Observatório Alviverde

09/08/2017

COMENTE O JOGO DURANTE E APÓS O MESMO, ATÉ QUE FIQUE PRONTA A POSTAGEM FINAL!

MEU COMENTÁRIO ANTES DO JOGO

 Vou revelar as minhas preocupações:

1) Estamos entrando em campo com um armador improvisado. Ele será o termômetro da atuação! Se Dudu acertar na função, o time todo jogará bem, mas se ele jogar mal ou não acertar... Aí eu não quero nem ver.

2) Temos um ataque rápido, porém fraco e baixo em relação à força e estatura defesa equatoriana.

3) O time deles, de um modo geral, é mais alto, mais forte e mais veloz ofensivamente.

De qualquer forma, sou mais Verdão.

========================
MEU COMENTÁRIO INTERMEDIÁRIO

Um time sem armador dificilmente vai fazer gol em alguém.

A minha esperança é que Moisés entre e resolva. 

Tem de sair Keno.

Eu ficaria com Guedes mesmo tendo ele jogado mal.

Dudu tem de voltar a ser atacante e se preocupar somente em fazer gols.

Deyverson joga isolado e em 45 minutos só conseguiu desviar uma única bola de cabeça, nada mais.

Se Dudu avançar e encostar ele pode render mais.

Lamentável a saída prematura de Mina, mas Dracena dá conta do recado. (AD)

MEU COMENTÁRIO FINAL:

O que vou dizer agora eu só não disse antes para não carregar contra o time em um momento tão importante e para que não me tachassem de pessimista.

Entretanto, quem leu com atenção os meus comentários antes do jogo, pôde deduzir facilmente nas entrelinhas que, desde o jogo em Guayaquil, eu deixei no ar que o Barcelona tinha mais time do que o Palmeiras.  

Efetivamente, tinha! Provou que tinha! E tem!

Trata-se de um time bem comandado, com padrão de jogo definido, que atua basicamente em contra-ataques mas sabe, também, fazer o chamado jogo de envolvimento, quando necessário.

Além disso é um time primeira linha da América do Sul, de ótimos valores individuais, bem preparado fisicamente, de jogadores muito fortes do ponto de vista físico e alguns muito bons tecnicamente.

Querem que eu diga outra verdade? A escola equatoriana, hoje (tanto e quanto a colombiana e a chilena), está à frente da escola brasileira! 

Não, não me venham com o argumento da Seleção Brasileira que reúne jogadores que estão fora do país e muito longe do futebol brasileiro. Quem tem olhos para ver, veja! Quem tem sensibilidade para perceber, perceba!

A razão disso? 

O crime da quase extinção dos estaduais que a mídia enterrou por todo o país apequenando muitos clubes e fechando outros, o que diminuiu drasticamente o número de jogadores formados no interior.

Sei, perfeitamente, que aqueles que gostam de competições de rótulo e os seguidores dos chamados "cronistas de vanguarda" não vão concordar comigo, mas a ausência da revelação de jogadores de ponta, tipo Neymar e Gabriel de Jesus, antigamente uma constante, liquidou o futebol brasileiro.

O Palmeiras, ontem, com um time inferior técnicamente, venceu no tempo normal e perdeu nos pênaltis. 

Exceção feita a Moisés, o Palmeiras mostrou algum jogador especial que mudasse o rumo do jogo? 

Mostrou algum driblador ou algum atleta que improvisasse e demolisse a fechada defesa do Barça, isto é, alguém tipo Neymar, Méssi ou até um Felipe Coutinho?  

Mas é claro que não! O futebol brasileiro, infelizmente, está engessado e o Palmeiras com milhões de dólares para gastar não consegue contratar um único jogador desse estilo que desequilibre em campo. Daí a mesmice em que estamos mergulhados.

A conclusão final a que se chega é que o Palmeiras, noves fora Prass, Mina, Dudu e Moisés ou, bem longe deles, Tchê e Róger Guedes (fez, ontem, sua pior partida com a camisa do Palmeiras) só tem jogadores óbvios e medianos.

Não, não acrescentem o Felipe Melo posto que ele também é um mediano!

Por falar em Prass, a decisão por pênaltis comprovou aquilo que já se tinha certeza. Prass é infinitas vezes mais goleiro que Jailson!

Para encerrar, o Palmeiras está completamente fora da disputa da Liberta e agora espera por um improvável milagre no Brasileiro para tentar ganhar o título.

FICHA TÉCNICA
No tempo normal: 
PALMEIRAS 1 x 0 BARCELONA DE GUAIAQUIL
Nos pênaltis: 
Palmeiras 4 x 5 Barcelona 
(Barcelona classificado)     

Árbitro: Nestor Pitana (ARG)
Assistentes: Hernan Maidana e Juan Pablo Belatti (ARG)
Público: 38.310 pagantes Renda: R$ 3.343.320,49

1º Tempo 0 x 0
2º Tempo Palmeiras 1 x 0, gol de Moisés aos 5' do 2º Tempo

BARCELONA: Banguera; Pineida (Valencia), Aimar, Velasco, Arreaga, Minda (Segundo Castillo), Oyola, Marcos Caicedo, Ayoví, Castillo (Diaz) e Álvez
Técnico: Guillermo Almada
    

PALMEIRAS: 

Jailson; Esteve bem no jogo e fez o que pôde nos pênaltis, mas é menos goleiro do que Prass. Nota 7.

Tchê Tchê: Improvisado, cumpriu as ordens do banco e não comprometeu. Nota 7.

Mina: Que falta fez esse jogador que jogou tão pouco tempo. Com ele em campo as coisas poderiam ter sido melhores. Nota 6.

(Edu Dracena): Deveria ter começado como titular ao lado de Mina. Esteve impecável no jogo aéreo e teve algumas dificuldades no corpo a corpo, pela alta velocidade dos atacantes do Barça. Nota 7. 

Luan: Lutou muito, não comprometeu e, como todos os componentes da defesa, jogou bem com uma ou outra falha pontual. Nota 7

Egídio: Cumpriu sua melhor performance com a camisa do Palmeiras, mas vai ficar marcado e será execrado em razão da perda do pênalti o qual bateu mal como que telegrafando e anunciando o canto. Nota 7

Thiago Santos: Soberba atuação no que tange a sua função de defensor. Em meu entendimento é muito mais jogador do que Felipe Melo. Espero, sinceramente, que a torcida não faça com ele tudo o que fez com Márcio Araújo. Nota 8.

Bruno Henrique: Quem foi que disse que esse jogador está acima da média? Jogador comum pelo qual o Palmeiras investiu um rio de dinheiro. Perdeu o pênalti que bateu. Embora ele não seja um Thiago Santos, um Dudu ou um Moisés em raça e dedicação, pelo esforço, Nota 6!

Roger Guedes: Foi a pior partida de Guedes com a camisa do Palmeiras, mas eu não o tiraria no intervalo, considerando-se que ele (muito mais jogador do que o baixote Keno, jogou sem o amparo  de um meia armador de ofício. Nota 3.

(Moisés): O craque do jogo. Mesmo fora de sua melhor condição física mostrou que individualmente é o melhor jogador do atual elenco do Palmeiras. Além do golaço do jogo e do pênalti da série muito bem batido, num momento em que estava mancando e com problemas no joelho, Moisés deu uma lição aos fregueses de departamento médico atuando no sacrifício em boa parte do jogo. Nota 8,5.

Dudu: Outro jogador diferenciado que se sacrificou e deu tudo de si pela classificação. Não foi bem como meia armador e melhorou muito a partir de quando passou a jogar como meia avançado. Participou efetivamente do gol do Palmeiras em combinação com Moisés e sua saída por contusão foi muito ruim para o Palmeiras. Nota 7  

(Guerra): Pelo pouco (quase nada) que jogou a partir do momento em que entrou no lugar de Dudu, Cuca parece certo em não o ter escalado. Em quase 20 minutos de permanência em campo não conseguiu realizar uma única jogada. Nota 3.

Keno; Lutador, esforçado, boa ajuda na marcação, porém sem força para o corpo a corpo. Trata-se de um jogador exclusivamente para contra-ataques por sua velocidade. No intervalo deveria ter sido ele a sair e não Guedes, muito mais jogador e dono de um corpo mais avantajado que poderia ter reencontrado o seu futebol a partir da entrada de Moisés. Nota 4.

Deyverson: O que mais jogou, o que mais correu e o que menos tocou na bola! Está muito longe de ser o centro-avante cantado e decantado em prosa e verso por Mattos e pelo próprio Cuca que deveria ter tentado com Borja a partir de quando sentiu a impotência de Deyverson, muito esforçado, lutador, porém, ao menos até agora, um  "grosso". Nota 4.
 
Técnico: Cuca 
Errou ao querer que Dudu se transformasse em armador. Ele sabia, baseado em outros jogos, que Dudu, além de não resolver o problema posto que ele não é um jogador da posição, enfraqueceria o ataque tirando da linha de tiro um jogador que além de exímio assistente dentro da área, é um goleador. Mas o erro maior de Cuca foi aquele de voltar suas vistas e atenção exclusivamente para a Libertadores, esquecendo o Brasileiro. Perseguido por inúmeras contusões fez o que pôde. Nota 6.

Detalhe: todas as críticas a Cuca foram feitas por este blog de forma antecipada aos fatos.

Agora é vida que segue no Brasileiro, objetivando a classificação para a Libertadores do ano que vem. Vamos, pois, todos, à luta!  

COMENTE COMENTE COMENTE
 


COMENTE COMENTE COMENTE

PRA FRENTE VERDÃO PRA FICAR COM A CLASSIFICAÇÃO!


Cuca, infantil e absurdamente, abdicou do Brasileiro pela Libertadores, quando poderia, perfeitamente, ter seguido com a mesma motivação e interesse nas duas competições.

Sou convicto de que, a esta altura, ele deve estar profundamente arrependido por sua completa falta de visão. 

Da mesma forma ele sabe, perfeitamente, que na eventualidade de uma desclassificação esta noite, deixará o Palmeiras sem rumo, sem lenço e sem documento, lutando, apenas, por objetivos obrigatórios como a classificação para a Libertadores/18.  

Não foi por falta de aviso!

Após perder a classificação na CdB para o Cruzeiro, ainda que levando a sério a competição e fazendo uso -reconheça-se-, dos melhores jogadores Cuca não poderia, jamais e em tempo algum, colocar em campo um time misto contra o Atlético Pr. 

Advertimos e avisamos reiteradamente que esse negócio moderno de poupar jogadores que atuam duas vezes por semana, era um atraso de vida e só prejudicava os clubes.

Como Cuca preferiu ignorar a nossa advertência e de tantos outros que escrevem neste espaço, não restou-lhe alternativa senão a de voltar suas vistas interesse e atenção à única perspectiva de título que ainda resta ao Palmeiras em 2017, da Copa Libertadores que, diga-se de passagem, é (menos mal) o maior entre todos.

Esta noite Cuca recoloca o melhor Verdão possível em campo contra o Barça de Guayaquil, necessitando vencer e estabelecer uma diferença de dois gols no placar, para que o Palmeiras passe para as 4ªs de final da competição. 

Se ganhar apenas por 1x0, o jogo irá para os pênaltis e qualquer empate dará a classificação ao time canário. 

Aliás, para se classificar, o Barça não precisa, sequer, marcar gols. Basta apenas que não os sofra e mantenha o zero no placar.

Se conseguir eliminar os equatorianos, o Verdão terá de enfrentar na sequência da competição um duelo doméstico contra o vencedor de  Santos e Atlético Pr, o que, convenhamos, não será uma tarefa tão fácil. 

Por tudo isso, espero que o retiro palmeirense em Atibaia possa ter sido muito útil psicologicamente no sentido de reduzir o estresse, acalmar os ânimos, unir o elenco e incrementar ainda mais o sentimento de grupo após a conturbada saída de Felipe Melo.

Espero -também- que Cuca, de posse dos vídeos das últimas atuações do adversário, possa ter elaborado um planejamento envolvendo novas táticas, jogadas ensaiadas de envolvimento e armado, enfim, uma estratégia capaz de impor  ao time equatoriano a derrota pela diferença de gols exigida pelo regulamento.

O Palmeiras vai precisar -muito- de todas essas coisas!  

Com tudo e apesar de tudo, fique claro que o Palmeiras ganhar por um placar que imponha uma diferença mínima de dois gols, não será, prevejo, missão tão fácil quanto supõem alguns, a julgarmos pelo rigor e pela dureza do primeiro jogo em Guayaquil.

É certo que, ao contrário do que vem ocorrendo nestes últimos dias, tudo, naquela oportunidade, deu errado para o Palmeiras.

Você se lembra que Guerra teve de retornar ao Brasil após um acidente de afogamento com o filho?

Guerra era (ainda é) o único armador experiente e categorizado com que contava (e ainda conta) o Palmeiras, capaz de armar e articular as ofensivas do Verdão proporcionando-lhe profundidade ofensiva e força de ataque. 

Quem desconhecia ou não sabia que com a ausência do venezuelano estaria perdida a batalha pela dominância e predominância no meio de campo?

Cuca, erroneamente, optou de novo por escalar seu amigo Zé Roberto, e (outra vez) atirou contra o próprio pé.

ZR, a lentidão personificada, só estava em campo, mas não conseguiu  em tempo algum estabelecer a ligação entre defesa, meio de campo e ataque visto que, como de costume, só tocou curto para trás e para os lados e chegou ao ataque em raríssimas oportunidades. 

Em razão disso a armação ficou toda sob a responsabilidade de Dudu que além de passar a não ser a mesma opção importante para atacar, arrematar e fazer gols, esteve muito marcado, não obstante o fato dele não ter sequer cacoete para a função.

Ao mesmo tempo, ninguém sabe porquê, Cuca deixou de escalar contra o Barça o seu melhor e mais agudo atacante, Róger Guedes.

Ele permaneceu -inexplicavelmente- no banco até os 18 minutos do 2º tempo e entrou no lugar de um exausto e exaurido Zé Roberto, quando o domínio do Barça era amplo e total a partir do domínio do meio de campo, e, ainda assim, só entrou mesmo para ajudar na defesa.

Depois disso, retirou de campo (equivocadamente) o ofensivo Dudu e colocou Michel Bastos, aos 26 do segundo tempo.

Encerrou seu festival de equívocos aos 33m quando sacou outro homem de área, Borja, fazendo entrar Keno, não para atacar, mas para marcar. 

Cuca certamente imaginava que a retranca que armara, pudesse garantir o empate. 

Só não contava com o traiçoeiro gol de Jonatan Alves nos acréscimos, em chute longo, fraco e rasteiro que desviou em Thiago Santos e enganou Prass, castigando terrivelmente a postura defensivista de Cuca, incompatível com a grandeza e a tradição do Palmeiras.

Hoje, porém, a minha esperança é enorme porquanto posso sentir que está tudo diferente em relação àquela fatídica noite de 05 de julho, pois o Palmeiras poderá contar com todo o elenco e, por acréscimo, terá Moisés e possivelmente Willian, que treinaram normalmente.

Moisés jogou o 2º tempo integral contra o Atlético Pr., mostrou que está bem e que pode ser aproveitado se Cuca vier a optar por ele, o que, acredito, possa acontecer, porquanto Cuca costuma surpreender em suas escolhas e escalações.

Por falar em surpresa, a mim não causará nenhuma espécie, se Willian for escalado, ou, no mínimo, ficar à disposição no banco para possíveis eventualidades no decorrer da partida.

Da mesma forma, Mayke, recuperado, que treinou normalmente, pode ir para o jogo.

Foram muito bem-vindas as voltas de Mina e Guerra que darão um poder de ataque muito maior ao time, enchendo-me de esperanças em relação à exequibilidade de construção do placar ideal pela diferença de dois gols.

Tenho lido na mídia tantas prováveis escalações do Palmeiras para esta noite, mas a mais provável, creio, será esta:

Jailson; Jean (Mayke), Mina, Luan e Egídio; Thiago Santos e Bruno Henrique (Tchê); Roger Guedes, Guerra e Dudu; Deyverson.

A formação é boa, mas eu, particularmente, não prescindiria da presença do experiente Edu Dracena fazendo dupla com Mina nem da de Moisés se ele puder jogar.

Um aspecto final a ser colocado é a arbitragem.

O jogo terá um trio argentino que, espero, atue com imparcialidade. 

Árbitro: Nestor Pitana (ARG)
Assistentes: Hernan Maidana e Juan Pablo Belatti (ARG)


Horário do jogo: 21,45 H no Allianz

Provável time do Barça: 
Banguera; Valencia, Aimar, Arreaga e Velasco; Minda, Oyola e Díaz; Castillo, Caicedo e Álvez
Técnico: Guillermo Almada


COMENTE COMENTE COMENTE 

NA TELEVISÃO

Em TV aberta a Globo transmite para São Paulo e mais nove estados; RS, SC, BA, PR, MT, MS, GO, TO e MA.
Narração de Galvão Bueno, comentários de Caio Ribeiro e Casagrande, e Arnaldo Cézar Coelho analisando a arbitragem.  

Eu, particularmente, não verei o jogo pela Globo, mas pela Fox que o exibirá com exclusividade em TV fechada com narração do palmeirense Nivaldo Prieto.

GO, TO, MT, MS, BA e MA)... - Veja mais em https://uolesportevetv.blogosfera.uol.com.br/2017/08/08/palmeiras-na-libertadores-e-fla-na-sul-americana-saiba-quais-jogos-passarao-na-tv/?cmpid=copiaecola... - Veja mais em https://uolesportevetv.blogosfera.uol.com.br/2017/08/08/palmeiras-na-libertadores-e-fla-na-sul-americana-saiba-quais-jogos-passarao-na-tv/?cmpid=copiaecola
SP, PR, SC, RS, GO, TO, MT, MS, BA e MA),... - Veja mais em https://uolesportevetv.blogosfera.uol.com.br/2017/08/08/palmeiras-na-libertadores-e-fla-na-sul-americana-saiba-quais-jogos-passarao-na-tv/?cmpid=copiaecola