Observatório Alviverde

29/10/2022

PALMEIRAS CAMPEÃO DA LIBERTADORES/FEMININA! ASSESSORES DESPREPARADOS FIZERAM BOLSONARO PERDER DE GOLEADA O DEBATE PRESIDENCIAL!

 

Após derrotar Libertd do Paraguai, Dragonas do Equador e Universidad do Chile nas oitavas de final, vencer o Santiago Morning  nas quartas de final e o América de Calli nas semifinais, o time feminino do Palmeiras derrotou Boca Jrs da Argentina por 4 x 1 e é o Campeão da Libertadores/22 feminina.


Não sou de acompanhar o futebol feminino mas tenho de realçar e ressaltar o brilhante feito das meninas palmeirenses e reconhecer que futebol de mulheres veio ao Palmeiras para ficar e levar o clube a outras conquistas.

Parabéns às meninas que lutaram bravamente e mostraram a força do  clube, numa modalidade que o Verdão adotou em um passado muito recente e que só confirma a capacidade do Palmeiras ser campeão em qualquer esporte ou situação em que se disponha a disputar.

COMENTE COMENTE COMENTE

Debate Político: 

Globo e Lula arrebentaram Bolsonaro, ontem, no debate. Culpa da assessoria do presidente! Mas não foi só isso!

Decepcionou-me, -muitíssimo- meu candidato. Na entrevista final serviu de capacho ao coonestar o trabalho da emissora com declarações amistosas, enaltecendo uma algoz que o dilacera há anos, em flagrante demonstração de que estava dominado por um processo agudo da "Síndrome de Estocolmo".

Percebendo que Bolsonaro (sempre contido por uma assessoria ineficiente e que desconhece a alma do brasileiro) falava baixo, com uma certa timidez e tibieza vocal, a Globo (maliciosamente) usou do recurso da diminuição do volume do microfone do presidente (sobretudo nos inícios de resposta), passando ao público a impressão de que ele estava apavorado, atemorizado, sem confiança e que temia o adversário.
 
Quando Lula iniciava o processo de fala, além do som impecável durante todo o debate, fala, no mínimo em "meia close" e Bolsonaro era focado distante, lá atrás, muito atrás, na maioria das vezes em que iniciava suas intervenções.

Sabemos da unilateralidade das decisões do TSE pro Lula e de todas as proibições impostas em relação aos nomes e situações que Bolsonaro não poderia abordar, mas ficou mais na cara do que bigode e barba, que o presidente foi obrigado a se curvar às circunstâncias preferindo ficar com o título de "bom moço" do que vencer o debate.

Vejam que  ele poderia ter usado sinônimos, driblado as decisões ditatoriais a que o submeteram, usando tropos, figuras de palavras,  pensamento e até o gestual, mas se absteve de tudo, o tempo todo, mantendo um tom dorido e apelativo na ênfase do discurso.

Em suma, queríamos ver não o Bolsonaro contido e passivo de ontem, mas ao menos o Bolsonaro reativo, porque o Bolsonaro agressivo (o que realmente existe e é real) não existiu. 
 
Levou um baile oral de Lula ("malaco" velho e sagaz) e da esquerdalha asquerosa que o acompanha.  

Se Bolsonaro dependesse exclusivamente do debate de ontem para a definição das eleições, já teria as  teria perdido por culpa da assessoria, gente que não entende, absolutamente, nada de comunicação, e, sobretudo de alma humana.

Se o forte de Bolsonaro sempre foi a força das palavras e a batida impiedosa sobre os adversários, por que, de uma hora para outra, os seus assessores o encapsularam e contiveram a ponto dele não retrucar Lula  em nenhuma das muitas vezes em que  o provocava falando de  seus filhos. 

Ora, se o Brasil inteiro tem conhecimento da saga obscura dos filhos do concorrente. por que Bolsonaro também não os envolveu no debate? Teria sido por medo de expor os próprios filhos?

Bolsonaro estava tão desfigurado e fora de si pela estúpida repressão de sua personalidade  (cada um é cada um, cada um é de um jeito) que, na entrevista, ao final do debate perdido, permitiu que a repórter global lhe perguntasse duas vezes "se ele iria respeitar Lula, caso ele vencesse as eleições?"

Por duas vezes ele respondeu que sim tentando se manter calmo embora, sanguíneo que é, soltava fogo pelos olhos, agindo como se estivesse amordaçado. 
 
Estava mesmo, pela armadilha global e pelas circunstâncias de sua própria assessoria, ridícula, a mesma que garantiu que a Internet e não a televisão sustentariam-lhe o prestígio e a força política. 
 
Essa mesma assessoria não enxergou que melhor seria se Bolsonaro não houvesse participado de outra farsa global! Lula, inteligentemente, não foi ao debate do SBT pois estava corretamente convencido de que perderia votos, prestígio e a rara credibilidade.

Mas, já que a repórter da Globo não perguntou (não perguntaria nunca porque é cabo eleitoral de Lula), por que ele, Bolsonaro, não a cobrou por uma pergunta ao adversário, esta:  
 
" Se eleito Lula empenharia a palavra de que respeitará a constituição, a propriedade e o estado de direito, que, neste momento, respira por aparelhos no Brasil, pela ambição, conveniência e  desrespeito daqueles que, mais do que qualquer pessoa deste mundo, deveriam ser os os maioreies guardiães de nossa carta magna!

COMENTE COMENTE COMENTE
( respeitando os limítes da ética e as pessoas, ainda que sua opinião seja diferente da minha).Vamos, todos nós, embora pequenos dar uma lição de patriotismo naqueles que, muito mais do que nós, deveriam lutar pela democracia e pelo estado pleno de direito.
 
**** Na Internet já provaram através de fotos que Lula usou ponto eletrônico no debate. Essa constatação é a prova definitiva de que esse candidato não consegue participar de  nenhuma atividade sem fazer uso da fraude. Ou vão dizer que se trata, apenas, de um aparelho auditivo?
Estão vendo porquê estou tãopreocupado com as urnas?
 
(AD)