Observatório Alviverde

19/01/2015

SEM ME ARVORAR EM DONO DA VERDADE, EU ESTAVA CERTO, ONTEM, EM MINHA AVALIAÇÃO!



Muitos imaginam que lançamos as matérias neste OAV, aleatoriamente, politicamente, ao sabor de  nossos humores e de nosso fígado, sem um motivo relevante.

A matéria colocada, ontem, neste espaço, tida, impropriamente, por muitos, como uma rejeição deste bloguista a Alexandre Mattos, foi repercutida depois, por Oswaldo de Oliveira em entrevistas.

É óbvio, nem poderia ser diferente, que Oswaldo jamais vai criticar ou declarar algo que desabone seu superior hierárquico, amigo e mentor de sua contratação, responsável direto pela revolução pela qual passa o  Palmeiras.

Mas ficou claro o mal estar, a saia justa de Osvaldo, em face da situação difícil em que se encontra, de ter de dispensar inúmeros profissionais, os quais ele não terá tempo de avaliar, como gostaria.

De passagem, para que todos entendam o que quero dizer, vamos nos reportar a Dorival Júnior.

Estão lembrados que ele afinou mais do que a corda Mi de um violino, quando a diretoria pediu que ele elaborasse uma lista de dispensas?

Estão lembrados que, através deste blog, advertimos que o clube não deveria divulgar nenhuma lista como exigia a mídia? 

Mas a mídia, e, principalmente, a parte ignorante e agressiva da torcida, estão, novamente, impondo e exigindo do Palmeiras a divulgação de uma suicida lista de dispensas!

Lembram-se do que eu disse, que, "quando se divulga que um jogador está numa lista de dispensas ou em disponibilidade para negócios, ele se desvaloriza? 

Por que, então, desvalorizar tantos jogadores?

Ainda assim, a lista poderia ter sido elaborada internamente, internamente, eu disse internamente, sem qualquer divulgação exterior e o Palmeiras, sem escândalos ou precipitações, devagarinho, na surdina, ir colocando os atletas negociáveis no mercado.

Mas como pensar em uma atitude desse teor, de uma diretoria semi-amadora, que só agora, com a chegada de Mattos começa a se profissionalizar e a aprender os macetes do futebol?

É óbvio que essa lista, se elaborada internamente, sem divulgação pela mídia, teria facilitado o trabalho dele, Dorival, se continuasse no cargo ou de quem o sucedesse, no caso, Oswaldo.

O torcedor comum desconhece o quanto pesa no meio (do futebol) a divulgação, através da mídia, de uma lista de dispensas. Sabem por quê?

É um verdadeiro atestado público de incompetência, que repercute demais na vida de qualquer atleta.

Os técnicos que divulgam listas, ficam marcados pelos boleiros e passam a carregar o estigma de traíras, com repercussões negativas em trabalhos futuros, pois passam a não ser bem recebidos quando mudam de clube.

Da mesma forma os clubes que assim procedem, estumados pela mídia, pelo orgulho e prepotência de parte da torcida e pela burrice das diretorias- também ficam marcados pelos jogadores. O Palmeiras, entre os grandes, é mestre nisso!

Notaram que os jogadores que deixam o Palmeiras quando jogam contra o Verdão, atuam motivados pela raiva, dão tudo de si, e, invariavelmente, são os melhores em campo?

Até Rivaldo, o genérico, jogando pelo Sport acabou com o jogo e fez até um gol, recentemente, contra o Palmeiras, que ele comemorou como se fosse um gol que decidisse a Copa do Mundo, também, por causa disso!

Viram as vaias contínuas, tolas, burras, desnecessárias e intermináveis, em cima de Vagner Love, domingo no amistoso contra os chineses? 

E aquelas sobre como Felipão e tantos outros ex quando enfrentaram o Palmeiras? 

Na próxima vez em que entrarem em campo para enfrentar o Palmeiras vão render o dobro que renderiam normalmente, emulados pelo amor próprio ferido.

A nossa torcida tem sido mestra na arte de motivar e estimular os nossos adversários e é preciso acabar com isso. 

Seria muito melhor para o Palmeiras se a torcida agisse normalmente, sem tanto ódio em suas manifestações!

Voltemos a propalada lista de dispensas que, se a diretoria palmeirense tiver juízo e profissionalismo (espero que sim) não será nunca divulgada para a decepção da mídia inimiga que quer nos destruir.

Em meu entendimento (continuo entendendo assim) foi um equívoco de Mattos ter contratado, como que em um passe de mágica quinze jogadores, sem, antes, proceder a uma avaliação do atual elenco e retirar do convívio dos titulares aqueles jogadores que não serão, sequer, testados, quanto mais aproveitados.

Tanto é verdade que, ontem, Oswaldo de Oliveira se manifestou a respeito do problema e assim se pronunciou:


"O Palmeiras já tinha um elenco bem vasto, muitos jogadores retornaram de empréstimo e outros tantos estão sendo contratados. É um montante que foge do cabível para fazer um trabalho focado. Tenho pouco tempo, mas vou pensar bem e procurar avaliar com muita justiça".


Viram que eu estava certo na avaliação?

COMENTE COMENTE