Observatório Alviverde

05/10/2019

MAIS DE TRINTA MIL DEVEM ASSISTIR AMANHÃ AO PALMEIRAS X ATLÉTICO MINEIRO!



Até quinta-feira, dia 03/10, vinte e seis mil ingressos haviam sido vendidos para o importante duelo que o Palmeiras irá travar contra o Galo Mineiro.

Como ainda não foi divulgado o movimento das bilheterias da 6ª feira e ainda teremos hoje e amanhã para a venda de ingressos, arrisco-me afirmar que o número de espectadores irá superar facilmente os trinta mil.

Falar da importância transcendental do jogo e no que representará a vitória para a sequência do time no Brasileirão, todos os palmeirenses já sabem de cor e salteado, nem é preciso repetir.

Antecipando o meu ponto de vista quero deixar claro que o Palmeiras é o favorito contra o Galo Mineiro, por ter mais time, pela experiência de seu elenco, pela qualidade maior de seus jogadores e, sobretudo, pela situação psicológica desfavorável, verdadeira crise existencial, por que passa o time das alterosas.

Não significa, porém, que o Palmeiras esteja livre de um tropeço, considerando-se a grandeza do adversário e a imensa força da camisa atleticana.

Quando falo em favoritismo, falo apenas na tendência do jogo, considerando-se a qualidade dos times e as campanhas que desempenham no campeonato.

De qualquer forma, Mano Menezes sabe que todo o cuidado será pouco, sobretudo em função do time mineiro, tradicionalmente, ser um adversário insidioso, traiçoeiro e sempre muito difícil.

Por falar em Mano Menezes, ele está chegando ao primeiro mês à frente do Verdão com um retrospecto inicial até melhor do que o de Felipão nos seus primeiro cinco jogos do ano passado, assim: 

2 x 1 no Goiás em Goiânia, 
1 x 0 sobre o Cruzeiro no Allianz, 
1 x 0 no Fortaleza lá na capital cearense 
6 x 2 sobre o CSA no Allianz 
1 x 1 contra o Inter na capital gaúcha, 
PS - Este foi um jogo que o Palmeiras só não venceu porque foi estuprado pelo soprador de apitos goiano Wilton Sampaio que comandava o VAR que anulou um gol legítimo do Verdão.

Em relação ao adversário palmeirense de amanhã, Mano Menezes o conhece muito bem por ter dirigido seu maior rival, o Cruzeiro EC. 

Trata-se de outro fator positivo que aumenta as perspectivas do Palmeiras, conquanto não se possa considerá-lo uma ciência exata.

Este ano Mano enfrentou o Galo três vezes no Campeonato Mineiro e uma vez no Brasileiro.


Embora houvesse derrotado o adversário nas duas partidas que decidiram o campeonato doméstico, a estatística dos confrontos de Mano contra o Atlético é, rigorosamente, equilibrada.

Na fase classificatória do certame mineiro, empate de 1 x 1. Nas duas finais, vitória de 2 x 1 no jogo inicial e empate de 1 x 1 no confronto final e o título ficou com Cruzeiro de Mano.

Já pelo campeonato mineiro, jogando no Independência, Mano perdeu por 2 x 0.

Eu, particularmente, sou completamente diferente dos cronistas de hoje, que emprestam um valor estratosférico e descomunal às estatísticas.

Aprendi que futebol é a síntese do momento vivido pelos clubes e que fatores diversos concorrem para que as expectativas mais otimistas muitas vezes sejam frustradas.

Outro dia fiz um comentário no qual afirmei que a disputa pelo título brasileiro não se circunscreve especificamente a Flamengo e Palmeiras e não houve a menor repercussão entre os amigos do blog. Não serviu, sequer, de advertência!

Decorridas duas rodas, o panorama já mudou e o Curica, por exemplo, começa a encostar nos líderes, com a mesma pontuação do Santos, ambos com 41 pontos.

Nas eventualidades improváveis porém possíveis de vitória desses clubes, concomitantemente a tropeços do Flamengo e do Palmeiras, Curica e Santos diminuem as diferenças até aqui acentuadas que os separam dos líderes e entram no pelotão da liderança com amplas chances de chegar.

O Palmeiras, portanto, precisa entrar em campo contra o Galo com humildade e confiança visando não apenas a chegar perto do Flamengo, como -principalmente- a manter distantes os incômodos adversários que já começam a ameaçar a sua merecida e incontestável  
vice-liderança.

COMENTE COMENTE COMENTE
PS- as opiniões dos participantes não refletem necessariamente o pensamento do blog e são da total responsabilidade dos de quem as escreve! (AD)