Observatório Alviverde

26/07/2017

CRUZEIRO 1 X 1 PALMEIRAS. ADEUS COPA DO BRASIL


(Comentário do 1º tempo posto no intervalo)
 
O jogo começou muito medido, muito estudado despertando, menos, as emoções e aumentando, muitíssimo, as expectativas.

2 m - Primeiro lance de perigo criado pelo Cruzeiro em jogada de Thiago Neves que chutou forte e assustou a defesa do Verdão.

Aos 4 m - Borja, nervoso mesmo que com tão pouco tempo de jogo, deu um carrinho forte no zagueiro cruzeirense Cabral e poderia até ter levado o cartão amarelo precocemente. Evidenciando sua falta de condição psicológica para participar da decisão, bateu boca com a defesa do Cruzeiro e até com o árbitro! Amadorismo puro!

São 6 m - O Cruzeiro -reconheça-se- é melhor. 

O Palmeiras, além de estar fraco na marcação pelo lado esquerdo da defesa, leia-se, pelo lado de Egídio, sem cobertura porque Dudu nem sempre volta, também não tem a mais mínima ligação entre meio de campo e ataque. 

O Cruzeiro usa muito o seu lado direito ofensivo, marca muito forte na meia-cancha e deixa Guerra sem espaço e sem inspiração para jogar enquanto Borja nada realiza de produtivo dentro de campo.

8 m - Primeiro chute a gol do Palmeiras mas de forma equivocada através de Róger Guedes que poderia ter trabalhado com Jean, mas preferiu jogar sozinho.

A entrada de Felipe Melo no time em meu entendimento é teoricamente uma boa pois permite rodízio dos beques para sair e apoiar tranquilos podendo, sempre, contar com cobertura...

Só que, ao menos até agora, ninguém saiu, ninguém se aventurou a atacar, nem mesmo Mina. Só Egídio em uma ou outra estocada previsível e sem maiores consequências. 

Sem jogadas lúcidas e conscientes pelos lados do campo o Palmeiras pode ter dificuldades em chegar. Tomara que não, mas receio que sim!

Róger Guedes, referência de ataque, também cumpre função tática voltando sempre para ajudar a defesa dando muita solidez a Jean pelo lado direito. 

Dudu, repito, que deveria fazer o mesmo pela esquerda não o faz e o Palmeiras está encontrando dificuldades nesse setor sem conseguir criar uma única jogada ofensiva de maior perigo.

10 m - Falta perigosa contra o Verdão. Bateu Tiago Neves e a defesa verde rebateu. Sóbis reboteou e 'chutou forte mas a defesa palmeirense novamente rebateu e expulsou o perigo.

12 m - Cruzeiro chegou forte com Sóbis mas Mina salvou na hora H mandando a corner que, batido, quase deu o primeiro gol ao Cruzeiro após uma furada de Sóbis na cara do gol e com Jailson completamente fora do lance. Goleiro, não basta ser bom, tem de ter sorte. A sorte de Jailson foi "gastônica"!

14 m - A predominância do Cruzeiro é visível. Técnica, tática e espiritual. O Palmeiras precisa reagir.

17 m - Bola livre pela meia direita, na entrada da área, sobrou limpa para o ataque do Cruzeiro, mas Tiago Neves e Sóbis se confundiram e foram concomitantemente para o mesmo lance. Tiago Neves, mesmo atrapalhado pelo companheiro, chutou fraco mas Jailson defendeu. Muito perigo.

19 m - Élber cruzou uma bola na área que passou por todo mundo e sobrou para Alisson do outro lado direito. Ele cruzou perigosamente, mas Jailson tirou da área socando forte.

PS: Continua faltando cobertura a Egídio que está bem no jogo. Dudu não está voltando e falha taticamente.

20 m - Uma entrada violenta de Henrique em Guerra sem que o cartão fosse mostrado ao cruzeirense. Não disse que esse goiano pode fazer a diferença contra o Verdão?

21 m - Mina antecipou e cortou em pleno ar uma bola aérea endereçada a Sóbis. Sem ter como evitar, seu pé bateu nas costas do cruzeirense que saltou em direção à bola, mas Mina, imediatamente, foi amarelado. Dois pesos e duas medidas da parte do soprador de apito goiano que -anotem-, mesmo com a pífia arbitragem que mostra em tão pouco tempo de jogo, muito em breve voltará a apitar outros jogos do time que tem a diretoria mas pura, cândida, ingênua e inofensiva do futebol brasileiro, o Palmeiras!

25 m - Thiago Neves cobra outra (entre tantas) falta inventada por Wilton Sampaio pelo lado direito do campo. A bola bateu na zaga, rebateu num atacante e sobrou livre para Sóbis que emendou à meia altura. Thiago Santos, quase na linha do gol, salvou o Palmeiras aparando a bola com o peito e afastando o perigo.

30 m - Dudu arremessou o lateral dentro da área, a zaga cruzeirense afastou mas no retorno foi cruzada novamente na zona do agrião. Mina disputou com Fábio, que afastou de soco e Felipe Melo, ao receber o rebote tentou encobrir o goleiro e acabou encobrindo tudo.

32 m - Dudu recebeu de Jean e do meio de campo tentou, por cobertura, encobrir Fábio, tentativa desesperada, aliás. porque o time não conseguia chegar.

42 m - Chute longo de Ariel Cabral com perigo porém à esquerda do gol de Jailson.

Terminado o primeiro tempo é este o "resumo da ópera": 

O Cruzeiro, visivelmente, joga pelo empate, mas ainda que nessas circunstâncias consegue ser muito mais insinuante, perigoso e objetivo do que o Palmeiras.

Se o Palmeiras permanecer no mesmo "lero-lero" do 1º tempo, isto é, jogando da forma como o Cruzeiro mais deseja e quer, a classificação do Verdão será difícil.

Os problemas maiores do Palmeiras residem na falta de ligação entre meio-campo e ataque em uma noite em que Guerra não jogou bem.

No ataque o problema foi Borja, outra figura que, embora esforçada, pouco ou nada fez.

Que venha agora o segundo tempo e que o Palmeiras possa melhorar em todos os sentidos.
====================
SEGUNDO TEMPO

Cuca sacou Guerra e colocou Keno, o que deve mudar completamente a característica de jogo do Palmeiras.

Vai depender, claro, de como vai jogar o meio de campo do Verdão sem a presença física de um meia de profundidade e qualidade.

Noto que a entrada de Keno visa também a ajudar Egídio a marcar (Dudu não conseguiu fazer isso em momento algum)  e a abrir a defesa do Cruzeiro.

7 m - O Cruzeiro continua melhor, mas, a esta altura do jogo pelo menos Róger Guedes, minha maior esperança de gols após a saída de William por contusão, parece que já está conseguindo jogar.  Aliás ele acaba de receber uma falta e o juizeco goiano (outra vez prejudicando o Verdão) não marcou.

TV anuncia que Rafael Veiga já está conversando com Cuca e vai entrar. Jogar sem um meia de ligação, efetivamente não é fácil. Sai Felipe Melo. Boa mexida. Resta saber se vai dar certo. Tomara que sim! Veiga, fraco na marcação, é bom, exclusivamente, na construção.

Árbitro erra pela primeira e única vez em favor do Palmeiras. Na dividida na área do Cruzeiro, há um toque de Borja desviando a bola à linha de fundo mas ele assinalou córner para o Verdão. 

Cobrança feita, bola alçada e imediatamente após em seguida à cobrança ele arrumou uma falta inexistente do ataque palmeirense, o chamado perigo de gol. Vai ser caseiro assim lá na tonga da mironga do kabuletê ou, para ser mais objetivo, na PQP!

16 m - Finalmente vejo o Palmeiras dominando territorialmente o jogo mas sem criar quase nada do ponto de vista ofensivo. Deu pra sentir o quanto William faz falta nesse ataque do Verdão? Está provado, comprovado e ratificado que ele é, de fato, o melhor atacante do Verdão. E ainda havia quem o criticava...

19 m - Rafael Veiga recebeu no miolo do ataque, girou e chutou forte para fora e com perigo. Ótimo lance.

O Bandeirinha que acompanha o ataque do Cruzeiro neste 2º tempo está, visivelmente, torcendo e trabalhando pelo time mineiro. Marca tudo contra o Palmeiras mesmo aquilo que seria a favor. 

Um descalabro a atuação desse pseudo auxiliar que a tv nunca identifica e não terei condições de fornecer o nome, a não ser em condições especialíssimas se o narrador o identificar daqui ao final do jogo.

22 m - Thiago Santos reagiu forte à puxada de cabelo de Arrascaeta em Dudu em quem o uruguaio cometeu falta. Não o condeno por isso mas é muito perigoso esse tipo de atitude quando o jogo é apitado por juízes da marca do caseiro goiano Wilton Pereira Sampaio. Arrascaeta foi amarelado? Ao menos isso!

23 m - O Palmeiras parece que começa a aumentar o seu ritmo do jogo. Já não era sem tempo.

26 m - Córner para o Palmeiras. Bateu Rafael Veiga. Fábio rebateu e, no rebote, da entrada da área, Keno chutou em direção ao gol e a bola, após o desvio de Romero, saiu do alcance do goleiro Fábio. Cruzeiro 0 x 1 Palmeiras.

28 m - Entra Tchê sai Dudu. Edu Dracena é o novo capitão. O Palmeiras agora joga por uma bola, preferencialmente nos contra-ataques. Se mal pergunto me desculpem por que não saiu Borja e Dudu, bem mais individualista categorizado perigoso e decisivo não permaneceu em campo apesar de sua -reconheço- má jornada de hoje?

30 m - Chute fortíssimo de Arrascaeta, muito bem defendido por Jailson. O Cruzeiro, agora parte com tudo em busca da classificação. Vão ser necessários agora ao Palmeiras -muitíssimo- paciência, aplicação, eficiência e raça para segurar o resultado e, lamentavelmente, essa não é a melhor tradição do Verdão através dos anos.

31 m - Mano Menezes saca Sóbis e coloca Raniel. Definitivamente os mineiros, agora, vêm com tudo e eu não sei se vai dar pra segurar. Espero que sim!

32 m - Córner para o Palmeiras não aproveitado porque em vez de cruzar a bola na área e tentar converter uma boa chance de gol, os jogadores palmeirenses (Rafael e Tchê ou Jean, não sei qual dois dois) tocaram a bola curta para ganhar tempo e perderam a bola. Isso é profissionalismo?

33 m - Toque de mão de Borja. Falta cobrada com perigo, defesa palmeirense aliviou. Tá passando da hora de tirar Borja, apenas um esforçado, incompatível com o sistema tático de Cuca.

35 m - Palmeiras todo na defesa. Cruzeiro aperta o cinto. Ponto vulnerável do Palmeiras continua na lateral esquerda por onde continua insistindo o Cruzeiro. Falta perigosíssima para o time mineiro cobrada, tocou em Egídio e foi a córner. Palmeiras escapa de boa!

38 m - Pressão total do Cruzeiro, mas Verdão descola um contra-ataque em que poderia ter feito o gol, mas Egídio, o fominha, desperdiçou. Em vez de habilitar os três companheiros mais bem colocados ele quis se transformar na estrela maior do jogo e chutou forte, por cima, isolando mediocremente a bola, às nuvens do gol de Fábio.

39 m - Em uma série de bobagens pelo lado direito da defesa palmeirense, o Cruzeiro, através de Alisson, conseguiu cruzar em direção à área encontrando a cabeça do lateral Diogo Barbosa que emitiu um "cabezaço" perfeito e indefensável. Detalhe: deixaram-no livre dentro da área do Verdão.
Cruzeiro 1 x 1 Palmeiras!

40 m - Arrascaeta passou pelo "desacorçoado" (descoroçoado) Egídio e tentou cobrir Jailson que manteve a sua invencibilidade no gol palmeirense fazendo ótima defesa.

Wilton Pereira Sampaio acrescentou 4 minutos ao jogo, mas apenas para a vista de inglês, isto é, teoricamente. Eu estou convicto que o jogo não vai aos 49. 

Mas eu não disse? Mostrando seu completo despreparo como árbitro de futebol Wilton parece locupletar-se com os jogadores do Cruzeiro e passa a agir como se quisesse impedir que haja mais jogo.

Permitiu paralisações N vezes marcou faltas existentes ou não e aceitando numa boa, ao menos até agora, a irritante cera do time mineiro. Mas querem apostar que haverá quem diga aqui no blog que a interferência do árbitro no resultado foi mínima e, para alguns, irrelevante?

42 m - Cruzeiro faz entrar Lucas Silva no lugar de Alisson e mata um minuto de jogo.

44 m - Palmeiras iria contra-atacar mas o goiano incompetente parou o jogo alegando falta de Borja inexistente, que apenas ele viu.

46 m - Córner para o Cruzeiro que demora para bater e ganha tempo (cerca de l minuto) com a conivência do árbitro, tomando o tempo dos acréscimos sem a devida reparação.

48 m - Aplica cartão a Edu Dracena por ter dado um carrinho sobre Raniel. Um absurdo porque faltas muito piores do que aquela cometidas pelo time do Cruzeiro ele não assinalou em tempo algum do jogo. Foi mais para ajudar os mineiros a ganhar tempo.

49 m - Agora a maior piada do histrião goiano. Aplicou cartão em Thiago Neves por demorar cerca de um minuto a cobrar uma falta. Detalhe: assim que a falta foi cobrada ele encerrou o jogo. Como é hipócrita esse árbitro!

FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO 1 x 1 PALMEIRAS
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)   

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO) 
Caseiro, péssimo, e como previmos, na maciota, desclassificou o Palmeiras
Assistentes: Bruno Raphael Pires Cristhian Passos Sorence (FIFA-GO)
Ambos ruins, mas o pior foi o que acompanhou o ataque do Cruzeiro no 2º tempo

SEQUENCIA DO PLACAR
Palmeiras 1 x 0, gol de Keno aos 25 do 2º tempo 
Cruzeiro 1 x 1, gol de Diego Barbosa, de cabeça, aos 39 do 2º tempo.
 
Escala do CRUZEIRO: 
Fábio; Lucas Romero, Léo, Murilo e Diogo Barbosa; Henrique, Ariel Cabral e Elber (Arrascaeta); Thiago Neves; Rafael Sobis (Raniel) e Alisson (Lucas Silva)
Técnico: Mano Menezes

Escala do PALMEIRAS e notas aos jogadores: 
Jailson; bem no jogo e não foi culpado do gol sofrido. Nota 8
Jean: fora de ritmo de jogo. não defendeu, não apoiou, não atacou bem. Nota 4.
Yerry Mina, só mostrou esforço e esteve abaixo de seu futebol. Nota 5.
Edu Dracena, penso, agora, que teria sido melhor um zagueiro mais novo. Nota 4
Egídio; razoável até jogar fora a classificação num contra-ataque. Nota 3
Thiago Santos: em saúde e empenho 8, em tecnica 4, divididos por 2  Nota 6
Felipe Melo: muito nome e  pouca bola, ao menos até agora Nota 5
(Raphael Veiga);não tem poder de marcação ou ritmo, só técnica: Nota 5
Roger Guedes; bom no início de jogo e ficou só nisso: Nota 4 
Guerra: fez sua pior partida com a camisa palmeirense: Nota 3
(Keno): entrou tardiamente mas cumpriu seu papel fazendo o gol: Nota 7
Dudu: muito marcado e sem inspiração, não rendeu: Nota 4
(Tchê Tchê); parece que entrou contrariado com a reserva: Nota 3
Borja: ele jogou ou só marcou presença em campo? Nota 3
  
Cuca: faltou-lhe, hoje, o que sobrava em outros tempos, ousadia. Nota 4

Cartões amarelos: Alisson, Arrascaeta e Thiago Neves (CRU); Mina, Egídio e Edu Dracena (PAL)

CONCLUSÃO

Viram no que deu a diretoria amadora e omissa do Palmeiras não chiar, não reclamar e não protestar contra a indicação do caseiro goiano Wilton Pereira Sampaio para apitar a decisão?

Ou eu não disse isto muito antes do jogo?

A diretoria do Cruzeiro, pelo contrário, falou a semana inteira sobre o assunto e conseguiu, no mínimo, criar um péssimo clima para o juiz. Àqueles que não concordaram com as minhas manifestações em relação ao Palmeiras de botar a boca no mundo e também reclamar antecipadamente do árbitro e da arbitragem, visando a se resguardar pôde verificar, agora, que para eles, valeu a pena.

Não quero com isso responsabilizar exclusivamente o péssimo Wilton pela desclassificação que, em meu entendimento, foi perdida nos 3 x 3 do no Palestra semana retrasada.

Até porque o Palmeiras hoje não fez um bom jogo e esteve submisso ao Cruzeiro na maior parte de um clássico que, afinal de contas, terminou empatado.
 
Chega, já falei demaaaaais.  

COMENTE COMENTE COMENTE

CRUZEIRO E PALMEIRAS DECIDEM HOJE QUEM FICA E QUEM CAI FORA DA COPA DO BRASIL!



Para início de conversa vamos falar sobre de que forma Palmeiras e o Cruzeiro decidem a vaga para as semifinais da Copa do Brasil, considerando-se os 3 x 3 do primeiro jogo no Allianz.

Qualquer que obtenha a vitória esta noite, independentemente da contagem estabelecida ou da diferença de gols aplicada no adversário, passa às semifinais da CdB e enfrentará o vencedor de Flamengo x Santos, provavelmente o Fla.

Os empates de 0x0,1x1 ou 2x2, contagens possíveis e corriqueiras em qualquer campeonato, proporcionam a vaga ao Cruzeiro, por ter feito 3 gols no jogo de ida, em Sampa.

Um empate por 3x3, resultado do jogo de ida no Allianz possível, embora mais raro), condiciona a classificação à disputa por pênaltis.

Qualquer outro empate, a partir de improváveis 4x4, 5x5, 6x6 e etc, (raríssimos de ocorrer, só uma vez ou outra acontecem) dá a classificação ao Palmeiras.

Em razão disso só resta ao Verdão, do começo ao final do jogo, lutar estóica, valente e denodadamente por uma vitória, nem que seja, como se diz no interior de São Paulo em ocasiões como a decisão desta noite, "por meio a zero". 

O resumo de tudo é que as chances maiores do Palmeiras residem na vitória e mais remotamente, na disputa de penais. 

Os empates nas cifras exigidas para a classificação palmeirense são exequíveis teoricamente, mas, na prática, quase inexequíveis para que não se diga impossíveis.

Há que se considerar, enfim, que o Cruzeiro joga em casa, amparado por sua torcida, (até ontem haviam sido adquiridos 41 mil ingressos) de um ponto de vista prático está -levemente- um pouco mais perto da classificação.

De minha parte, ainda que sabendo que o Palmeiras tem mais time, melhor elenco, mais tradição, mais tudo e que jogará completo, Eu, mesmo acreditando "demaaais" na perspectiva de um triunfo, confesso-lhes que meu otimismo e alta estima quando o Palmeiras enfrenta os times mineiros, dificilmente consegue ser pleno.

E não o é em razão de tantos azares e coincidências negativas que acabam envolvendo o Palmeiras quando se defronta com Cruzeiro e Atlético, sobretudo  com o Cruzeiro, um dos poucos times que ainda consegue ter melhor saldo de vitórias sobre o Verdão na história dos confrontos, UMA.

Meu otimismo técnico é grande, acompanhado por um certo receio de derrota, em razão dos traumas antecedentes, sobretudo da"gastônica" sorte que sempre acompanha os times mineiros -principalmente o Cruzeiro- em suas confrontações com o Verdão.

Que o Palmeiras parta esta noite pra cima dos refrigerados (é como os atleticanos chamam os cruzeirenses) e lhes imponha uma derrota!

Quebra tudo, Verdão! 
(royalties para o grande narrador Osvaldo Maciel criador da expressão) 

=======================
OS TIMES

CRUZEIRO

Rafinha deve ser a grande novidade do time do Cruzeiro, voltando após contusão muscular, mas, a princípio, fica no banco.

O lateral direito Ezequiel está fora do jogo. O argentino Lucas Romero, improvisado, o substitúi. No banco vai Lennon, recrutado junto aos suplentes.

Este é o time mais provável de Mano Menezes:

Fábio; Lucas Romero, Leo, Murilo e Diogo Barbosa; Henrique e Ariel Cabral; Elber, Thiago Neves e Alisson; Rafael Sóbis.

PALMEIRAS

Como sempre, Cuca esconde o time, com o que concordo plenamente. Embora receba críticas pela atitude, em meu entendimento é uma boa estratégia, pois confunde o adversário e o impede de criar muitas estratégias de jogo.

O que se sabe é que Cuca já pode contar com Fabiano, Guerra e Felipe Melo, sendo que Guerra e Melo, excepcionais jogadores em suas funções tornam o Palmeiras muito mais forte.

Em meu entendimento a ausência mais sentida no Verdão entre Mayke, Luan, Juninho, Bruno Henrique, Deyverson e Willian Bigode que estão fora do jogo, será William. 

A grande incógnita é saber quem ocupará o lugar de William e se o Palmeiras terá ou não um centroavante fixo como Borja. Parece que sim!

Da mesma forma, além dos mencionados retornos de Fabiano, Guerra, Melo e Borja, Cuca terá à sua o retorno de muitos titulares que não atuaram contra o Sport como Dracena, Tchê, Michel Bastos e Dudu, todos legalizados ou devidamente recuperados, do ponto de vista físico.

Em última análise pode-se dizer que com exceção de William, Cuca terá à sua disposição todos os seus "cobras" e poderá colocar em campo o seu melhor time possível.  

A escalação do Palmeiras mais divulgada pela mídia para a decisão de amanhã é esta que eu reputo a melhor entre todas as formações que o Verdão tem condições de colocar em campo, ressalvada a ausência de William:

Jailson, Jean, Mina, Dracena e Egídio. Melo, Tchê e Guerra. Guedes, Borja e Dudu. 

Sobre a arbitragem dos goianos estou muito preocupado.

Outra vez, ontem, nos programas de rádio e TV o Cruzeiro voltou a cobrar melhores arbitragens para os seus jogos e isto não está cheirando bem. 

Eis o quinteto goiano que apita o jogo. Não acredito neles!

Árbitro Wilton Pereira Sampaio - GO (FIFA)
Bandeira 1 Bruno Raphael Pires - GO (FIFA)
Bandeira 2 Cristhian Passos Sorence - GO (CBF)
Quarto Árbitro Emerson de Almeida Ferreira - MG (CBF)
Analista de Campo Giulliano Bozzano - MG (CBF)

COMENTE COMENTE COMENTE