Observatório Alviverde

02/03/2019

A DEFESA PALMEIRENSE NÃO É, ISOLADAMENTE, A GRANDE VILÃ, MAS NECESSITA DE UM GRANDE ZAGUEIRO E NÃO APENAS DE UM ZAGUEIRO GRANDE!



Há um enorme exagero quando apontam a defesa palmeirense como fraca, vulnerável, falha e a grande vilã da equipe.

Em meu entendimento é um conceito falso, pois não se pode tomá-la ou julgá-la (a defesa) como culpada exclusiva dos gols que o time leva. 

Menos ainda, rotulá-la como a única responsável pelas derrotas, como ocorreu, por exemplo no recente confronto com o Curica pelo PP/19 ( o Paulistinha Preparatório/19). 

Este velho escriba prefere afirmar que, apesar do gol sofrido, a maior vulnerabilidade palmeirense no "derby" não foi a defesa, mas, sim, a letargia e a ineficiência ofensiva de um time que não teve nunca a menor capacidade de reação. 

De passagem... 

"Times ofensivamente fortes, nunca foram a faceta mais marcante do trabalho de Scolari".

Como todos nós lembramos, o Curica fez um gol logo no início do jogo, recuou suas linhas, abdicou de atacar e defendeu o 1 x 0 até o final do jogo, enfrentando uma desordenada, inócua e inútil "blitz" palmeirense, mas superando-a e chegando à vitória.

Sei que falhas existem no sistema defensivo palmeirense, sobretudo as falhas estruturais que provém do tempo de "alocação de mão-de-obra" perpetradas por Mattos (ele acertou e errou muito em seu mister) que Felipão, do alto de seu orgulho, idiossincrasias e autossuficiência (ou seria mesmo incapacidade?) jamais tentou corrigir ou ajustar.

Fala-se muito que o Palmeiras tem melhor elenco do Brasil e coisa e tal, sobretudo a mídia mas as coisas não são bem assim. Há controvérsias!

A maioria dos jornalistas -os contras, inclusive- defende essa tese, não porque reconheça o fato ou porque deseja enaltecer o grupo, mas, simplesmente, para justificar as cobranças cada vez mais fortes ao grupo, com a finalidade exclusiva de desequilibrar psicologicamente os jogadores e colocar em choque e em cheque o emocional da equipe.  

É por isto que a torcida palmeirense, imersa em lavagens cerebrais contínuas via TV, jornais, rádio e mídias sociais, também cobra duro dos jogadores, muito além do que deveria. 

A galera alviverde, que segue e imita a mídia, teria (tem) de pensar em tudo isso antes das exageradas cobranças que exerce! Só os néscios não vêm ou não sabem disso!

Quando falo em desequilíbrio do elenco, refiro-me à existência de alguns jogadores fracos, bem abaixo das exigências de um clube da grandeza do Palmeiras, do excesso de jogadores para certas posições e da consequente falta para outras, tanto e quanto refiro-me à inexplicável continuidade de atletas que já não correspondem mais ou se tornaram defasados para 2019. 

Concordo que o time teve uma excelente performance na temporada passada a partir do Paulistinha Preparatório/18, torneio o qual o Palmeiras só não venceu em face do esquema armado pela FPF e asseclas, no maior "afano" a que assisti em quase 70 anos de observação do futebol, a maioria dos quais profissionalmente.

Da mesma forma a CBF, fazendo uso um obscuro árbitro sul-mato-grossense retirou do Palmeiras a perspectiva de jogar as finais da Copa do Brasil ao anular o gol da classificação do Verdão alegando falta de Antonio Carlos que jamais existiu no goleiro cruzeirense, em cima da hora! 

Interessante que NINGUÉM da mídia rememora ou republica essas escabrosas armações e esses tão escandalosos "roubos".

Em compensação, apesar dos árbitros e da campanha declarada da mídia que torceu desbragada e explicitamente contra o time, (a temporada toda e o tempo todo) o Palmeiras foi o Campeão do Brasil realizando uma campanha no mínimo igual ao do Curica do ano anterior, com a diferença de que, até hoje, só falam na campanha curicana. 

Eles só não dizem nada (fica como se não houvesse existido) da participação explícita dos bastidores e das arbitragens, como de costume, nas campanhas vitoriosas de nosso maior rival.

Tenho pouco, quase nada a reclamar em relação às arbitragens na Libertadores, competição na qual o Verdão foi o terceiro colocado e o melhor representante do Brasil, perdendo por pura desatenção a sua classificação para o Boca, em plena Bombonera.

Terminada essa temporada, o que se esperava de Scolari? 

Simplesmente que procurasse Mattos e caso ele não o ouvisse ou atendesse que procurasse, então, o presidente a fim de exigir contratações pontuais que ajustassem o elenco palmeirense à dura realidade de outra temporada, para a qual todos os maiores adversários de há muito já estão se ajustando.

Em relação ao Palmeiras nenhum time brasileiro, quiçá do mundo,  tem um trio de goleiros de tanta capacidade.

Embora esteja muito bem servido na lateral direita, o Verdão está defasado na lateral esquerda onde precisaria de alguém melhor do que Diogo ou Vitor Luís, dois medianos excelentes para a composição do grupo.

No miolo de zaga o Palmeiras carece (no mínimo) de um zagueiro bem acima da média para juntar-se aos atuais e fazer dupla com o titular seja ele o paraguaio ou, em outra hipótese, com Dracena.

No meio de campo, setor em que está mais bem servido, necessita de um volante tipo Tchê-Tchê, de velocidade, marcação e mobilidade rápida para a mudança (quando necessário) do esquema de jogo.

No ataque a carência e de um centroavante mais técnico é notória, embora a mesmice do esquema tático de Felipão da bola alçada na área adversária permita o Palmeiras jogar com atletas de muita presença física e de pouca condição técnica como Deyverson e Borja. Se fosse diferente, é claro, seria muito melhor!

De qualquer forma, como Deus escreve certo por linhas tortas, os problemas ofensivos palmeirenses têm tudo para serem resolvidos com as contratações de Carlos Eduardo e Felipe Pires (os dois têm potencial mas precisam se adaptar psicologicamente ao time), com  chegada de Goulart (cracasso de bola) e, principalmente com a recuperação de outro craque, William que deixou saudades à galera"

A minha irritação com Felipão é que caberia a ele, tão logo findou a temporada passada colocar para fora (doesse a quem doesse) os jogadores incompatíveis com a marca Palmeiras.

No entanto, quem sabe por sua condição de técnico reconhecidamente paternalista ele mandou renovar com muitos atletas, alguns dos quais ninguém imaginava que fossem permanecer mais tempo no elenco, deixando de apurar, em razão disso, a condição técnica do grupo. Foi um erro ou, vá lá, uma omissão estratégica pelo que ele pode pagar bem caro!

Embora a defesa -em meu entendimento- não possa e nem deva ser colocada como vilã ou como responsável por nada (ao menos até ontem), está carente de um grande zagueiro, preferentemente de um craque na posição

Espero que Felipão que continua sem reivindicar o reforço, saiba bem o que está fazendo! 

A nós, palmeirenses, só nos resta torcer! (AD)