Observatório Alviverde

27/12/2018

A MÃO QUE AFAGA É A MESMA QUE APEDEREJA!


Meus amigos, no encerramento de mais um ano a mim me faria muito bem se a política do Palmeiras desse uma guinada, os espíritos se desarmassem e a paz viesse a tomar conta das relações entre as facções e os indivíduos que brigam pelo poder dentro do clube.

Essas coisas, muito comuns na vida do Verdão, em razão da constância com que acontecem e das próprias reincidências, já nem chegam mais a me aborrecer... 

No entanto, confesso-lhes provocam-me decepção e frustração, pois, não fosse isto e o Palmeiras de há muito teria chegado à condição de potência futebolística de primeira grandeza, não apenas no cenário brasileiro, mas do próprio "planeta bola".

Hoje faço questão absoluta de registrar a minha indignação com milhares de palmeirenses que, na ausência de fatos e de assuntos, estão acusando indevidamente o ex-presidente Paulo Nobre de estar atrapalhando a administração Gagliotte.

A acusação mais forte diz respeito ao fato (desmentido por Nobre) dele ter indicado um pseudo patrocinador simplesmente para atrapalhar a reeleição do atual presidente e a sequência de sua administração.

Li mensagens agressivas e algumas até ofensivas de palmeirenses (?) que estão colocando Paulo Nobre na vala comum da indecência e da ignomínia que sempre tomaram conta da sujíssima política palmeirense.

Infelizmente colocam a personagem (Nobre) que representa um divisor de águas da história palmeirense, como se fosse ele o próprio turco, encarnado, esculpido e imitando-lhe a forma, os gestos, os procedimentos e, sobretudo, as atitudes. 


Lamentável a maldade de tantos palmeirenses que, simplesmente, confirmam tudo aquilo que eu disse ontem acerca de nossa torcida. Estão lembrados? Os que não tomaram conhecimento, leiam, por favor,  a postagem de ontem!

Se mal pergunto me perdoem, mas qual seria o motivo real e determinante de tanta ira, tanto ódio e de tanta crítica a Paulo Nobre?

Será que já se esqueceram do homem cuja administração retirou o Palmeiras das dívidas impagáveis, dos juros escorchantes, e, por extensão, do ostracismo e da humilhação dentro do campo de jogo?

Por que tanta desaprovação, tanta crítica e tanta censura por nada, (por nada mesmo) ainda que fosse verdade tudo o que assacam injustamente contra Paulo Nobre? 

Por que tanto ódio, tanta maldade e tanta ira contra alguém que modernizou o clube, tornando-o autossuficiente e "autogerível"?

Por que tudo isso em cima de quem  capacitou o clube para gestões independentes sem qualquer submissão ou subordinação à Federações, Confederações ou, até, à dona absoluta do futebol brasileiro, a Rede Bobo, digo, Globo de Televisão?

Vi, por estes dias, na TV o ex-presidente Paulo Nobre na TV e fiquei impressionado com o processo de envelhecimento de nosso maior cartola dos tempos modernos o que levou-me a me poerguntar: 

" Teria sido em face da decepção por tudo o que leu, viu, ouviu, passou e tolerou nas últimas semanas? Até pode ser!

De um modo mais amplo e abrangente, fiz uma reflexão, cheguei à conclusão de quanto Nobre deve ter sofrido para contornar e resolver os problemas que envolviam o clube e transformá-lo na potência que tornou-se, hoje.

Sem querer tirar os méritos sequentes de Gagliotte e de Dona Leila -nada contra ambos- convenhamos, todos nós, que depois que Colombo (Paulo Nobre) colocou o ovo em pé, tudo ficou fácil e rentável, isto é, depois que Nobre recuperou e encaminhou administrativamente o Palmeiras tudo tornou-se muito mais factível e, sobretudo, fácil.

Mas, cá entre nós, o amor de Gagliotte e o amor da "paraquedista de Mustafá" fariam pelo Palmeiras, na situação em que o clube estava e vivia, tudo o que fez Paulo Nobre?  

Teriam, ambos, a disposição de fazer uso do patrimônio pessoal, investindo a juros bancários para ajudar a salvar o clube?

Muitos palmeirenses, hoje, desconsiderando os desmentidos de Nobre, o acusam de ter inventado um patrocinador fictício com o objetivo de desestabilizar a última eleição e a atual administração. Mas desestabilizar, por quais motivos ou razões?  

Por que Nobre faria uso de uma artimanha infantil, ele que é tão experiente e tão vivido? 

É claro que ele sabe, perfeitamente, que a mentira tem pernas muito curtas e a adoção de uma tática política furadíssima como essa, colocaria sua intocável imagem de ex-presidente numa situação vexatória e incompatível com o seu QI de alguém muito acima da média.


Está na hora desses torcedores sem escrúpulos medirem as palavras, conter os gestos e tomar melhores atitudes, porquanto o Palmeiras tem de ser colocado -sempre- acima das preferências ou das simpatias pessoais de cada torcedor.


Como disse em um de seus versos o extraordinário poeta paraibano Augusto dos Anjos, para mim um pré-modernista, que deixou como legado de suas incomensuráveis verve e inspiração apenas um livro de poemas denominado "EU"...

"A MÃO QUE AFAGA É A MESMA QUE APEDREJA"!

Paulo Nobre acaba de sentir isto na própria carne! 

COMENTE COMENTE COMENTE
PS - Admiro tanto o estro de Dos Anjos de quem sou fã, admirador e imitador que posso ter usado a manchete de hoje em outros trabalhos. Se já usei me perdoem, mas hoje foi muito pertinente (AD).