Observatório Alviverde

08/02/2022

PALMEIRAS A 180 MINUTOS DA PERSPECTIVA DE GANHAR SEU SEGUNDO TÍTULO MUNDIAL DE CLUBES!

Jogando com disposição, com técnica, com raça e com alma, o Palmeiras venceu a primeira das duas partidas  que tinha a cumprir em sua luta pelo título  mundial de clubes, derrotando o Al Ahly do Egito por 2 x 0.

Foi uma vitória aparentemente fácil, mas,  na prática, muito difícil, que só ocorreu em razão do time de Abel Ferreira estar muito bem preparado fisicamente, muito bem entrosado e com uma obediência tática impressionante.

O Verdão, agora, espera o vencedor do confronto de amanhã entre o Chelsea da Inglaterra e Al Hilal da Arábia Saudita, para decidir o título mundial de clubes, em jogo previsto para o próximo sábado.

Contando com uma defesa sólida, ainda que Weverton tenha falhado em alguns poucos lances, o Palmeiras, que sofreu com alguns sustos e teve até uma bola no travessão, mostrou uma zaga com grande volume de acertos.   

Na prática,  Rocha, Gomes, Luan e Pequerez jogaram muita bola e contribuiram para que se mantivesse incólume a meta palmeirense.

Na meia-cancha, Zé Rafael, Danilo, Veiga e até os que entraram em parte do segundo tempo, como Wesley e Jailson, todos tiveram atuações destacadas, mas os três titulares estiveram melhor. 

Zé Rafael tem de ser analisado e destacado por sua intensidade de jogo, obediência ao treinador e sua onipresença nas quatro lnhas sendo -destacadamente- o jogador que mais correu entre todos que estiveram em campo.

Danilo teve com "plus" o início da jogada que deu origem ao segundo gol e Veiga pela calma e pela categoria com que abriu a contagem abrindo o caminho para a vitória palmeirense.

Mas ninguém do segmento ofensivo alviverde jogou mais bola do que Dudu. Nem o esforçado Rôny, nem o altamente técnico Scarpa.

Dizemos isso não apenas pela soberba atuação do baixinho, mas, principalmente, pela assistência que proporcionou a Veiga no gol de abertura, como pelo golaço,aço,aço,aço que selou a classificação palmeirense.

Dudu, disparadamente, e sem qualquer contestação foi  o craque do jogo!"

Atuesta, Deyverson e Breno Lopes jogaram poucos minutos e não recebem notas.

A nota de Abel Fereira é 8 e a nota do time, ídem, isto é, 8.

Que venha, agora, o vencedor de Chelsea e Al Hilal que irá descansar 24 horas a  menos que o Palmeiras, pois o jogo ocorrerá amanhã em Abu Dhabi, também às 13,30 H, hora do Brasil. 

Essa diferença de 24 horas terá o poder de um handicap (royalties para o saudoso Mário Moraes) forte que pesará contra o vencedor do confronto que define o adversário do Palmeiras. Melhor para o Verdão!

Agora, sim, já começo a sentir cheiro de Mundial.  Faltam só 90 minutos!

COMENTE COMENTE COMENTE

PS - Não interferiremos em qualquer comentário de quem quer que seja, excetuando os comentários políticos que, na medida do possível, serão cortados. O proprietário dste blog deixa bem claro que não responde por transgressões legais daqueles que usarem de maneira imprópria ou ofensiva este espaço.

PALMEIRAS A POUCO MAIS DE 200 MINUTOS DE SEU SEGUNDO TÍTULO MUNDIAL.



Não quero ser piegas e tecer exageradas loas ao discorrer sobre a participação do Palmeiras na Copa Mundial Interclubes do Qtar, eu que já me decepcionei duas vezes com o time nessa mesma competição. 

Em compensação estou entre os poucos viventes que tiveram a subida honra e o privilégio de torcer, vencer, vibrar e comemorar  a conquista da Copa-Rio de 1951, tida pela FIFA como o primeiro Campeonato Mundial Inrerclubes.

Interessante que um blogueiro de nome Lugo ou Lugó não se conforma com o título e quer que seja esquecido ou mudado o  nome da competição, embora a Fifa tenha, outra vez, mais uma vez, ainda ontem, confirmado reconhecer.

Fui chamado por esse Lugo até de desonesto intelectual, mas com o novo reconhecimento declarado da entidade maior do futebol mundial ontem, segunda-feira, fica bem claro de onde provêm a desonestidade intelectual e o clubismo. 

Que Lugo, agora, vá se queixar à Fifa e dirija suas ofensas ao presidente da entidade.

Mas por que a Fifa faz tanta questão de reconhecer o feito palmeirense? 

Primeiro porque foi o melhor entre todos os mundiais de clubes  já realizados em todos os tempos e, em segundo lugar, porque tratou-se de uma competição cujas montagem, infra-estrutura e responsabilidades foram da própria FIFA . 

Vi, esta semana, o cronista santista Luiz Carlos Quartarolo afirmando em seu blog que o Palmeiras venceu apenas uma Copa Rio, nada mas que isso.

E foi além ao afirmar que a competição acontecia anualmente no Rio de Janeiro e que se o Palmeira fosse escolhido como  Campeão Mundial, teriam que escolher os demais campeões da competição a partir do Fluminense em 1952. Não é bem assim.

De todos os torneios de clubes realizados pelo mundo desde os primórdios do futebol, apenas esse de 1951 teve -conforme dissemos-  a chancela, a responsabilidade e a supervisão da Fifa. 

Quem se dispuser a examinar o material midiático da época autentica o nome do torneio, adredemente escrito nas medalhas e estampado nas fotos dos jornais  da época. 

Como esses materiais (medalhas, troféus e similares) eram feitos com antecedência, pelas inscrições que ostentavam deixavam bem claro que todos os clubes e o povo tinham consciência da grandeza e abrangência do torneio que disputavam.

As faixas entregues pelo "maior e mais completo jornal de esportes do continente", A Gazeta Esportiva, onde estava escrito "Campeão do Mundo" mostrou de forma clara o título que o Palmeiras disputou. Ou aquilo tudo era mera pantomima e não valia -absolutamente- nada?

Mas viram e sentiram como até o Quartarolo (excelente repórter) se equivocou?  

Viram como a própria Fifa está reconhecendo de novo e explicitamente o título do Palmeiras, que fora reconhecido pelo ex-presidente da entidade Joseph Blatter mas que o corintiano Lula da Silva (tinha de ser ele)  exigiu que fosse desconsiderado e que  a  Fifa voltasse atrás? Até nisso esse cara se meteu!
 
Mas o que importa mesmo é o jogo de logo mais contra o Al Ahly que vai valer a passagem para as finais contra o vencedor do jogo Chelsea x Al Hilal. Se não conseguir passar, o Palmeiras disputará, como no ano passado, apenas o terceiro lugar.

Em relação à escalação Abel Ferreira só não sabe ainda se poderá ou não escalar entre os seus titulares o lateral esquerdo Pequerez que se recupera de uma Covid.

Este é o time mais provável do Palmeiras:                                                                          

Weverton, Rocha, Gomes, Luan e Pequerez (ou Jorge).
Zé Rafael, Danilo, Raphael Veiga e Scarpa.
Dudu e Rôny,

O jogo  terá a transmissão da Band e da Band Sport sendo a transmissão principal da rede será do locutor Oliveira Andrade que além de grande caráter e de excelente narrador é torcedor do Palmeiras.

EM SEU ENTENDIMENTO, SERIA ESSA A MELHOR FORMAÇÃO POSSÍVEL DO PALMEIRAS?

VOCÊ ENTENDE QUE O VERDÃO TEM CONDIÇÕES DE PASSAR COM FOLGA PARA AS FINAIS?

COMENTE COMENTE COMENTE