ou de fazer do Palmeiras uma bolsa de apostas.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Elenco e reforços
CIPULLO 3 "Nosso elenco é bom, mas sabemos que é insuficiente para algumas posições. Com a saída do Robert, vamos correr atrás de mais uma opção para o ataque e reforços vão chegar, mas talvez para depois da Copa do Mundo. Sabemos que teremos uma campanha árdua com a participação no Brasileiro e na Copa Sul-Americana e sabemos da necessidade de contar com novos jogadores. Só não podemos generalizar os fatos, pois esse elenco é comprometido."

COMENTÁRIO: Essa de que o elenco é bom não cola mais nem com superbonder. O que, talvez, possa abrir o nosso caminho é o aproveitamento dos jovens e da base. A melhor dupla atacante do Palmeiras, hoje, é Bruno Paulo e Paulo Henrique. O Ewerthon, que você foi buscar a peso de ouro na distante Europa, outrora um jogador de grande velocidade, além de caro, não é bom e não resolve os nossos problemas. Não passa de um mediano. Você conhecia Ewerthon mesmo? Ou o contratou apenas por ouvir falar? Reforços vão chegar, Cipullo? Por que você não deu os reforços ao Muricy evitando toda essa crise pela qual passamos. Esses reforços virão novamente da Europa? No Brasil não tem jogadores capacitados para jogar no Palmeiras? Ou vocês não têm capacidade para garimpar? E quanto à base, por que de um timaço que fez bonito na Copa São Paulo vocês só aproveitaram um jogador? E o Palmeiras B, não tem nenhum jogador capacitado a subir? Se não sobe ninguém por que gastar dinheiro com divisões inferiores? Ah, esqueci que vocês vão aproveitar o Parraga. Todo mundo espera jogadores e vocês promovem o técnico?
==================================================================
Comando no Palmeiras
CIPULLO 4 - "Não tem falta de comando aqui dentro. Todas as decisões foram tomadas sempre que aconteceu alguma coisa. As questões com a torcida independem do nosso alcance e sempre demos respaldo para o grupo e a comissão técnica."

COMENTÁRIO: Prestem atenção ao que ele disse: (sic) - "Todas as decisões foram tomadas sempre que aconteceu alguma coisa" . Vejam a gravidade do que ele declarou, confessando que as decisões são tomadas sempre que acontece alguma coisa. Está explicado o fracasso de Cipullo e da atual diretoria que não se antecipam aos fatos, mas esperam, primeiro, que aconteçam.
=================================================================
Vazamento de notícias
CIPULLO 5 - "O que tem prejudicado o clube em alguns aspectos é o vazamento de informações e notícias importantes. A publicidade em torno disso é gigantesca. Vamos apurar os fatos e tentar resolver os problemas internamente. Posso garantir que o Palmeiras é um clube organizado e muito bem estruturado."

COMENTÁRIO: Quem mais vaza notícias no Palmeiras é o próprio presidente, que vive dando entrevistas seguidamente, ingenuamente e fazendo o jogo da imprensa. Cipullo também adora um microfone e uma câmera abertos. Eles têm sido os maiores vazadores de notícia da SE Palmeiras. Agora, se a diretoria não punir quem passou a informação da briga no ônibus, repito, eu vou continuar desconfiando que a divulgação do fato ocorreu por ordem expressa de algum diretor interessado na demissão de Zago. Como faltava coragem depois de uma vitória e um empate no Brasileirão, o factóide veio bem a calhar.
====================================================================
Confusão no hotel
CIPULLO 6 - "A liberação dos jogadores para sair na noite após o jogo é algo decidido pela comissão técnica e natural em qualquer clube de futebol. Pesou na nossa decisão o fato de dois atletas terem chegado fora do horário estabelecido. O Robert teve o contrato rescindido em razão da discussão no ônibus, enquanto o Ewerthon será multado pelo atrasado."

COMENTÁRIO: Por que só a "bancada evangélica", Léo, Pierre, Márcio Araújo e Vitor obteve dispensa e pode até viajar para a casa após o jogo em detrimento dos demais jogadores? Se não houve isonomia de tratamento, como querem que os demais jogadores aceitem tudo com mansuetude, conformação e paciência de Jó? Por que não se planejou a viagem de volta para logo após o jogo como fazem, por exemplo, os times de Belo Horizonte que atuam no Rio, com menos opções de vôo? Preserva-se o elenco e se economiza tempo e dinheiro.
====================================================================
Mulheres no hotel
CIPULLO 7 - "Isso é um assunto muito delicado e grave. Não se pode fazer acusações sem comprovação efetiva. Estamos apurando os fatos e investigando o caso. Se comprovarmos algo nesse sentido, teremos punições."

COMENTÁRIO: Vejam como são inocentes os nossos dirigentes. Estão "apurando" se houve mulheres no Hotel. A mídia já divulgou os nomes dos jogadores que tentaram entrar acompanhados e que foram barrados na portaria do Hotel. Não vou repetir os nomes no blog porque esse é um assunto de somenos importância no contexto geral do embrulho. Como dizia João Saldanha, em uma das poucas coisas em que concordava com ele no que respeita ao futebol: "é melhor deixar o cara ficar com uma mulher, calmo, sossegado no hotel do que deixá-lo bebendo a noite inteira numa boate escura, enfumaçada e com drogas a disposição para consumir".
====================================================================
MORAL DA HISTÓRIA:
CRIARAM UM FACTÓIDE PARA DEMITIR ZAGO. SE NÃO CRIARAM SE APROVEITARAM DELE, PARA SE LIVRAR DE UM TÉCNICO INEFICIENTE E INEXPERIENTE QUE OS DIRIGENTES MESMOS CONTRATARAM, EMPURRANDO, AGORA, A SUJEIRA EMBAIXO DO TAPETE.
*****
COM TANTO DINHEIRO GASTO NAS DEMISSÕES DE LUXA E MURICY, FORA AS AÇÕES TRABALHISTAS QUE DEVEM PIPOCAR ATRAVÉS DOS SUBALTERNOS DESSES TREINADORES, TAMBÉM DEMITIDOS, NÃO HAVIA CLIMA PARA A DISPONIBILIZAÇÃO DE MAIS DINHEIRO PARA A DEMISSÃO DE ZAGO, A NÃO SER QUE UM FATO GRAVE E RELEVANTE O JUSTIFICASSE. O FATO SURGIU E A DIRETORIA, AO MENOS, NÃO PERDEU TEMPO. HÁ MALES QUE VÊM PARA O BEM!
******
CÁ ENTRE NÓS.
TODOS QUERÍAMOS A DEMISSÃO DE ZAGO, TANTO QUANTO ELES. MAS QUE NÃO VENHAM NOS FAZER DE BOBOS, DE TROUXAS, DE IDIOTAS ALEGANDO QUE (SIC)
"- Entendemos que se ele permanecesse, haveria um desgaste e atrapalharia o decorrer do trabalho junto ao elenco".
SE FOSSE, REALMENTE, ISSO, NÃO BASTARIA, SIMPLESMENTE, DEMITIR OU PUNIR ROBERT E OS JOGADORES QUE TRANSGREDIRAM A DISCIPLINA, DESRESPEITANDO ZAGO E TODA A COMISSÃO TÉCNICA?
******
CONTE OUTRA CIPULLO, COMO TANTAS QUE VOCÊ JÁ NOS CONTOU E ESTEJA CIENTE DE QUE A TORCIDA DO PALMEIRAS SABE QUE QUEM PRECISAVA, REALMENTE, SER DEMITIDO, INFELIZMENTE, VAI CONTINUAR. PEÇA PARA SAIR, CIPULLO!
******

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Marcadores: , ,

ZAGO NÃO É MAIS O TÉCNICO, CONTRATO DE ROBERT FOI RESCINDIDO. TODO MUNDO ESTÁ FELIZ: BELLUZO, CIPULLO, A TORCIDA E PRINCIPALMENTE O SEGMENTO DE IMPRENSA A QUE CHAMAMOS DE 'MÍDIA OPORTUNISTA PARTIDARIA DO PIOR, MELHOR.

Açodadamente, precipitadamente, bruscamente, sem calma, sem paciência, sem calculismo, sem conveniência, sem medir consequências, como soe acontecer sempre em suas decisões, o Palmeiras já anuncia que Zago não é mais o técnico do clube.
A notícia foi divulgada por Belluzzo na madrugada desta terça-feira, conversando, na festa de 30 anos da Traffic, com vários órgãos de imprensa.
Ninguém discute que Zago, fraquíssimo, teria de sair, mas, antes dele, é consenso entre a torcida, que Belluzzo, de há muito, deveria ter demitido a causa de todas as causas nas crises palmeirenses, Cipullo.
Agora o Palmeiras está anunciando, novamente, o interino que não assumiu na última crise, quando da saída de Muricy, Parraga, treinador do Palmeiras B.
O que o Palmeiras tem de definir, neste momento, se o novo técnico será apenas para efeito de transição ou se será definitivo.
Se for transitório, qualquer ex jogador com personalidade serviria. Que não se fale, porém, em Jorginho, que veiculou hoje cedo uma nota dizendo-se satisfeito na Ponte Preta. Por isso, o nome mais cotado é mesmo o de Parraga.
Se for definitivo, os primeiros nomes comentados são os de Cuca, Sérgio Soares, de Adilson Batista, que pode ganhar mala no Cruzeiro, se eliminado da Libertadores e Luiz Felipe Scolari que só poderia assumir após a Copa, já que será comentarista de uma rede de televisão.
É um momento grave na vida do clube que acaba de demitir Robert, mais uma vez de forma precipitada, ao gosto da mídia, gerando mais um tsunami de especulações ondas e fofocas.
Eu pensei que Belluzzo , grande teórico da economia, soubesse muito do futebol e da vida, mas pelo que vejo, na prática, sabe muito menos do que eu imaginava.
Mais uma vez correu sangue em uma decisão que deveria ser tomada de forma cautelosa e intra-muros.
Ou essas coisas só acontecem no Palmeiras? Seria muita ingenuidade acreditar nisso. O tempo passa e os amadores que dirigem o time profissional do Palmeiras não aprendem mesmo!

DEIXE A SUA OPINIÃO

OBS. - Com editor Writer Live, pudemos ampliar o "lead" da matéria, impossível no Blogger, ao menos para mim, um apedêuta em informática, tanto quando o Cipullo em futebol. Quem sabe agora pudemos expor de forma mais clara o nosso pensamento, para que o Enzo possa entender melhor o sentido de nossa linha de raciocínio.

QUANDO FALTA COMANDO, FALTA TUDO. BRIGA DE ZAGO E ROBERT REQUER CAUTELA POR PARTE DA DIRETORIA PARA A TOMADA DA DECISÃO MAIS SENSATA.

Outro episódio lamentável na vida do Palmeiras. A briga entre Robert e Zago escancara a verdade que Belluzzo insiste em não reconhecer: o despreparo completo de Gilberto Cipullo para dirigir o futebol profissional de um clube da magnitude e importância da S.E. Palmeiras.

Punir, simplesmente, Zago e Robert, não resolve, haja vista que seria atacar o efeito e não a causa do problema. Que os dois devem ser punidos, exemplarmente, é ponto pacífico, mas a punição em sí nada resolve do ponto de vista prático porque o problema do Palmeiras não é pontual, mas estrutural e muito tem a ver com a incompetência de Cipullo.

Cipullo fez história no clube ao tempo da Parmalat. Mas o fez, apenas, por ter cedido o nome a uma estrutura profissional que o carregou a algumas conquistas das quais, própria ou impropriamente, ele se assenhoreou.

Quando teve de trabalhar pelos próprios méritos, revelou-se um apedêuta, isto é, alguém que pouco ou nada sabe quando a matéria é futebol.

Cipullo, Belluzzo, Seraphin e todo o estafe do futebol palmeirense, que erraram tanto, até agora, não podem e não devem errar mais uma vez. O caso em questão é gravíssimo e merece um estudo acurado e uma decisão que, concomitantemente, faça justiça, mas não violente o clube.

Que, desta vez, o Palmeiras se comporte de uma forma diferente da que se comportou no caso Obina/Maurício, cujo desfecho foi determinante para que o Verdão não se classificasse para a Libertadores.

Manda a prudência que, nessa questão, a diretoria não dê respostas imediatas a imprensa, mas que cozinhe tudo em banho-maria e só após o amadurecimento do caso tome a decisão final.

Na verdade, a mídia é vampiresca e sempre está sequiosa por sangue, de preferência, verde. A diretoria não deve satisfazer os desejos midiáticos e nem os de torcedores exaltados, cujas opiniões são tão vacilantes e mutantes quanto o Palmeiras em campo.

Ocorre, porém, que estamos em plena disputa de um Brasileirão em que conseguimos quatro em seis pontos disputados e necessitamos pontuar cada vez mais para que possamos fugir da possibilidade impensável, mas que na prática existe, de um bi-rebaixamento.

Sei que, do lado de fora, é muito fácil emitir opiniões e ditar regras para situações extremamente delicadas como o affair Zago/Robert. Entretanto, sem medo de errar, guiado pelos meus mais de 40 anos de militância no futebol, eu daria a Belluzzo a seguinte receita de procedimento.

EXTERNAMENTE
1) Fazer-se presente, em carne e osso, à apresentação de amanhã, de preferência com todo o departamento de futebol.
2) Fechar o treino à imprensa.
3) Dar uma enquadrada no time, exaltando a necessidade de disciplina.
4) Por os brigões para conversar com o grupo e "lavar a roupa suja", respeitando a hierarquia de cada um no grupo. Técnico tem de ser tratado como técnico e jogador, como jogador
5) Convocar os líderes do grupo para depor e ajudar na "lavagem".
6) Ordenar que tudo continue como antes, recomendando aos brigões que não se pronunciem publicamente sobre o problema.
7) Falar à imprensa em coletiva minimizando o fato e dizer que vai ser estudada a situação, mas que tudo está bem.
8) Esperar que a poeira baixe, sem dar satisfações à imprensa. Quando cobrarem, dizer que vai punir financeiramente os brigões ou outra desculpa, cortando, pela raiz, a onda da mídia.

INTERNAMENTE
1) Verificar quem tem razão. Sou convicto de que é Zago. É dever dele cobrar cumprimento de horários e disciplina.
2) Mesmo que Zago tenha trocado socos com Robert, há uma hora em que o desforço físico é inevitável. Verificar se Zago poderia ter evitado ou se foi necessário que agisse dessa forma.
3) Se tiver de punir Robert, mexer no bolso dele. Não estamos em condições de banir ninguém, muito menos o Robert, que, bom ou ruim, é o nosso único homem-de-área experiente neste momento.
4) Se Zago for culpado, multa pecuniária em cima dele também ou dependendo da gravidade da culpa, demissão.
5) Se for pensamento da diretoria demitir Zago, a hora é agora. Que não se espere mais. Mas a demissão de Zago não exclui a necessidade da punição de Robert como exemplo aos demais.
6) Se o pensamento não for esse, administrar a crise da forma como citei, até o jogo contra o Grêmio e ir levando com a barriga até que o caso seja esquecido.
O QUE CLUBE NÃO PODE
1) Tomar decisões precipitadas apenas para a satisfação ou imposição de egos hipertrofiados.
2) Prejudicar o time nesta hora importante do Brasileirão.
3) Tomar decisões injustas com o treinador ainda que se saiba que Zago não é "o cara".
4) Punir o clube com a demissão de Robert. Ele também não é "o cara", mas neste momento, precisamos dele
OBS - Precisamos do Robert porque a diretoria do Palmeiras não tem peito para enfrentar a torcida e a cornetagem da imprensa, colocando em campo os jogadores da base como o Santos, corajosamente o faz. Eu afastaria a velharia de atacantes e colocaria Paulo Henrique e Bruno Paulo juntos. Mas quem faria isso sou eu, não eles que não têm coragem.
MORAL DA HISTÓRIA: o que a mídia mais deseja neste momento é que a diretoria tome decisões extremas que gerem manchetes e especulações em detrimento do próprio clube.

E VOCÊ O QUE ACHA QUE O PALMEIRAS DEVERIA FAZER EM FACE DESSA BRIGA ZAGO/ROBERT?

DEIXE O SEU COMENTÁRIO