Observatório Alviverde

18/04/2009

LUXA NÃO É MAIS AQUELE... O TIME, SIM!

PALMEIRAS 1 X 2 SANTOS


VAMOS ABORDAR O TEMA PELO SEU VIÉS, PORQUE ATÉ LUXA RECONHECEU QUE O SANTOS FOI MELHOR E MERECEU.

SE ELE DISSE ISSO, NÃO SEREI EU QUEM IRÁ CONTESTÁ-LO.



Mas...


Quem não esperava pela desclassificação anunciada ?

Só quem não entende de futebol ou os fanáticos, inconscientes, incorrigíveis.

O Palmeiras de ontem comprovou que é um time anêmico, sem raça. Um time assim, como pode ganhar títulos ? Um time que se dá ao luxo de não ter, sequer, um bom batedor de córneres? Dizer que o Cleiton Xavier é grande batedor é uma falácia.

Quem é o nosso batedor de faltas? Vejam que eu pergunto no singular e nem assim obtemos resposta. Quantos gols fizemos nesta temporada batendo faltas ?

Um time que chuta tão pouco ao gol, que atua pouco pelas pontas, que cruza pouco à área adversária e quando cruza, ou cruza mal ou não tem ninguém posicionado na área, vai ganhar de quem ? Só pode fazer gols quem chuta ao gol. Quem não chuta ...

Acho que já chega de tentativas com times essencialmente técnicos. Chega de bancar a Academia. Esse foi um período de ouro, em uma época de fartura de talentos.

O Palmeiras investia no "bom e barato", forma execrada pelos torcedores atuais, mas a única saída plausível para o futebol além da revelação de craques, tese, também, sempre combatida pela maior parte de nossa exigente torcida.

Chega de futebol arte, de futebol bonito.
Times de força, já. Precisamos formar times de jogadores "cascudos", preferentemente de físico avantajado, que tenham a suficiente capacidade física para brigar por resultados. Essa é a fórmula de sucesso de um de nossos maiores rivais, o SPFW, onde baixote só joga se tiver a força e a categoria de Pierre, por exemplo.

O rival gambá, com raríssimas exceções, só tem jogadores de força. Está invicto no Paulistão, com ótimas possibilidades de ir às finais do Paulistão. Se perder a vaga, o que é pouco provável, perderá para um time de sua estatura física, levemente melhor técnicamente.
Mas, certamente, não perderá da forma como perdemos os dois jogos para Santos, inertes, impotentes para reagir.


Digam todos o que disserem, eles têm a alma e a raça que nos faltam nos dias de hoje e que foi sempre a grande marca mística e o diferencial nosso para com os outros clubes, nos tempos em que ainda chamávamos Palestra Itália.

Vejam que quem ganhou o jogo de ontem para o Santos, além da defesa forte e pesada, do meio campo marcador, corredor, e de um ataque insinuante, foi um baixote chamado Madson, a expressão superlativa dos dois duelos.

Esse tipo de jogador, apesar da baixa estatura, eu gostaria de ver vestindo a nossa camisa, mas a maior parte dos baixotes, sobretudo os enfeitadores que o Palmeiras costuma contratar, não. Diferentemente de Leny, por exemplo, Madson tem muita força, resistência, velocidade, pulmão e excelentes qualidades técnicas.


O Santos é um time de força com dois ou tres craques inseridos em posições chaves. Esta, para mim, é a fórmula ideal para a formatação de um time. Não venham com essa de 11 craques. Isso é devaneio de palmeirense. Um time sem operários não ganha campeonatos. O jogador mais importante da segunda academia era um operário qualificado, chamado Dudu.

Cada ano que passa é uma prova irrefutável de que tenho razão, embora toda a vez que coloco o tema em discussão, sou contestado de forma veemente pelos adeptos do drible, da firula, do tico-tico, enfim, do jogo vistoso, mas sem produtividade que tem sido a característica de todos os times do Palmeiras, exceto daqueles montados por Felipão.

O futebol mudou !
Só não vê quem não quer ! Chega de bancar a Academia ! A Academia existiu da década de 70 para trás ! Pode-se dizer que ressurgiu na década de 90 com o próprio Luxa, mas os jogadores eram outros, anos luz à frente do limitadíssimo elenco de hoje.

Times de força JÁ. Do contrário continuaremos tremendo em decisões e vendo os nossos adversários fazer a festa e tripudiar sobre a nossa fraqueza.

COMENTE:
------------------------------------------------------------------------------------------------


A TRANSMISSÃO DO SPORTV


MAIS UMA VEZ, não mostrou a entrada em campo do Palmeiras. Eles não gostam mesmo de mostrar a nossa torcida que faz a festa mais bonita e colorida do que todas as outras quando o time entra em campo.

Houve no jogo de ontem um penalti sobre o Keirrison, atropelado por trás dentro da área. Foi um lance cometido um pouco fora do foco da transmissão, mas perfeitamente visível, aos 36 minutos do primeiro tempo. O Sportv não mostrou a reprise do lance, preferindo ignorá-lo.

Mais uma vez, nos vestiários, desfocaram os nossos patrocinadores inseridos no banner e omitiram o microfone com as logomarcas por longo período durante as entrevistas coletivas.

MILTON LEITE e MAURÍCIO NORIEGA
Não sei se pela presença de Noriega, Milton Leite comportou-se profissionalmente.

Não sei se pelo fato de o Santos estar à frente do marcador, transmitiu o jogo todo com vibração.

MAS

Aos 3 ms e meio, disse que o lateral "lhe parecia certo para o SFC". Errado!

Não frisou, (nem Noriega) que Danilo saltou antes do que Fabio Costa após bola alçada pela esquerda aos 16 do primeiro tempo quando Salvio marcou "perigo de gol". Para Milton, "segue o jogo", como se nada houvesse ocorrido. Era um ótimo ataque do Palmeiras, com chances reais de aproveitamento.

Na virada do primeiro tempo ML falava sobre a volta de seu "grande companheiro" Casa Grande. Que negócio é esse, ML, então um invasor de profissão é "um grande companheiro ?" Voce sabe quantos companheiros seus, muito mais qualificados do que ele, por causa dele estão desempregados ? Prepare-se porque daqui a algum tempo os ex-atletas vão começar a narrar...

Aos 2 e 30 do segundo tempo a bola foi lançada a Ortigoza e ML disse que tocaram para "Coalhada". Um deboche perfeitamente evitável quando se respeita as pessoas.

Aos 9 minutos a "frescura" de chamar Cereto com ênfase pelo nome completo para receber o mesmo destaque. Claro que eram corintianos em extase e regozijo pela desgraça do Palmeiras.

Aos 13 minutos, falta claríssima sobre Diego que Sálvio não marcou. Omissão total da equipe de transmissão, sem a devida reprise do lance.

Aos 15, outra falta sobre Diego Souza, desta vez, do Fabão que, finalmente, recebia o cartão amarelo após sucessivas faltas. Noriega disse algo mais ou menos assim: "a falta existiu, mas o cartão pode ser contestado (?)." Conte outra, Noriega, ou você viu outro lance ?

Lá pelas tantas a pérola do Noriega que parecia ter medo de afirmar que Madson é um jogador acima da média, afirmando com reservas e reticente:
"Ele pode não ser um jogador brilhante". Em seguida discorreu sobre as qualidades do Madson, ou seja, todas as características de um jogador, efetivamente, brilhante. Mas a humildade e o noviciado de Madson, impediram que Noriega reconhecesse nele a condição de um ótimo jogador.

Outra do Noriega, sempre tateando, medindo as palavras para não melindrar os jogadores fracos do Palmeiras. Ressalte-se, entretanto, que ele teve coragem de dizer, após muitos rapapés e desculpas que Capixaba não era jogador para o Palmeiras.

Ficou perto de dizer o mesmo para Evandro e os dois zagueiros, mas não ousou. Após muitos circunlóquios e blablabás, criticou levemente o Luxa, afirmando que ele não houvera conseguido realizar o trabalho que se esperava e cobrava um acerto do time do Palmeiras.

Acertar o que, como, e de que forma se o Palmeiras tem um elenco fraco e inconsistente. Isso era o aspecto mais importante a ser mencionado.

Entretanto, é do Noriega a melhor frase da transmissão, proferida aos 5 minutos do segundo tempo; "Esse time do Palmeiras, não tem perfil de virada". É "muita" verdade ! Parabéns, sinceros, sem nenhuma ironia. Noriega matou a charada. É isso mesmo! Mas é preciso dizer isso com mais força, com mais veemência e muito mais vezes, Noriega!

Nota 6 para toda a equipe que, reconheçamos, teve, ontem, malgrado alguns deslises, uma conduta mais profissional do que no jogo da Vila. Mas ainda falta muito para que se possa elogiar e atribuir melhores notas . Sobretudo, a imparcialidade de alguns profissionais.

FELIPE AWI
Desconhecedor das regras do futebol atreveu-se a opinar que "não tem cabimento um juiz expulsar um jogador que provoca verbalmente o adversário" hahahahahahahahahahahahahhaha
Esse é o nível de alguns comentaristas que os canais Globosat colocam a disposição dos assinantes.
Pobres assinantes!

COMENTE:
--------------------------------------------------------------------------------------------------


PÉSSIMA, A ARBITRAGEM DO CLÁSSICO!

Apesar do histórico ruim e do retrospecto desfavorável, os incompetentíssimos Sálvio Fagundes, Vicente Romano Neto e Giovani Canzian apitaram novamente mais um jogo decisivo do Palmeiras.

O Palmeiras aceitou passivamente a indicação do trio que foi letal aos nossos interesses.

Não houve nenhum comentário, nenhuma contestação, nenhuma ameaça de protesto para um árbitro que tem um histórico importante de erros contra o nosso clube.

No jogo em sí ele nos prejudicou em tres ou quatro lances decisivos:

1) 16 minutos. Bola alçada, Danilo saltou primeiro, à frente de Fábio Costa, de costas para o goleiro e Sálvio teve a coragem de assinalar falt do palmeirense. Erro grotesco em um lance que poderia ter maus desdobramentos para a defesa adversária.

2) 36 minutos, penalti em Keirrison, derrubado por trás, fora do lance. Não marcado. TV não reprisou e, sequer, mencionou.

3)Falta pela meia direita, próxima a área do Santos, coincidentemente, sobre Diego Souza, não marcada, aos 13 minutos e meio do segundo tempo.

4) A emblemática expulsão de Diego Souza, provocado visivelmente por Domingos. Por que o técnico do Santos não foi advertido um pouco antes quando bateu boca com Diego ? Por que os bandeirinhas ou Marcelo Rogério, o árbitro reserva não avisaram Sálvio, se é que ele não viu a situação ?
RESULTADO: AGORA VAMOS FICAR MUITO TEMPO SEM DIEGO QUE DEVE SER PUNIDO DE FORMA EXEMPLAR, HAJA VISTA QUE O CÓDIGO DISCIPLINAR ATUAL É DRACONIANO, MUITO SEVERO.

AS AGRAVANTES: Partiu infantilmente para o desforço físico com Domingos, fez o jogo do adversário e, principalmente, é jogador do Palmeiras.


Culpa de quem ? Minha, sua ? Ou da diretoria que não soube jogar o jogo dos bastidores ?

COMENTE