Observatório Alviverde

26/06/2022

NINGUÉM SABE PORQUÊ, MAS ABEL CONTINUA INSISTINDO COM JORGE E RAFAEL NAVARRO! AVAÍ 2X2 PALMEIRAS.

O primeiro campo de futebol iluminado do Brasil foi o estádio de São Januário, no final da década de 20, mas só a partir da segunda metade da década de 40 e nos anos 50s que proliferaram os estádios iluminados artificialmente. 

O fato é que dessa época aos dias de hoje, os clubes e as entidades diretivas adotaram como rotina um aumento dos eventos futebolísticos e cada clube passou a jogar, ao menos, duas vezes por semana. 

Portanto Sr. Abel e comissão técnica, parem de reclamar do calendário e adaptem-se ao modelo de calendário vigente no Brasil, passando a jogar com todos os titulares possíveis sem essa imprudência. 

Como é que vocês querem times entrosados se jogam cada dia e cada vez com um time diferente?

Abel começou errando aí.

Por que e para que entrou em campo com Jorge se esse jogador corresponde às expectativas já há muito tempo?

Por que Abel não escalou um jogador da base para o lugar de Pequerez, ao constatar que Jorge não vem jogando nada? 

Perdemos dois pontos ontem em Floripa porque o Avaí executou seu plano tático em cima de Jorge o tempo todo e sempre levou vantagem!

Por Abel insiste tanto com Rafael Navarro que, ao menos até agora, não disse o que veio fazer no Palmeiras, sem jogar absolutamente nada que justifique a sua permanência em um clube de tamanha grandeza, tradição e estatura?

Para que não se vá tão longe, resumimos essa ópera portuguesa de péssimo gosto, uma verdadeira bazófia: o Palmeiras, para a maioria das funções, não dispõe de reservas à altura dos titulares e isso não tem sido considerado. 

Estamos bem no gol e em toda a defesa, exceto na lateral esquerda, porque Jorge, que, reconheço, sabe jogar, tem experiência e algumas qualidades, não está conseguindo acertar.

Na "volância", apesar da melhora de rendimento de Atuesta e, só agora, de Gabriel Menino, novamente atuando pelo meio, precisamos de reservas à altura de Danilo, cuja queda de produção após a convocação à seleção foi notória e acentuada!

Da mesma forma, quem do elenco substitui Zé Rafael à altura, no lado esquerdo da defesa? Quem faz a transição como ele e com a qualidade dele? 

Quem se aproxima da área adversária vindo de trás como ele e com capacidade para fazer tantos gols atuando na função a que se chama de elemento surpresa? Não temos ninguém senão ele!

As carências maiores do Palmeiras, porém, estão em seu ataque, onde ninguém entende a tamanha insistência com Navarro. Faz-me lembrar de quando Felipão insistia teimosamente com o limitado e fraquíssimo Vinicius.

A rigor, estamos tendo dificuldades para substituir no meio de campo, exceto os chamados homens de criação.

Nesse quesito, Abel, se não quiser escalar todos de uma vez,  pode fazer rodízio entre Scarpa e Raphael Navarro e, se preciso for, também pode adaptar Zé Rafael à função que ele dá conta do recado.

As carências maiores do Palmeiras estão mesmo no ataque, onde não há substituto à altura para Dudu nem para Rôni.

Sei que há muitos garotos subindo da base, como o garoto Endrick, fora o atacante Merentiel que o Palmeiras acabou de contratar e do qual dizem maravilhas. 

Ele tem treinado magnificamente bem. Só espero que ele não seja apenas o jogador que a gíria da bola chama de "leão de treino".

Meus amigos, cá entre nós: "quem tem um segundo time fraco e deficiente em relação ao primeiro, não pode querer dar-se ao luxo de atuar cada dia com uma onzena diferente". 

Constância e repetição de escalações são fundamentais para que o time possa fazer seu jogo coletivo e não perca o seu entrosamento.

Sei, perfeitamente, que outros aspectos como a arbitragem acabaram influenciando diretamente no resultado do jogo de ontem, como outro pênalti "mandrake" marcado após uma entrada normal de Gustavo Gomez na qual o soprador de apito carioca Wagner Nascimento Magalhães conseguiu transformar em pênalti, sem a mais mínima manifestação de quem deveria dirimir todas as dúvidas: o Var.

Vou agora aplicar as minhas notas aos jogadores palmeirenses no jogo de ontem conta o Avaí:

Nota 6,5 para Éverton, atuação normal. Detalhe: não é defensor de pênaltis.

Nota 5 para Mayke. Fez a falta que redundou em gol do Avaí.

Nota 5 para Gòmez. Foi imprudente na jogada do pênalti , mas não fez a falta. Só marcam esses penais contra o Palmeiras.

Nota 5 para Luan com altos e baixos no jogo. Parece-me sem autoconfiança!

Nota 4 para Jorge ainda despreparado para entrar no time. Comprometeu, sim, mas a culpa é do treinador que o manteve em campo por tanto tempo.

Nota 6 para Zé Rafael pelo esforço mostrado e pelo fato de ter coberto o buraco que havia no setor de Jorge. Não fosse ele e o time poderia ter perdido. Mas, em razão disso, deixou de fazer algo que sabe fazer muito bem, isto é apoiar o ataque !

Nota 5,5 para Gabriel Menino que, atuando pelo meio, consegue render muito mais.

Nota 6,5 para Scarpa, que jogou sem ter ninguém para abastecer haja vista que o time do Palmeiras jogou sempre para os lados, sem a menor noção de profundidade.

Nota 5 para Raphael Veiga que entrou só para adquirir ritmo de jogo, e, visivelmente, se poupou.

Nota 4 para Breno Lopez. Jogador mediano e,para mim, para mim, sem condições de ser titular no time do Palmeiras.

Nota 5 para Atuesta que vem melhorando jogo a jogo e tem atuado com disposição.

Nota 6 para Wesley, que, devagarinho recupera sua qualidade de antes da cirurgia a que foi submetido.

Nota 5 para Dudu de quem se esperava que decidisse o jogo mas que visivelmente se poupou visando à Libertadores. Parece até que ele nem entrou em campo.

Nota 4 para Rafael Navarro que perdeu um gol que até a minha avó sentada na cadeira de balanço teria feito. Ninguém sabe porquê esse jogador tem sido aproveitado e jogado tantas vezes se nunca justifica a escalação?

Nota 4 para Verón que pouco ou nada fez em campo. Como caiu o futebol desse rapaz!

Nota 7 para Rôni, aquele que não gosta de perder, que divide todas e não se poupa para o jogo de outro dia. Fez o gol, correu, ajudou na marcação e, ao menos para mim, foi o craque do jogo.

Nota 4 para o técnico Abel Ferreira. Quero deixar claro, novamente, que não estou querendo a saída do português, mas como deixar de dizer a ele que "não dá mais para engolir essa de jogador e time cansados se o Palmeiras joga apenas duas vezes por semana." 

Da mesma forma, não dá mais pra tolerar esse excesso de jogos como time B, cujos jogadores estão longe (tecnicamente) da qualidade dos titulares, considerando-se que para a maioria das posições não existem reservas à altura? 

Já chega de insistir teimosamente com Rafael Navarro que já provou, comprovou e ratificou que não tem bola para atuar no Palmeiras, a não ser que melhore muito a qualidade de seu futebol.

O mesmo raciocínio se aplica ao lateral esquerdo Jorge que  precisa melhorar muito para conseguir jogar mal, quanto mais para jogar bem.

COMENTE COMENTE COMENTE