Observatório Alviverde

05/03/2017

O TEMA É LIVRE! QUEM QUISER IGNORAR A POSTAGEM E FALAR SOBRE O TIME E O JOGO NA ARGENTINA ESTÁ LIVRE PARA FAZÊ-LO!


Meus amigos, tenho o prazer de dizer-lhes que assistirei ao Palmeiras x Tucuman em minha pequena bucólica e querida Pederneiras que, coincidentemente, saiu na edição deste sábado do Jornal Nacional.

Embora a reportagem fosse negativa, abordando um assunto nitroglicerina pura, da demissão irregular de médicos pagos pelo município, substituídos por outros pagos por verbas federais, foi comovente ver na telinha o velho prédio da maternidade em que vim ao mundo há tantos anos!

A partir da semana que vem não estarei aqui em BH e ficarei cerca de um mês em companhia de minha velha mãe ainda lúcida e saudável, muito mais que eu!

Sou feliz e agradeço a Deus pela dádiva!

Então já adianto a vocês que não vou garantir a regularidade deste OAV!

Na casa de minha mãe inexiste a Internet. Alguém sabe de alguma solução que não preveja continuidade de pagamento quando eu deixar de usar?

Tentarei contornar o problema e, na medida do possível, procurarei manter -com a ajuda indispensável de vocês- este espaço pro Palmeiras sempre vivo e pulsante.

------------------------------------------------------------------

A FINALIDADE DESTE OAV

Embora muitos insistam por não entender, volto a dizer que este OAV é um site que objetiva a promoção do time de futebol do Palmeiras, denunciar os desmandos da mídia e abrir espaço para a livre manifestação de todos os palmeirenses em face da equipe, sob quaisquer circunstâncias.

É óbvio que também torcemos pelo clube e por todos os seus demais segmentos em qualquer modalidade esportiva!

Torcemos até pela Mancha quando entra inutilmente no sambódromo sabendo que será sempre humilhada posto que JAMAIS os curicanos que controlam os concursos carnavalescos a deixarão vencer um único e mísero desfile por maior, melhor ou mais imponente que seja esse desfile!

Eu, testemunha viva da maior parte da vida do Verdão e remanescente dos tempos em que o profissionalismo no clube se limitava ao time de futebol, tenho muita coisa para contar e vou fazê-lo para mostrar a alguns contestadores deste  OAV a pureza de nossos objetivos e de nossas intenções em relação ao maior time verde do planeta.

Lembro-me, por exemplo, de quando eu dizia os meninos de minha idade a propósito das transmissões de rádio (eu acompanhava todas, tanto e quanto todos os programas esportivos das emissoras paulistanas em ondas média e curtas) que, em relação ao Palmeiras se fosse possível eu assistiria até à lavagem das camisas.

Lembro-me bem que naquele tempo os clubes lavavam seus uniformes e não existia essa mudança constante que caracteriza a indumentária do futebol de hoje.

Os distintivos dos clubes requeriam trabalho de bordadeiras posto que não havia ainda (ao menos no Brasil) impressão gráfica sobre tecidos (sempre desbotava), o que só veio a ocorrer algumas décadas após o término os anos 50s.

Não existiam, sequer,  lojas que vendessem artigos esportivos iguais aos usados pelos times e pelos jogadores.

Haviam, exclusivamente, pequenas lembranças como um "botton", um distintivo do clube impresso em papel, vistosas flâmulas e os maravilhosos e inesquecíveis albuns de figurinhas, mas ficava por aí.

Com muita luta se encontrava, ás vezes, um boné ou um objeto feito artesanalmente sempre vendidos a preços proibitivos e inacessíveis para a maioria. Tentar obter uma camisa do clube? Neca de pitibiriba pois não existia para vender!

A atual troca de camisas ao final dos jogos, naquela época, nem se cogitava! Só de flâmulas e mesmo assim uma única e isolada, de capitão para capitão dos clubes que se enfrentavam!

Nem no jogo final dos campeonatos acontecia o ritual da troca das camisas usadas nas decisões!

Mesmo no âmbito interno dos clubes os jogadores sabiam que pagariam um alto preço por qualquer peça de uniforme cedida. Por isso não cediam.

Era tão complexo e complicado lidar com isso que os jogadores que ganhassem um titulo e ousassem levar a camisa para a casa como troféu, relíquia ou como lembrança, não raro eram obrigados a a devolvê-las ou pagar por elas..

Lembro-me de um filme brasileiro a que assisti em minha infância, no qual um garoto vestia uma camisa com o distintivo do Palmeiras, mas completamente diferente da camisa oficial do clube! Ainda assim fiquei imaginando, lamentando e perguntando: "por que aquela camisa não é minha?"

Pelo rádio(repito) eu assistia a todos os jogos que podia, sem jamais imaginar que um dia viria a me tornar um locutor esportivo e que fosse ganhar desse modo minha vida assim. Aconteceu!

O Palmeiras,  nessa época, ainda não era o Verdão (Expressão concebida por Osmar Santos), mas, simplesmente, o "Alviverde do Parque Antártica", termo consagrado pelo maior de todos os -pra lá de milhares- locutores esportivos que tive a chance de ouvir em minha vida, o inesquecível Fiori Gigliotti, porém o Fiori da década de 50, extraordinário, genial, fantástico, inigualável e, principalmente, palmeirense!

Meus amigos, estou publicando essas saudosas amenidades a fim de que todos se convençam de que este blog é mantido por um (modéstia às favas) grande torcedor do Verdão, autêntico palmeirense de primeira hora, como tantos outros que escrevem neste espaço.

Ninguém, mais do que eu, (do que nós) quer um Palmeiras forte e campeoníssimo!

Aqui se publica tudo aquilo que nos ditam o nosso conhecimento e a nossa consciência visando sempre o melhor para o Palmeiras.

Alguém foi censurado por aqui em razão de idéias?

Este blog trabalhou por algum candidato nas recentes eleições que mudaram administrativamente o clube?

Aliás, quem considerar que alguém que comente neste espaço esteja errado, exagerando, ou pegando muito forte contra o time, o técnico e os jogadores, (mesmo que seja o velho escriba mantenedor deste espaço, isto é, EU) por favor, não fique alimentando reclamações, xingando ou pregando diretas e indiretas contra MIM, contra o blog ou contra este ou aquele participante.

Ao se deparar com uma opinião não se alinhe com a sua ou que o irrita,  entre aqui e conteste o autor da opinião, porém civilizadamente e com argumentos sólidos. Como eu já disse tantas vezes "é melhor acender velas do que amaldiçoar as trevas"!

Lembrem-se que este OAV, é um espaço polêmico de múltiplas opiniões as quais sempre dão azo às contestações.

Lembrem-se igualmente que acima de tudo este espaço é meu, é seu, é nosso e é do Palmeiras, mas  não está, absolutamente, ligado a nenhum grupo político ou facção dentro do clube.

Da mesma forma você sabe que aqui, basta você respeitar os padrões da ética e do jornalismo e ninguém censurá-lo. Podem, no máximo, molestá-lo, mas quem entra em redes sociais sabe que está sempre sujeito as essas picuinhas.

Em razão disso vamos (todos) parar com esse "blábláblá" de que o blog está contra Eduardo Batista, contra Zé Roberto, contra o time e, da mesma forma, vamos colocar um ponto final nesse "mimimi" de que o OAV esteja querendo desestabilizar ou derrubar quem quer que seja.

Com a permissão e o devido pedido de perdão pela grosseria verbal, quero dizer que opinião é como bunda, cada qual tem a sua...

Em razão disso, que cada um aproveite a liberdade vigente neste espaço para dizer tudo o que quiser no plano das ideias contra ou a favor de quem quer que seja desde que você preste serviços ao Verdão, porque criticar e apontar erros é uma forma de participar, e, principalmente de colaborar!  

COMENTE COMENTE COMENTE