Observatório Alviverde

10/02/2022

FIFA RECONHECE OUTRA VEZ O PALMEIRAS COMO O 1ºCAMPEÃO MUNDIAL INTER CLUBES! O 2º TÍTULO PODE VIR SÁBADO CONTRA O CHELSEA!


Quando aquele antigo publicitário paulistano e doentiamente corintiano Washington Olivetto, em conluio com parte ponderável da mídia paulistana, ia à TV e acabava com o Palmeiras, muitos batiam palmas e o aplaudiam à exaustão. Tinham-no como ídolo!

Fazendo uso das prerrogativas e facilidades que a profissão lhe conferia em face da mídia, Olivetto seguidamente arrebentou o Palmeiras, não se sabe a título de que, com críticas mordazes, gozações agressivas e ironias, encarnando a figura de "arauto do mal",  num tempo em que a Tv a cabo era incipiente e a audiência televisiva era restrita à faixa VHF em oitos canais, e, portanto, massiva.

Pode-se dizer que o Palmeiras, pela ausência lamentável de um departamento de marketing competente, jamais reagiu a Oliveto, e frustrou sua torcida que espera até hoje por uma reação, sem, no entanto, jamais obtê-la.

Uma das primeiras ações desse figadal inimigo palmeirense foi a de associar o clube ao grosseiro epíteto de porco, e, por extensão, chamar os palmeirenses de porcos. 

Ainda que os termos em si não tenham sido criados por ele, a propagação da ofensa, num primeiro momento, levou briga e pancadaria às arquibancadas dos campos de futebol, até que, inteligentemente, a torcida palmeirense fingiu que aceitava a pecha.

Em relação à Copa São Paulo de juniores não tenho lembrança se ele depreciava ou não o Verdão.

A tal "Copinha" sempre foi tratada como um tema banal, e só ganhou importância quando os corintianos (sempre eles, invejosos e inconformados) passaram a dizer que o Palmeiras não tinha copinha simplesmente para poder "gozar" os palmeirenses.  

E, no entanto, o Palmeiras ganhou a principal delas, a Super Copa São Paulo de 95, que a mídia sub-repticiamente passou a tratar como um torneio estanque e diferente, simplesmente para não admitir o título palmeirense. 

Da mesma forma, toda a vez que o assunto era "A Copa-Rio/51, Olivetto fazia questão de  propagar que "o Palmeiras jamais houvera sido Campeão Mundial de clubes", não obstante todas as provas muito explícitas e as publicações muito claras da mídia da época. 

Esse cidadão, agora no lugar que merece, o ostracismo, foi um dos grandes carrascos da SE Palmeiras em toda a história do clube.

Ele jamais economizou impropérios, ironias, gozações grosseiras e críticas mordazes em todas as vezes que se referia ao Verdão, com o objetivo único de desgastá-lo e desmoralizá-lo perante a opinião pública.

Hoje pode-se dizer que a ladainha que virou moda, aquela  de desvalorizar o Palmeiras e os palmeirenses, é sequente, ininterrupta, incessante, um autêntico moto-perpétuo que persiste e, pior, não cessa, não para...

Nestas semanas em que o Palmeiras está no Qatar para disputar a fase final do Mundial de Clubes (pela semifinal, já passou) nunca se viu tanta coisa negativa publicada nas redes sociais e na mídia, seja em rádio, TV, jornal, revista ou em qualquer outro veículo de comunicação, a Internet, inclusive.

Fizeram de tudo, publicaram tudo e até ressuscitaram o superado assunto do primeiro título mundial conquistado por um clube respeitável e respeitado que, não sem motivo, é o mais vencedor da história do futebol brasileiro.

Quem quiser saber porquê o Palmeiras tem o direito de ser recohecido como "o primeiro campeão mundial de Clubes" da Fifa, por favor, entre neste endereço e saiba de todos os detalhes:

A leitura dessa matéria vai mostrar claramente porque só o Palmeiras- entre todos os clubes que um dia conquistaram a festiva Copa Rio- pode reivindicar a convalidação de seu título pela Fifa.

Agora, falemos do Mundial das Arábias/21: 

PALMEIRAS FAZ A FINAL DA COPA DO MUNDO INTERCLUBES ENFRENTANDO O CHELSEA DA INGLATERRA! 

Sem querer colocar o Palmeiras na condição de favorito ou de provável ganhador, quero dizer que, por tudo o que vi deste Mundial até agora, o Verdão tem um time competitivo e parelha, levemente superior ao Chelsea e muito melhor que o Al-Hilal.

Entretanto essa condição de melhor time, de mais bem armado, mais bem entrosado e muitíssimo mais bem treinado, não garante ou confirma que o Palmeiras vencerá o jogo decisivo e que já possa ser tido, havido e proclamado antedcipadamente como  "Campeão Mundial de Clubes/21".

Numa comparação direta Chelsea/Al-Hilal o time inglês, que derrotou o saudita na bacia das almas, apesar dos pesares, é melhor. 

Apesar de o resultado do confronto (1 x 0 pro Chelsea) não tenha sido justo, não tenho a menor dúvida de que o time inglês é melhor.  

Entendo que estaremos disputando a final  dentre os dois, com o time mais perigoso e mais  categorizado o Chelsea, que, em meu critério de análise, reúne muito mais possibilidades e creden ciais de vencer o Palmeiras do que o Al-Hilal.

E digo isso não apenas pelo fato do Chelsea ser um time campeoníssimo, nacional e internacionalmente e nem por pertencer à tradicional  e  respeitável escola futebolística inglesa... 

Ficou evidente que tem muito mais força de camisa além de mais prestígio, mais rodagem e muito mais vivência em competições importantes, do que o jovem time árabe.

Do ponto de vista individual, no entanto, o Al-Hilal pareceu-me ter um número maior de jogadores habilidosos porém dispersos do que o time ingles, perdendo (de longe) no jogo coletivo e na letalidade ofensiva em razão  das limitações de seu treinador.

Fazendo uma projeção em melhor instância eu lhes digo que se o jogo do Verdão fosse contra os árabes, pela inconsistência tática do time deles (pareceu-me fraco o técnico do Al -Hilal), pela lentidão na troca de passes em jogadas absolutamente previsíveis, embora seja um time velocíssimo nos contra-ataques, as chances de vencer do Palmeiras seriam maiores e, aí sim,  eu apostaria todas as minhas fichas no Verdão.

Quanto ao Chelsea, tem um tipo de jogo semelhante ao do Palmeiras, a partir de uma defesa muito consistente que começa com um grande goleiro, com excelente toque de bola, ótimas viradas de jogo, boas jogadas pelas pontas, avanço dos laterais e os meias vindo  de trás em direção à área adversária para os arremates.

Nesse aspecto o time inglês tem um "plus"que é  um centro avante pivô, muito alto e forte, que joga de costas para o gol, artilheiro, letal no jogo aéreo, e, principalmente,  habilita quem chegue para o arremate, vindo de trás.

Trata-se de algo a mais de que o Palmeiras precisa tanto há tanto tempo mas não consegue encontrar. 

Esse jogador bem que poderia ser R.Lukaku, belga descendente de congoleses, 28 anos, 1,91 m de altura, fortíssimo, de arremate poderoso, muito bom nas cabeçadas, no jogo de contato, nas finalizações e com enorme potencial artilheiro.

Sorte a do Palmeiras que Romelu Lukaku está um pouco fora de forma. 

Ainda assim já se sabe que Abel talvez efetue uma troca de posição entre Luan e Gomes para que o paraguaio inicie o processo de marcação ao jogador de melhores condições técnicas do Chelsea e suficientemente capaz de decidir o jogo em favor dos ingleses.

VOCÊ, O QUE ESPERA DESSA DECISÃO PALMEIRAS X CHELSEA? 

ACHA QUE O PALMEIRAS TEM MAIS TIME?  

ENTENDE, ENFIM, QUE O VERDÃO SEJA O  FAVORITO?

COMENTE COMENTE COMENTE