Observatório Alviverde

24/02/2022

SERÁ QUE O PALMEIRAS VAI CONTINUAR JOGANDO DESCARACTERIZADO SEMPRE DE UNIFORME BRANCO?


Meus amigos, por injunções de ordem familiar não pude assistir à totalidade do primeiro Athlético PR x Palmeiras que decide a Recopa.

Em razão disso não vou arriscar comentários sobre o jogo, deixando,  excepcionalmente nesta 5ª feira 24/02, a incumbência da análise do time, exclusivamente para vocês.

De minha parte apenas acrescento que o resultado de 2 x 2 obtido pelo Verdão em Curitiba, isto é, um empate fora de casa, é um aspecto importantíssimo que credencia o Palmeiras a ser campeão, posto que tem time melhor que o rubro-negro paranaense.

A receita para que o Verdão vença o segundo jogo no Alliannz e ganhe o título inédito é a de sempre: humildade, calma e imposição natural de seu jogo, sem invencionisses, sem prepotência e sem proclamar o "já ganhei"!

A grande verdade é que o Palmeiras já está com as duas mãos em outra taça, para o desespero daqueles torcedores de outros clubes que estão sendo obrigados a torcer contra o Verdão, posto que seus times de preferência deles não estão conseguindo disputar nem os títulos dos jogos e campeonatos de futebol de botão.

Outro aspecto que faço questão de destacar e protestar contra ele, é que o Palmeiras tem jogado ultimamente vestindo uniforme branco e desprezando o uniforme verde que tanto encanta e que já nos deu muita sorte.

Aconteceu recentemente no mundial de clubes e, convenhamos, em termos de marketing é um autêntico tiro no pé. Além do peso (sou supersticioso e penso assim) o Palmeiras nunca foi o Brancão, mas, sempre o Verdão primeiro e único do planeta.

Roupa branca com distintivo e detalhes verdes, meus amigos, não pode ser usual, mas apenas uma forma alternativa de o time entrar em campo quando existam semelhanças de seu uniforme com os uniformes dos adversários.

Resumindo, para aque fique bem claro, bem definido e bem exposto: "O Palmeiras não é um time branco e verde, mas, sem qualquer dúvida é um time verde e branco. O verde tem de prevalecer fortemente em nossa indumentária.  

Não sei quem tem sido esse modista demodê que tem determinado que o time entre em campo -constantemente- trajando branco e desprezando o Verde.

Ou seria ordem de algm pai-de-santo? Em 1954 por indicação de um pai-de-santo o Palmeiras decidiu a Copa do IV centenário da cidade de São Paulo vestido de azul e perdeu. Vira e mexe aparecem iluminados querendo mudar nossas cores e, via de regra, muitas vezes conseguem, ainda que seja só por algum tempo.

Em última análise, o uniforme branco, além de fugir às características do time e não ter quase nada da história do clube, faz com que uma pessoa desavisada que entre num estádio para assistir ao Palmeiras, imagine que esteja assistindo a um jogo do Curica, do Santos ou de um outro time qualquer que traje branco!

Quando será que D. Leila colocará um paradeiro nessa palhaçada e resgatará a  tradição verde-palmeirense que já tem mais de 100 anos?

COMENTE COMENTE COMENTE