Observatório Alviverde

26/01/2026

PALMEIRAS E ABEL REABILITARAM-SE EM CIMA DO SÃO PAULO

Além de jogar muito bem, isto é inquestionável, também é inquestionável que o Palmeiras esteve sempre superior ao São Paulo no choque rei de sábado passado amarrotando o tricolor por 3 x 1.

O time palmeirense, diga-se a priori, esteve, o tempo todo, empenhado em vencer e parecia querer afastar, o mais urgentemente possível, o grande vexame de Novo Horizonte. 

Conseguiu! E conseguiu de sobra! Deixou o mais renhido adversário em maus lençóis no que tange à classificação e ao rebaixamento.

Foi uma vitória reabilitadora cujos reflexos serviram e servem para a reflexão de muitos dos nossos que, acostumados às vitórias, se tornaram impacientes em relação ao time e, sobretudo, ao treinador. 

Reconheço, desde os primórdios de 2024, que o time baixou de produção e nunca mais foi mais o mesmo...

Reconheço, da mesma forma, que nosso treinador, nesse tempo todo, esteve arrogante, perdeu a empatia e foi profundamente infeliz, sobretudo nos chamados clássicos e nos jogos de maior importância em seu desejo de "brincar de deus".

Foi aí que ele se deu mal, imaginando que poderia conceber times sem bons jogadores, à custa exclusiva da importação de medianos e à exagerada promoção da base. Esse foi seu principal erro.

Houve outros, como esquemas táticos repetitivos, uso excessivo de jogo defensivo e retranca, falta de definição, manutenção e repetição de times antecipadamente ajustados, nos quais ele sempre mexia e substituía, impedindo que se desenvolvesse o sentido de conjunto das equipes formadas. 

Um, porém, entre as dezenas de defeitos de Abel,  se destaca entre todos e é imperdoável: a indicação de jogadores abaixo do nível Palmeiras. Nunca o Palmeiras gastou tanto dinheiro e contratou tantos "cabeças-de-bagre" como nos últimos tempos.

Eu teria muito mais a acrescentar a essas críticas, mas entendo que não estamos vivendo tempos de dispensa de treinador (ficou evidenciado no último sábado). 

Que Abel é vencedor, que é acima da média e continua no Palmeiras apesar da goleada para o Novo Horizontino, que é tido como o melhor do Brasil. Efetivamente, tudo isso ele o é! 

Então, por tudo isso ("background", trabalho, títulos), pelo contrato de longo prazo e por todo o ambiente que nos cerca, solicito aos meus amigos um voto de crédito a Abel e que todos nós os prestigiemos ao menos até as coisas se definirem.

Vamos dar tranquilidade e torcer para que o time "pegue no breu", mas isso só será possível se prevalecer a tranquilidade! 

COMENTE COMENTE COMENTE