Observatório Alviverde

29/04/2021

ALÉM DE SI, VERDÃO AGORA DEPENDE DE IMPROVÁVEIS TROPEÇOS DE BRAGA E NOVORIZONTINO PARA IR ÀS FINAIS DO PAULISTA/21!

 

FIM DO 1º TEMPO 0 X 0.

Apresentação medíocre do Palmeiras neste 1º tempo. Medíocre no sentido lato da palavra, não no sentido negativo como muitos imaginam, haja vista que o time exibiu um futebol mediano.

Do ponto de vista do conjunto, o Palmeiras teve um excelente goleiro, defensiva de zagueiros improvisados mas bem, um meio de campo apenas razoável, sem criatividade e um ataque carente de força, agressividade, criatividade, de tudo, enfim.

Apesar de tudo isso não direi que o Palmeiras esteve pior do que o adversário e que o resultado seja injusto.

Direi apenas que o Verdão foi melhor, esteve sempre melhor e sob o aspecto méritos para vencer tem de ser ressaltado com o time mais lúcido, mais maduro e mais efetivo.

Claro que quando o assunto é futebol qualquer resultado pode prevalecer, mas em termos de tendência creio que o Palmeiras com maior ou menor dificuldade caminhe para a vitória que se não vier, "adeus viola" e o time fica fora da disputa das finais do Paulista/21.  

ACREDITO NO TIME PARA O SEGUNDO TEMPO.

E VOCÊ?

2º TEMPO

O jogo, no 2º tempo, manteve a tendência de domínio do Palmeiras, mas o defeito continuou o mesmo, da falta de presença de área e finalização.

Já sem Wesley, a grande baixa do jogo de ontem que foi substituído por Giovano aos 30 do 1º tempo, o Palmeiras tentou mudar a postura na volta para o segundo tempo, e, no entanto não mudou. 

Abel só mexeu no time por volta de 16 ms do 2º tempo fazendo entrar Raphael Veiga no lugar de Zé Rafael, Patrick no lugar de Scarpa e 10 minutos mas o time pouco mudou.

Aos 26 do 2º tempo Abel provou que tencionava vencer e continuar no Paulista/21 para as fases semifinais e finais, radicalizando e colocando em campo Adriano no lugar de Gabriel Menino e Rôny no lugar de Willian.

Há de se reconhecer que o Palmeiras dominou o adversário por completo da mesma forma que todo mundo viu que o time limeirense trancou-se na defesa e ficou furtivamente à espera de uma bola que lhe permitisse ganhar o jogo, buscar a classificação e, principalmente, fugir da 2ª divisão.

Com o goleiro limeirense em noite de grande inspiração, o Palmeiras esteve à pique de marcar em duas ou três vezes.

No entanto, além de esbarrar na estupenda performance de Jefferson, a maioria das bolas que mandou ao gol foram aquelas a que chamamos de mascadas, isto é, finalizações de baixa resolução, a marca registrada do time palmeirense ontem à noite, fosse quem fosse que estivesse dentro da área e tentasse o arremate, Felipe Melo, inclusive.

Apesar do domínio absolutamente estéril que exerceu na maior parte do jogo ficando muito mais com a bola, não se pode dizer que a derrota foi injusta, conquanto foi severa e castigou bastante o time e a torcida.

Que o três compromissos finais do Alviverde do Allianz sejam disputados por jogadores alternativos, preferentemente os jovens e que o time não mude seus objetivos e planejamento sejam quais forem os resultados!

Essa eliminação (quase consumada) é para Abel Ferreira uma verdadeira tese de "doutorado" cujo tema principal certamente deve ter sido este: "da necessidade de ajustes e adequações aos calendários de um clube gigantesco e nem sabe que o é"!

COMENTE COMENTE COMENTE

PALMEIRAS TEM DE VENCER E TORCER CONTRA NOVORIZONTINO E RED-BULL!

Dando sequência às várias maratonas que se obriga a correr cada dia, o Palmeiras entra em campo esta noite para enfrentar a Inter de Limeira.

O jogo vale pelo Paulista e a situação do Palmeiras, em razão das excelentes performances do Bragantino e do Novorizontino em seu grupo, deixam em dúvida a perspectiva de classificação alviverde.

De qualquer forma, em razão de o Novorizontino ter empatado com o São Bento esta semana em Sorocaba, as perspectivas de classificação palmeirenses ainda são palpáveis, conquanto muito difíceis.

O Grupo C, o grupo do Verdão, está assim:

1º) Bragantino......10 jogos, 21 pontos, 6 vitórias, 3 empates, 1 derrota, 13 gols pró, 5 contra, saldo de 8. Próximos jogos: Santos em Bragança Paulista e Botafogo em Ribeirão Preto.                                                                                                                                                                        2º Novorizontino....09 jogos, 18 pts, 5 vitórias, 3 empates, 1 derrota, 13 gols pró, 6 contra, saldo de 7.        Próximos jogos: Guarani em Campinas, Botafogo em Novo Horizonte e Corinthians em Sampa.    

3º PALMEIRAS ...08 jogos, 12 pontos, 3 vitórias, 3 empates, 2 derrotas, 11 pró, 7 contra saldo de4.       Próximos jogos: Inter, hoje no Allianz), Santo André(lá), Santos  no Allianz e Ponte em Campinas. 

Para se classificar o Palmeiras precisa vencer os quatro jogos que terá de cumprir, a não ser que o Braga e o Novorizontino também percam pontos, o que, convenhamos, é difícil.

Vejam que se o Bragantino fizer quatro dos seis pontos que disputa o Palmeiras fica fora das finais do Paulista e se o Novorizontino alcançar sete dos nove pontos que disputa, adeus, Verdão!

Então, o Palmeiras, se ainda ambiciona chegar à disputa pelo título e a julgarmos pelos números e pelo panorama da tábua de classificação no dia de hoje, não tem outra escolha...

Tem de, forçosamente, derrotar a Inter de Limeira e esperar que, sábado, o Braga perca ou empate em casa com o Santos (possível) e que o Novorizontino perca ou empate em Campinas com o Guarani (muito possível).

Fique claro, porém, que o Verdão também terá de fazer a lição de casa, porém fora de casa, em Santo André contra o Santo André, domingo que vem, possivelmente no Canindé.

De qualquer forma é bom que fique muito claro e explícito que a classificação palmeirense para as semifinais está distante e é pouco provável que venha ocorrer.

Você acredita na classificação do Verdão?

Ou acha que o Palmeiras deveria se preocupar apenas com as competições mais importantes?

COMENTE COMENTE COMENTE