Observatório Alviverde

24/07/2019

PALMEIRAS ENCAMINHA A CLASSIFICAÇÃO NA ARGENTINA!


Ninguém errou quando exigiu a saída de  Borja do time principal do Palmeiras por suas péssimas atuações. Ele abusou de jogar mal e de comprometer o bom rendimento do ataque do Verdão.

Da mesma forma extrapolam nas expectativas todos aqueles que acreditam que, em função do gol que assinalou e da boa atuação de ontem, está solucionada a questão da falta de um centroavante que venha a resolver o problema da escassez de gols no ataque do Verdão.

Considero maravilhosa a perspectiva de o time voltar a ter Borja em forma, tanto e quanto de recuperar um jogador que custou os olhos da cara ao Palmeiras e que, até ontem, havia jogado bem esporadicamente, em uma ou outra partida.

Indo além quero dizer mais que considero magnífica a contratação do "ceifador" Henrique Dourado, um centroatacante canhoto, dotado de boa técnica, chute potente, altura, presença de área, sendo exímio batedor de pênaltis e sempre artilheiro nos times pelos quais passou, o Palmeiras, inclusive.

Se estiver em forma física compatível será - não tenho dúvidas-, uma ótima contratação, embora eu admita que se o Palmeiras se dispusesse a investir mais e fosse buscar um Pratto, por exemplo, faria melhor negócio.

Parto do princípio segundo o qual é melhor -muito melhor- que se tenha excesso de atacantes do que escassez deles...

Em relação ao jogo Palmeiras x Godoy, o Verdão enfrentou um início irresistível do time de Mendonza que.jogando em casa, além de ditar as normas do jogo, se impôs ao Palmeiras, abriu 2 x 0 e não fosse Weverton defender um pênalti teria facilmente aberto 3 x 0.

Sou convicto de que a defesa de Weverton foi o fator determinante da enorme mudança palmeirense em campo e da própria reação da equipe que conseguiu (há tempos não conseguia) reverter um resultado.

Há que se registrar, também, o fato de o time argentino, estabelecidos os 2 x 0  retraiu-se e fechou-se na defesa a fim de poupar-se fisicamente (o time correra muito até então) e tentou ampliar o resultado mediante contra-ataques.

O Palmeiras teve a sorte de diminuir o marcador pouco tempo após o segundo gol dos argentinos, o que deixou o jogo aberto e abriu condições de o empate ser alcançado mediante apenas uma bola.

Quando os times voltaram para o 2º tempo, o Palmeiras não teve alterações, mas quando a bola começou a rolar deu pra notar, claramente, que a atitude do time era outra, porque o Verdão mostrou muito mais esforço, elã, espírito de luta e inspiração do que mostrara até então.

O gol do empate não demorou e veio logo no primeiro terço de jogo, aos 14 minutos após uma enfiada de bola de Luan ao feitio de Borja que girou o corpo e aplicou um lindo drible rodado sobre os beques e matou o goleiro com um toque certeiro para o fundo da rede. Foi um gol de matador, típico de quem tem intimidade com a área: Palmeiras 2 x 2 Godoy Cruz.

Dai em diante o que se viu foi um domínio completo do Verdão mas houve momentos em que o Godoy ameaçou reagir, obrigando Scolari a estrategicamente (à maneira dele) mudar o time para evitar que o Palmeiras sofresse o gol.

Após duas perspectivas de gol do Godoy Cruz através de uma cabeçada aos 26 que cobriu perigosamente o travessão e um chute forte de Bruneta que parou em Weverton, Felipão mudou o time.

Retirou William e colocou Hyoran e poucos minutos após, sacou Borja e colocou Deyverson, dois atacantes de maior poder de marcação. Ficou  bem claro que o empate interessava muito a Felipão!

Ainda assim o Palmeiras desfrutou de mais uma chance de gol "ao apagar das luzes do espetáculo" (royalties para Fiori Gigliotte)  numa falta cobrada por Bruno Henrique e bem defendida pelo goleiro do Godoy, terminando o jogo em um empate de 2 x 2.

Com o resultado, o Palmeiras, no confronto de volta terça-feira que vem, dia 30/07 em São Paulo, jogará por uma vitória simples por qualquer diferença de gols e por empates de 0 x 0 e 1 x 1 para classificar-se visando à outra fase da Libertadores quando enfrentará o vencedor de Grêmio e Libertad do Paraguai.

FICHA TÉCNICA 
GODOY CRUZ 2 x 2 PALMEIRAS
Local: Estádio Malvinas Argentinas, em Mendoza, Argentina
Data: 23 de julho de 2019, terça-feira
 
Árbitro: Wilmar Roldán (COL)
Assistentes: Alexander Guzman e Dionisio Ruiz (COL)
VAR: Victor Carrillo, auxiliado por Michael Espinoza e Jonny Bossio (PER)
Cartão Amarelo: Aleo e Brunetta (Godoy Cruz); Luan (Palmeiras)
Cartão Vermelho: Não houve.
Gols:
GODOY CRUZ:
Santiago García, aos cinco e aos 28 minutos do 1º tempo
PALMEIRAS: Felipe Melo, aos 33 do 1º tempo, e Miguel Borja, aos 13 do 2º tempo.

TIMES
GODOY CRUZ: 
Mehring; Varela, Arena, Cardona e Aleo; 
Gutiérrez, Andrada e Bullaude (Manzur); 
Brunetta, Merentiel (Prieto) e Santiago García 
Técnico: Lucas Bernardi
Técnico: Luiz Felipe Scolari
Está fazendo o que pode na situação difícil por que passa o elenco. Trocou várias peças que pouco ou nada renderam contra o Ceará mas só conseguiu acertar o time no intervalo do primeiro para o segundo tempo. NOTA 7.

COMENTE COMENTE COMENTE