Observatório Alviverde

31/10/2010

PALMEIRAS 3 X 2 GOIÁS, UM JOGO FÁCIL QUE SE TORNOU DIFÍCIL. QUASE QUE O PALMEIRAS SE ENROSCA APÓS ESTABELECER DUAS VANTAGENS POR DOIS GOLS. LINCOLN NÃO AGUENTOU O RITMO DO JOGO E FELIPÃO DEMOROU DEMAIS PARA MEXER NA EQUIPE. QUINTA-FEIRA EM CURITIBA O PALMEIRAS CUMPRE UM JOGO DECISIVO CONTRA UM CONCORRENTE DIRETO PELA VAGA DA LIBERTADORES, O ATLÉTICO DO PARANÁ. SE VENCER, ULTRAPASSA O CONCORRENTE E FICA CADA VEZ MAIS PERTO DE ROMPER A FITA DA CLASSIFICAÇÃO!


1) Palmeiras 3 x 2 Goiás. Eu  estava quase dizendo que o que vale é a vitória, até que me lembrei que o nosso próximo adversário é o "Furacão".

3) Em Curitiba o buraco é mais embaixo e vamos ter de enfrentar uma complicadíssima batalha,  dessas a que chamamos de jogo de seis pontos.

5) A defasagem da equipe,  técnica, tática e, principalmente, física, começou a ocorrer poucos minutos após o início do segundo tempo. Esse é um mau sinal!

7) O cansaço da equipe está ligado ao fato de o Palmeiras jogar a maior parte do tempo com dez. em razão da sequencial e precária condição física de Lincoln.

9) O Goiás, dos adversários a serem batidos neste brasileirão, era o menos difícil, posto que não existem jogos fáceis.

11) A primeira vista parece que o nosso ataque de um homem só, Kléber, foi efetivo e realizador, mas a verdade é outra, muito diferente. Hoje encostaram mais em Kléber, mas ainda é insuficiente para melhorar o nosso poder de fogo.

13) Outro aspecto positivo foi o de termos criado várias situações de marcar, ainda que perdidas por afobação, arremates errados e  individualismo.

15) Entretanto quando o Goiás acuou o Palmeiras na defesa a coisa esteve "ruça". Por muito pouco os goianos não arrancaram o empate.

17) O primeiro critério de desempate é número de vitórias: Bambis e o Furacão têm  13 vitórias e o. Gremio RS tem 12. Continuamos em décimo lugar.

 19) Então teremos de torcer contra o SP que enfrenta o Cruzeiro em Uberlândia e contra o Gremio RS, em Goiânia,  contra o Goiás.

 20) Como está bem o Deola! Confesso que torço pela volta de Marcos, mas sou consciente de que não tenho sentido saudades de nosso maior ídolo.

 22) A dupla de área defensiva, Danilo e  Fabrício, de um modo geral esteve bem, mas foi envolvida, no 2º tempo, quando o ataque do Goiás forçou e pressionou.

24) Pierre e Edinho, exaustos pelo empenho do primeiro tempo também sofreram muito quando o Goiás  partiu pra cima do Verdão.

26) Mas cadê Felipão, que limitava-se a assistir ao jogo sem efetuar as substituições que se faziam necessárias para melhorar un time cansado e defasado fisicamente?

28) Péssima opção pois Lincoln se arrastava em campo, com a agravante de o Goiás diminuir o marcador logo em seguida, fazendo o primeiro gol.

30) Teve sorte o Palmeiras que conseguiu marcar com Diney aos 42 do 2º tempo, estabelecendo 3 x 1. Parecia que o jogo, finalmente, estava definido.

32) Ninguém esperava que o árbitro Djalma Beltrani acrescentasse quatro minutos so jogo e o Goiás, com a corda no pescoço, passou a atacar e pressionar ameaçadoramente..

 34) Foi um jogo no qual o Palmeiras não teve destaques individuais, a não ser Deola, cada dia melhor e Luan que vem evoluindo a cada jogo.

36) Destaque-se, porém, que Tinga e Araújo fizeram dois belos gols. Lincoln e Kléber proporcionaram um ou outro lance de efeito, mas  foi só.

 38) Ambos  são os jogadores que fazem a diferença nesse time limitado e esforçado grupo que é o Palmeiras de Felipão. 

40) Registre-se, porém o esforço e a dedicação de todos os jogadores, Até Lincoln lutou muito dentro das possibilidades de suas notóriaas limitações físicas.
======================
TRANSMISSÃO DO SPORTV
Outro show de transmissão de J. Júnior.Quando ele quer, poucos transmitem como ele no Brasil. Há críticas ao seu gol, muito rápido. Acontece que Jota é narrador de TV, não de rádio. No rádio a palavra do locutor é a imagem do jogo e um gol longo e bonito cai bem.. Em TV é diferente e Jota não faz rádio em TV, embora tenha vindo do rádio. Ele distingue bem as funções. A mim, particularmente, agrada mais o narrador que como o Jota registra com vibração o gol, reprisa o lance e consegue narrar a nova saída. O maior narrador de rádio da história (para a classe) Pedro Luiz, conseguia fazer isso. Poucos conseguem. Jota consegue. Ele deve ser da escola do Pedro! Com boa voz, ênfase, fidelidade ao lance sem trocar os nomes dos jogadores, Jota fez ontem o que sempre deveria fazer: deixar a opinião, mesmo dos lances duvidosos, apenas para o comentarista que é pago para isso e tem essa função. O comentarista pode se antipatizar, é do ofício. O narrador, não! Parabéns ao Jota Júnior pelo ótimo trabalho!

AMANHÃ FALAREI DO PROTESTO BEM-HUMORADO DOS REPÓRTERES DE RÁDIO PAULISTANOS CONTRA LUIZ FELIPE SCOLARI .



DEIXE O SEU COMENTÁRIO

2) Então, como me animar com a conquista de três pontos decorrentes de uma vitória chocha, opaca,  sem brilho, conseguida na bacia das almas?

4) Contudo e apesar de tudo, não vou retirar e nem deixar de realçar os méritos do Palmeiras no decorrer dos primeiros 45 minutos contra o Goiás.

6) Se faltar gás contra o Atlético PR nas mesmas proporções em que faltou ontem contra o Goiás, certamente seremos derrotados em Curitiba.

8) Ninguém discute a condição técnica de Lincoln. Mas ele precisa melhorar muito fisicamente para tornar-se  compatível com as nossas necessidades.

10) A fragilidade defensiva goiana, foi um fator facilitador para que o Palmeiras marcasse os três gols que o levaram a vitória.

12) Os gols que conquistamos foram frutos do individualismo de Tinga, do oportunismo de Araújo e de uma cabeçada reflexa, para trás, de Diney. Para um time de um ataque débil, três gols trazem moral e confiança;

14) Merecemos, é inquestionável, a vitória, haja vista que o Palmeiras teve cerca de 60% de posse de bola e comandando as ações durante a maior parte do jogo.

16) De qualquer forma, vencemos e subimos na tabela. Alcançamos, com 47 pontos, Gremio RS, Atlético PR e os bambis, mas só temos 11 vitórias.

 18) Se vencermos o Atlético  quinta- feira em Curitiba, chegaremos aos 50 pontos e poderemos ultrapassar o tiime paranaense.

 20) Ninguém dessa parte da tabela  terá vida fácil na rodada, mas quem vencer aumenta as chances de ficar com a quarta vaga da Libertadores.

21) Márcio Araújo esteve bem, atacou mais, ousou mais e foi premiado com um gol de belíssima feitura, mas defensivamente mostrou algumas deficiências..

 23) Gabriel Silva foi ótimo para atacar mas quando o Goiás apertou o cerco pelo seu setor não atacou mais e precisou ser auxiliado por Luan.

 25) Por isso o  primeiro combate não funcionou e o Goiás deu sufoco. Tinga também cansou, o time todo cansou.

27) Ele mexeu tardiamente e mesmo assim ficou em dúvida na hora da alteração. Ia tirar Lincoln, mas ao ver que o Palmeiras fez o segundo gol e ele tirou Kléber, para dar ritmo ao mineiro.

 29) Lincoln só saiu aos 42 do segundo tempo, entrando o garoto Patrick apenas para aumentar a força física  da equipe e melhorar a marcação.

 31) Entretanto, não estava. Numa bobeada geral dos meio-campistas e zagueiros palmeirenses, Everton Souza, aos 44 fez o segundo gol do Goiás.

 33) A torcida do Palmeiras, apreensiva e preocupada, terve de esperar mais cinco minutos para festejar a vitória sobre um dos lanternas e uma das piores campanhas deste Brasileiro.

.35) A equipe toda esteve em um plano nivelado, na chamada vala-comum, determinada a se defender e com pouca ambição ofensiva.. 

37) O Palmeiras sentiu demais as ausências de Marcos Assunção e de Valdívia. Assunção, pelos lances de bola parada .Valdívia por sua qualidade de craque,

39) Lincoln ótimo jogador vem substituindo Valdívia, mas  precisa evoluir muito,  para igualar-se fisicamente ao grupo .

41)  O Palmeiras, agora, tem dois amplos caminhos e duas grandes chances consideráveis de chegar a Libertadores, através do Brasileirão ou da Sul-Americana.
======================
 TRANSMISSÃO DO SPORTV
Boa nota, também, para o Carlos Lino, com um reparo. Ele analisou muito en-passant o lance do segundo gol do Goiás. Pareceu-me impedimento após o rebote de Deola, Não havia dois jogadores palmeirenses entre Everton Santos e a linha do gol. Precisaria ocorrer a reprise do lance e ele nem pediu. Os homens de TV têm a obrigação de dirimir as dúvidas dos telespectadores. Para isso existem recursos eletrônicos que vêem mais do que os humanos e que devem ser acionados. No mais, foi muito bem em quase todas as opiniões emitidas. Do ponto de vista técnico a transmissão foi ótima, com boas tomadas, sem interrupções. Foram reprisados sem motivo gols de outros jogos, quando Palmeiras X Goiás  era um jogo de apenas duas torcidas em canal pay-per-view.  De qualquer forma a exibição dos gols sempre ocorreu nos intervalos quando a bola estava parada. O repórter Marco Aurélio Souza foi bem, mas deveria enriquecer mais a transmissão com informações de bastirdores do Palmeiras e do Goiás.

AMANHÃ VOU FALAR COMO DESCOBRI QUE OS REPÓRTERES DO SPORTV PASSAM INFORMAÇÕES, SIM, AOS JOGADORES E DIRIGENTES DENTRO DO CAMPO!


DEIXE O SEU COMENTÁRIO