Observatório Alviverde

20/02/2012

PALMEIRAS X OESTE. NINGUÉM NO VERDÃO SERÁ POUPADO, MESMO COM O CLÁSSICO DOMINGO


Palmeiras x Oeste: É o jogo seqüencial do Palmeiras no Paulistão quinta feira, 23/02.

Menos mal que será no Pacaembu, porque, domingo que vem, com pouco mais de 48 horas de diferença, enfrentaremos os Bambis, em outro "choque-rei" que terá como palco Presidente Prudente, em cidade e estádio que nos trazem sempre nuita sorte!

Claro que o jogo contra o Oeste é difícil, qual não é?

Não sei quem disse que "já não existem mais bobos no futebol", mas, quem disse acertou em cheio. Não existem mesmo!

O rubro-negro de Itápolis, ao menos até agora, não reedita as suas melhores performances de outras temporadas. Tanto é verdade que foi o primeiro clube a mudar de técnico neste Paulistão.

Em oito jogos disputados, ganhou apenas um, empatou três e perdeu quatro. Está a um ponto da zona da degola!

Entretanto o time itapolense (existe a expressão ou criei um neologismo?) marca novamente a sua presença no campeonato, como é de seu feitio, com um ataque forte e realizador. Marcou, até agora, por exemplo, o mesmo número de gols que o Corinthians, dez.

A fraqueza do rubro-negro interiorano neste Paulistão, reside em seu compartimento defensivo que já tomou 12 gols em oito rodadas. Entretanto,  longe de ser um desastre, pode-se considerar mediana a conduta da defesa do Oeste. 

Oito clubes têm defesas mais vazadas: a Ponte, colocada na zona de conforto em 8º lugar, o Bragantino 11º, 14 gols sofridos, Linense 12º e Comercial,  14º, ambos com 17, todos à frente do Oeste que é o 15º classificado.

Sem a necessidade de falarmos sobre as defesas dos times que estão abaixo da equipe de Itápolis, coloque-se que o Oeste, com o novo treinador, nova motivação e tudo mais que pode, empreende campanha de recuperação e superação, visando a entrar entre os oito privilegiados que farão os confrontos nas chamadas oitavas de final. É aí que mora o perigo!

Quem desconhece que o esquema arcáico de Felipão, conhecido, manjado e superado tanto ou quanto os de Tite, Roth, Muricy e de todos os técnicos retranqueiros que tomaram conta do futebol brasileiro, só funciona na medida em que o Palmeiras seja atacado.

Concebido, estrategicamente, para contra-atacar, o time do Palmeiras demonstra, claramente, limitações e  dificuldades quando tem a necessidade de tomar as iniciativas do jogo e construir um jogo ofensivo em que tome as iniciativas.

Reconheço, porém, que já  melhou muito neste aspecto, com a chegada de alguns jogadores como Juninho, Arthur, Barcos e, principalmente, Daniel Carvalho que deran mais graduação e qualidade ao time. Princpalmente, personalidade!.

Quem sabe a chance maior de vitória do Verdão resida no fato de o Oeste ser, tradicionalmente, um time focado e vocacionado a atuar ofensivamente, o que pode, efetivamente, facilitar a tática única e repetitiva de Felipão. Ele, até, vence mas, dificilmente, agrada ou convence.

Neste Paulistão, os números do Palmeiras são, infinitamente, melhores que os do Oeste. Há um grande hiato entre as campanhas, posto que o Verdão é detentor de números muito mais expressivos que os do Oeste. E, se queren minha opinião, é uma obrigação, por óbvios motivos..

Não se pode estabelecer parâmetros de comparação entre os times sob todo e qualquer aspecto, seja ele técnico, físico, individual, emocional ou qualquer outro. Ademais o Palmeiras, com todos os defeitos, é líder do Paulistão!

Se faço reparos contra a forma tática do time de Scolari, para quem a menor distância entre dois pontos não é uma reta, não coloco em dúvida, jamais, a sua capacidade de motivar grupos e conduzir seus times às vitórias.  Mais do que bom, isto é ótimo!

A sua atitude de cobrar dos jogadores profissionalismo total nesta semana de carnaval e a afirmação de que não vai poupar ninguém contra o Oeste de Itápolis, mostram o quanto Scolari está focado nas perspectivas de titulo neste Paulistão e em participações convincentes do Palmeiras na Copa do Brasil e no Brasileirão.

Scolari, o oitavo técnico em importância no cenário esportivo mundial, sabe que tem perdido muito do prestíigio acumulado em sua carreira e que não pode deixar o Palmeiras sem, ao menos, uma conquista, um título... Ou, na pior das hipóteses um trabalho convincente!

Não creio que vamos tropeçar no Oeste, embora não creia, também, que encontraremos facilidades para derrotá-lo.

O Oeste está acuado e ameaçado pelo descenso. Em razão disso está, também, mobilizado, sabe que necesita reagir, quer vencer, precisa vencer!  Mas o Palmeiras também precisa!

Entre os nossos titulares, não teremos Henrique, suspenso, mas com garantia de volta, ufa, domingo, no "choque-rei". Ele é, disparadamente,   o nosso melhor  zagueiro. Fará uma falta e tanto!

Artur é a dúvida na lateral direita, mas o titular, Cicinho, já confirmado, volta ao time. E volta com a motivação e a obrigação de jogar bem e mostrar que é o titular absoluto e dono da posição  .

Não creio na volta de Valdívia nesta quinta-feira, embora com Felipão tudo seja possível e o impossível aconteça a qualquer hora.

COM O TIME COMPLETO E EM CASA PODEMOS CONSIDERAR COMO GANHA A PARTIDA CONTRA O OESTE?

SOMOS FAVORITOS CONTRA OS BAMBIS?
 

COMENTE COMENTE COMENTE