Observatório Alviverde

19/11/2013

MUDA, PALMEIRAS!


MUDAR TÉCNICO, JOGADORES E CONTRATAR OUTRO GRUPO NÃO BASTA! É PRECISO MUDAR A MENTALIDADE NO PALMEIRAS EM RELAÇÃO AOS DIRIGENTES E À TORCIDA!

  
A cada temporada a torcida se levanta e grita: 

"- Ô, Ô, Ô, queremos jogador!"

Não que a torcida não tenha razão!

Tem porque o Palmeiras tem se esmerado, ano após ano, em contratar mal, cada vez pior!

Culpa de quem?

Da ignorância e da competência dos dirigentes?

Em parte, eu digo que, sim!

Mas a torcida, digamos que 80% dela, principalmente a paulistana, tem a sua parcela de culpa.

E o tem na medida em que fica exigindo, o tempo todo,  jogador consagrado.

Jogador consagrado, quem não sabe, é jogador caro, no auge da carreira.

Jogador consagrado é aquele que quando o clube o tem, não aguenta pagar-lhe os salários.

Jogador consagrado é o que o clube vende porque deseja faturar uns trocados para investir em novos jogadores, principalmente nas promessas, reciclar e renovar o elenco, sem deixar de disputar os títulos.

Os jogadores consagrados que o Palmeiras tem contratado são ex-jogadores que foram grandes mas que envelheceram e teimam em continuar jogando, já fora de suas condições físicas ideais.

Não sei porquê os "babacas" de nossa torcida adoram jogadores, tipo Edmundo, Éverton (ex-gambá), Lincoln, Juninho Paulista, para que citemos, apenas, uma pequena relação de jogadores ultrapassados, contratados recentemente pelo Verdão.

Quando Alex, ano passado, estava retornando ao Brasil trabalharam para que voltasse ao Palmeiras, mesmo sem saber como ele estava, do ponto de vista físico.

Impressionante é que continuam trabalhando com esse objetivo, por achar que Alex ainda é o mesmo do tempo em que jogou pelo Palmeiras, sem se renderem à realidade do pouco, quase nada, que ele mostrou no Brasileirão, estando o seu clube às portas do rebaixamento.

Os caras se julgam os tais e se arvoram em os mais sábios torcedores do planeta, se esquecendo de que eles têm sido corresponsáveis pelo clube contratar tanta tranqueira.

De fato, em tempos idos, o `Palmeiras contratava jogadores de renome, mas os contratava no auge técnico e na plenitude física de cada atleta.

É bom que se  frise e realce que o Palmeiras só fez uso dessa política de contratações entre o final da década de 50 e meados da década de 70, quanto o mercado era farto e o clube subvencionado pelas Indústrias Matarazzo.

Mas, registre-se, mesmo naqueles tempos, o Palmeiras jamais se esqueceu ou abandonou o mercado das grandes promessas do futebol do interior e de outros estados.

Naquele tempo, a maioria dos jovens jogadores tinha como objetivo maior de suas carreiras jogar no Palmeiras, um clube de tanta visibilidade, à época, quanto o Santos, o Flamengo e o Vasco da Gama, que comandavam o futebol nacional.

A torcida paulistana do Palmeiras tem muito a aprender, pois além de gostar dos jogadores em razão do prestígio e até, pasmem, da aparência física (detestam negros, mulatos e jogadores feios) discrimina demais os novos contratados. É óbvio que não são todos os torcedores, mas a grande maioria. 

Por que vocês acham que esses torcedores implicam tanto com Márcio Araújo, muito melhor do que Egurem, pelo que o uruguaio mostrou até agora? Até sem jogar eles diziam que o oriental era melhor do que Márcio! 

Como eles viram que Márcio joga muito e é, sem exagero, taticamente, depois de Valdívia, o jogador mais importante do Palmeiras, agora eles mudam o pensamento -sem humildade para reconhecer a capacidade do maranhense de jogar para o time- e dizem que Márcio pode ser reserva.

Precisamos acabar com essa mentalidade turva e irreal e parar de perseguir os jogadores. Quantos que "não servem" para o Palmeiras, são campeões ou cumprem grandes performances em outras equipes.

A grande maioria dos torcedores nem percebe que ela é envolvida pela mídia que já provou por a+b+c e + o alfabeto todo que trabalha contra o Palmeiras, com raríssimas exceções.

Pois os nossos torcedores se deixam levar por comentários tendenciosos que tem como escopo destruir o Palmeiras e, mesmo sem querer, tornam-se cúmplices da bandidagem midiática.

O torcedor implica com determinados jogadores parte para a agressão física ao único craque de que dispomos em nosso elenco, Valdívia, e se esquecem que o futebol não é ganho, apenas, em campo.

Em vez de cobrar e exigir da diretoria, atacam o efeito e não a causa. O Palmeiras, conquanto tenha contratado mal e montado times apenas razoáveis, em um ano ou outro bons, vem sendo uma vítima indefensável de armações da mídia, dos árbitros, dos tribunais, de políticos inescrupulosos  e, principalmente, da cartolagem.

É isso que a torcida tem de combater, e não hostilizar o grupo de jogadores.

Alguém tem dúvida de que o nosso segundo rebaixamento foi decorrente da camorra arbitral?

Que clube na história do futebol brasileiro teve arrancados à mão grande 15 pontos por erros de arbitragem? Eu desconheço! Você sabe ou se lembra de algum?

E, no entanto, em vez de combater quem nos combate a torcida vai a campo para achincalhar, desmoralizar e demonizar os nossos jogadores, tirando-lhes, completamente, a motivação, levando-lhes o desânimo e a falta de confiança!

É disso que temos de nos livrar, através de um trabalho forte de bastidores, procurando um alinhamento com a mídia e exigindo um tratamento equânime e igual aos rivais dentro de campo, através dos árbitros, tribunais e das casas que regulam o futebol no Brasil -em termos de Palmeiras-, a FPF e a CBF.

Nosso problema em campo existe, mas não é o nosso principal problema!

Nosso principal problema, creiam, sempre foi e é fora de campo!

Para solucioná-lo precisamos, todos, mudar a mentalidade!

COMENTE COMENTE COMENTE