Observatório Alviverde

23/07/2014

PALMEIRAS VAI DE MISTO ESTA NOITE EM FLORIPA.! ALGUÉM EXPLICOU A GARECA A IMPORTÂNCIA DA COPA DO BRASIL?


 
Foi bom, muito bom curtir férias durante a Copa em minha pequena e querida Pederneiras, a terra das pedras faiscantes!

Foi ótimo poder dar aquele banho na minhoca e sentir-se um pescador ainda que fosse de lambaris esquálidos e subnutridos.

Foi delicioso queimar o corpo ao sol, fosse à beira do Tietê, ou singrando pelas águas desse rio cada vez mais poluído e, cada vez, menos caudaloso em face da seca inclemente que assola o Estado de São Paulo.

Ao mesmo tempo, de olho na TV, foi impagável ver uma Seleção -dita- Brasileira, despreparada, arrogante e sem o menor preparo emocional, levar um vareio de bola da Alemanha e estabelecer um recorde negativo que tão cedo não será superado nos futuros encontros das duas seleções.

Como foi bom ver o catadão de mercenários importado da Europa, (sem qualquer relação com o Palmeiras) ajoelhar-se e sucumbir diante da Holanda, após a sorte, "cumpanhera" tê-la mantido de forma imerecida e injusta na competição, desclassificando o Chile e a Colômbia, seleções muito melhores, mais bem estruturadas, de melhores valores individuais  e muito mais bem armadas do que o amontoado internacional de jogadores paridos por Felipão, Parreira e pela própria CBF por sugestão ou imposição de 90% da mídia.

Meu sentimento de alegria apenas não se amplificou ao infinito, levando-me ao paroxismo da alegria, em face da subserviência da população que, literalmente, afinou e, covardemente, apoiou uma copa essencialmente política, rendendo-se a ela...

Quem desconhece ou ignora que  a realização da Copa do Mundo, no Brasil, serviu, exclusivamente, para que Lula e sua laia petista encontrassem um motivo forte para justificar a edificação, com dinheiro público, de um estádio desnecessário e inútil a ser cedido para o time que retrata e reverbera a verdadeira face daqueles que estão levando o Brasil e os brasileiros à infelicidade, à desgraça e ao caos.

Enquanto isso, a Santa Casa de São Paulo suspende o atendimento à população pela falta absoluta de material em seu almoxarifado!

É esse o Brasil do PT! Igualzinho ao do PSDB! Não sou cúmplice desse crime, pois não voto em vagabundo nenhum há mais de 25 anos! 

Em minha ausência proposital deste espaço, assisti aos jogos do Palmeiras contra o Santos e o Cruzeiro. 

Foram duas derrotas doídas, mas que me trouxeram esperança por dias melhores, em função da personalidade e da ousadia de nosso novo comandante.

Ambos os jogos serviram para evidenciar que o Palmeiras, embora com um time em transição e mal na classificação geral, poderá ter, desde que com alguns retoques, contratações e até com promoções a partir de sua base, um time ao menos igual aos de seus maiores adversários.

É uma pena que, a curto prazo, não teremos um jogador desequilibrante para substituir o chileno Valdívia, e fazer com que o Palmeiras tenha um "plus" -como tinha- isto é, algo mais em relação aos seus adversários.

O meu temor é que essa venda de Valdívia para os emirados árabes constitua-se exclusivamente em uma ponte e que ele retorne, em dois ou três meses, para reforçar qualquer dos grandes clubes paulistas, mormente os bambis. Não será de estranhar se vier a acontecer!

Sinceramente, não dá para entender (é ilógico e irracional) a conduta autofágica de nossa torcida, inquieta e insana, sempre na contramão da lógica, do equilíbrio, do bom-senso e da razão.

A torcida do Palmeiras é ímpar, é única, pois desconheço, em qualquer lugar do mundo, qualquer outra, de qualquer outro clube, que lute e faça campanha pela saída do melhor jogador do time, como grande parte da torcida palmeirense fez com Valdívia! É algo, impensável, estranho, surreal! 

E, apesar de tanta idiotice e canalhice,  os caras ainda têm a cara-de-pau de apresentar justificativas, como se fôssemos todos nós, os torcedores normais, uns perfeitos paspalhos e idiotas.

Hoje, com um mistão, enfrentaremos o Avaí em Floripa. 

Apesar do derby à vista contra a gambazada, domingo, no Lixão, digo, no Itaquerão, não sou favorável à poupança de nenhum titular palmeirense que esteja apto a entrar em campo.

Um time de futebol, tem de ter senso coletivo, ajuste tático e entrosamento, o que, apenas, se consegue jogando.

Considerando-se que na Copa do Brasil residem as nossas melhores perspectivas de introdução em torneios internacionais e, sobretudo, de título, no ano do centenário, entendo que o Palmeiras deveria encarar com mais profissionalismo e seriedade a competição!

Mas alguém, no Palmeiras, explicou a Gareca a importância de uma Copa do Brasil!

COMENTE COMENTE COMENTE

PS- AGRADEÇO A TODOS OS AMIGOS QUE MANTIVERAM VIVO ESTE ESPAÇO DURANTE A NOSSA AUSÊNCIA! 

ADENDO:

Leio, estarrecido, na Uol, o blog de Juca Kfoury, o grande destruidor do nosso futebol.

Co-autor e redator da "Lei Pelé", Juca é conhecido como o "cavalo de átila" do futebol brasileiro! Onde ele pisou nunca mais nasceu grama!

Em seu blog há uma matéria contendo "dez propostas para mudar o esporte bretão! Que moral teria ele para abordar o tema?

Esse provecto senhor, cuja idade parece insuficiente para conter-lhe as estupidez e desfaçatez, não bastasse todo o mal que já causou ao futebol brasileiro, ainda tem o desplante  de vir a público e propugnar por "mudanças"... É muita cara de pau!

Ao abordar o tema do jornal "O Lance", ele, certamente, imagina que todos nós esquecemos que ele próprio e Pelé enterraram vivo no sepulcro de idéias inverossímeis e equivocadas, desprovidas de nexo e de razão, todo o futebol brasileiro.

Debite-se a Pelé e Juca, mormente a Juca, e as suas filosofias delirantes, muito mais do que a cartolas ineptos ou a técnicos incompetentes, a falência do futebol no interior de São Paulo e do Brasil, causada, principalmente,  pela extinção dos estaduais e responsável pelo encolhimento ou destruição dos clubes que representavam as nascentes do futebol brasileiro!

Coloque-se em suas contas a decadência, a fraqueza e o estado semifalimentar dos grandes clubes, assim como a importância desmesurada que passaram ter os empresarios (Teria Pelé legislado em causa própria por seu filho, um dos primeiros empresários a atuar sob o novo regime?) os verdadeiros proprietários do futebol.

A eles, também, debite-se a ditadura Global, a iberização do futebol brasileiro e a ignominiosa participação brasileira na última Copa da Fifa! 

Com uma conta de lastro devedor tão amplo, já que falamos em espanholização do futebol brasileiro, vamos parafrasear o ex-rei Juan Carlos, da espanha,  dirigindo-se a Hugo Chavez, adaptando-a ao incompetente e tendencioso cronista curintiano:

"por quê no te callas, Sr. Juca"?

(AD)