Observatório Alviverde

01/03/2018

JUNIOR BARRANQUILLA X PALMEIRAS



A justa expulsão do zagueiro Gutierrez, logo no início do jogo, descontrolou a equipe do Júnior de Barranquilla e facilitou (bastante) a vida do Palmeiras, ontem, na Colômbia.

A vitória do Verdão (3 x 0), justa e incontestável, foi consequência, em primeiro lugar, dessa facilidade e, depois, da imposição de sua categoria de time muito melhor.

Se tive restrições em relação à atuação da equipe?  Fique claro, que sim!

Tive (tenho) algumas, mas prefiro omiti-las para não engrossar o coro de tantos ordinários da mídia e da torcida que só veem os defeitos, jamais as virtudes do Palmeiras.

Entretanto não posso, sob qualquer hipótese, deixa de realçar e ressaltar, por tudo o que vi, senti, vivi e depreendi do jogo de ontem, que, não tivesse o time de Barranquilla perdido precocemente o seu imaturo zagueiro Gutierrez e o Palmeiras teria sofrido para sair-se o vencedor desse primeiro jogo do Grupo 8 da Liberta/18.

De qualquer forma a vitória alviverde fora de casa foi  i-m-p-o-r-t-a-n-t-í-s-s-i-m-a,  na medida em que abre excelentes perspectivas para o time, nesta fase.

Vejam que o Palmeiras, que já assumiu a liderança do grupo, tem tudo para consolidá-la definitivamente, caso se imponha sobre o Allianza de Lima, Peru, dia 03 de março, uma terça-feira, em Sampa, no Allianz Parque.

Na eventualidade de derrotar também os peruanos e chegar aos 6 pontos, Palmeiras, posteriormente, mediante uma vitória simples sobre o Boca, a quem enfrentará no Allianz, dia 11 de abril às 21,45, chegaria aos 9 pontos e necessitaria, minimamente, de um ponto nas três partidas do segundo turno para garantir sua qualificação à próxima fase. 

Detalhe: Allianz e Boca ficaram no 0 x 0 ontem em Lima e o resultado foi ótimo para o Palmeiras!

Deixo, agora, a análise do jogo para vocês. Farei, apenas, a análise individual da equipe,  registrando como vi a atuação de cada jogador palmeirense ontem em Barranquilla:


FICHA TÉCNICA JUNIOR BARRANQUILLA-COLÔMBIA 0 X 3 PALMEIRAS


Local: Estádio Metropolitano Roberto Meléndez, Barranquila (COL)

Árbitro: Enrique Caceres (Fraco, porém corajoso esse Paraguaio). Errou contra os dois times e deixou de marcar dois pênaltis para o Verdão.
 
Assistentes: Eduardo Cardozo e Juan Zorrilla, também paraguaios (Razoáveis)


GOLS
Bruno Henrique, 18' do 1º tempo. Borja, aos 6' e Bruno Henrique aos 26' do 2º tempo;

Cartões amarelos: Piedrahita (JUNIOR); Bruno Henrique e Borja (PALMEIRAS)  
Cartão vermelho: Germán Gutierrez (JUNIOR)


JUNIOR BARRANQUILLA-COL: 
Sebastian Vera; Piedrahita, Pérez, Rodriguez e German Gutierrez; Rúben Pico, Cantillo, Matias Mier (Jorge Arias) e Chará (Luis Díaz); Alvez e Téo Gutierrez (Luis Ruiz) Técnico: Alexis Mendoza


PALMEIRAS: 
Jailson - Sua escalação, ontem, mostra que Róger já escolheu Jailson seu goleiro titular...... NOTA 7

Marcos Rocha - Não arriscou. Cumpriu função tática e esteve bem sem aparecer tanto.........NOTA 7

Antônio Carlos - Muito bem por cima, por baixo, na antecipação, na cobertura e até no passe.... NOTA 7,5

Thiago Martins - Jogou para o time. Fez apenas o arroz com feijão mas esteve muito bem...NOTA 7.

Victor Luis - Muito superior a Michel Bastos, marcou bem e apoiou bastante o ataque.........NOTA 7.

Felipe Melo - Comandou seu setor. Saída de bola perfeita. Autor intelectual do 1º gol..........NOTA 7,5

(Thiago Santos) - Entrou quase ao final do jogo com a vontade e a garra de sempre. Quase fez um gol...NOTA 7.

Lucas Lima - Não esteve mal, mas pode render muito mais. Continua se adaptando..............NOTA 7.

(Guerra) - Entrou com vontade e personalidade. Deu assistência para um gol ........................NOTA 7.

Willian - Não tem sido o jogador criativo da temporada passada, Ainda assim, se empenhou. NOTA 7.

Borja - Tecnicamente limitado, exigirei dele, apenas, que faça gols. Ontem, novamente, ele deixou sua marca............NOTA 7.

(Gustavo Scarpa) - Ainda em adaptação ao time, ao elenco, à cidade e ao clube......................NOTA 7.

PERSONAGEM DO JOGO:
Dudu - Pela direita, nova função, um dos melhores. Por que não jogou assim contra o Curica? NOTA 8.

CRAQUE DO JOGO:
Bruno Henrique - Defendeu bem e apoiou e atacou sempre que possível, colocando-se sempre muito bem. Fez, ontem, a sua melhor apresentação com a camisa palmeirense.
Marcou 2 gols decisivos que lhe valem, NOTA 8,5, e a condição de "CRAQUE DO JOGO".

Técnico do Palmeiras:  
Roger Machado....Nota 7.
Tenho restrições às filosofias exageradamente defensivistas de Róger, mas se ele provar por "a+b" que será necessário tanta cautela quanto a que o time vem apresentando darei a minha mão à palmatória. Ontem deu certo, mas domingo contra o Curica foi um fiasco.

Duas coisas mais:
Se o adversário não tivesse perdido uma peça logo aos 9 do 1º tempo o Palmeiras teria vencido com tanta facilidade?

Sem querer, jamais, interferir na escalação do goleiro, posto que considero que a vez é de Jailson, a escalação do "colored-keeper" passa-me a certeza de que Róger Machado já o definiu como titular.  

Vamos ver agora como ele se porta na qualidade de dono da posição (AD)

COMENTE COMENTE COMENTE 

NA TV
É um duro castigo para a torcida palmeirense ter de aturar (infelizmente não existe outra opção) Milton Leite e Noriega nas transmissões do Sportv, um verdadeiro teste de paciência e tolerância para quem torce pelo Verdão.

Nas transmissões deles nunca há pênaltis favoráveis ao Palmeiras (ainda que sejam escandalosos) e reparem há quanto tempo acontecesse isto. 

Em compensação estão sempre afirmando que há pênaltis e faltas constantes contra o Palmeiras (sempre contra, ainda que nem sempre aconteçam) , tanto e quanto o time nunca joga bem ou merece os resultados que conquista.

Quando não têm como negar uma penalidade máxima pró Verdão (ontem houve, minimamente duas, talvez três) parece coisa combinada: 

Cada um deles emite muito discretamente um parecer breve, sendo um contra e outro a favor, sem sublinhar nunca que o Verdão foi prejudicado, como costumam sempre fazer em relação a outras camisas, mormente a curicana. 

Se mal pergunto me desculpem, mas, seria por determinação da direção da emissora, marcantemente antipalmeirense?  


Domingo passado, quando do "derby",  a transmissão de Leite esteve parcialíssima, um fiasco, evidenciando todo o indisfarçável curicanismo desse narrador que, per si, já ciente e consciente de seu irreversível e incontornável problema, deveria pedir antecipadamente para não ser escalado em jogos do Palmeiras. 

Pelo que se depreende de seu trabalho, Leite não tem mesmo isenção ou equilíbrio para transmitir com imparcialidade qualquer jogo do Palmeiras

Ontem, no Junior x Palmeiras ele, do ponto de vista técnico-relator não esteve mal. 

Primeiro porque desta vez não incorreu no erro do excesso de coloquialismo e não engoliu a voz ou falou para dentro como desnecessaria e estupidamente costuma fazer.

No entanto, na hora da opinião que ele insiste em proferir sem delegá-la ao especialista, o comentarista (a quem, pelo contrário, Leite sempre tenta ou procura influenciar), ele, novamente, perdeu-se por completo. 

Melhor, muito melhor do que ele, até um simples calouro isento!

Em relação a Noriega, ele, além de ter de passar a ser mais justo em relação ao Palmeiras teria, ao mesmo tempo, deixar de ser o "vai com as outras" das transmissões, posto que sabe mais, muito mais que Leite.

(AD)