Observatório Alviverde

03/06/2018

INDEPENDENTEMENTE DA VITÓRIA NO CHOQUE REI, RÓGER MACHADO DEVE FICAR OU SAIR?



O primeiro tempo do "choque-rei" foi de baixíssimo nível com ligeira superioridade dos bambis, traduzida pelo placar adverso mínimo contra o Verdão, Palmeiras 0 x 1 Bambis.

Da mesma forma que critico reconheço quando um técnico que perde o primeiro tempo ajusta o time, retorna para o jogo e vence de virada.

Encômios e elogios a Róger Machado que conseguiu, no intervalo do jogo, incutir na alma de cada jogador palmeirense o espírito do guerreiro, um dos dois fatores que conduziram o Palmeiras à vitória de virada por 2 x 1.

O outro foi a fraqueza do adversário que possui um time tecnicamente muito aquém do próprio Palmeiras o qual, prevejo, não conseguirá manter a excelente campanha que vem fazendo até agora, a não ser que seu treinador resolva promover o lançamento de seus jogadores da base, mas esse é um assunto que só aos bambis interessa. 

A vitória alviverde em si, importantíssima, conquanto não tenha resolvido todos os problemas do Palmeiras, ao menos aplacou a fúria da torcida em relação a Róger que, agora, fatalmente continuará à frente do time e não se cogitará mais de sua substituição até depois que o time faça o seu passeio pelo caribe e retorne ao Brasil.

Então todos os problemas palmeirenses estão solucionados? É claro que não! Eu diria até que o resultado de ontem pode mascarar uma situação em que o time alimenta na torcida uma expectativa e, em campo, frustre completamente o muito que sempre se espera em razão do forte investimento.

Eu, objetivamente, há duas rodadas teria dispensado Róger, mas, a partir do resultado de ontem e da forma como foi obtido, isto é, com o time se superando em campo e dando sinais evidentes de que está fechado com o treinador, obrigo-me a alterar o meu ponto de vista e, novamente, esperar, torcendo, é óbvio, para que tudo dê certo, embora, sinceramente, eu não acredite que ocorra.

O grande problema dessa espera é o fato de que se trata de uma faca de dois gumes, pois o time tanto pode se ajustar e acertar em definitivo, com, também, pode voltar à péssima fase das duas últimas semanas e jogar por terra todo o trabalho realizado até agora.

Mas como deixar de aceitar a continuidade de Róger (seus números em todas as competições, sobretudo no Brasileiro estão bons) diante da reação de um time que foi do zero ao cem, ou, vá lá, do zero aos oitenta, aos noventa, com muita facilidade, revelando, acima de tudo, vulnerabilidades de ordem psicológica? 

Sei que alguns traumas ainda perseguem o elenco e que algumas situações individuais ainda não estão inteiramente resolvidas, mas nada que uma vitória como a de ontem não possa ajeitar novamente e fazer com que o time volte a jogar bola.

Lembremo-nos, todos, que o Palmeiras ainda tem três jogos a fazer antes que comece a Copa, contra o Grêmio, Ceará (ambos fora de casa) e contra o Flamengo, no Allianz. 

Serão três testes dificílimos a ser cumpridos nos quais se saberá se a vitória de ontem ocorreu por mero acaso, ou, se, de fato, o time pegou no breu e voltou à condição de protagonista deste Brasileiro.

E você, o que acha?



FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 3 X 1 SÃO PAULO
Local: Allianz Parque, em São Paulo
Data: 02/06/2018
 
Árbitro: Rodolpho Toski Marques (PR-Fifa)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR-Fifa) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)
Nota 6 para Rodolpho e 8 para os bandeiras;

Cartões amarelos: Felipe Melo, Jailson, Antônio Carlos e Dudu (Palmeiras); Militão, Anderson Martins, Bruno Alves e Nenê (São Paulo)

Público: 32.841 torcedores: Bom.
Renda: R$ 2.172.298,88: Excelente renda (os ingressos são muito caros)

GOLS: Marcos Guilherme, aos 29 minutos do 1ºT para o São Paulo; 
Willian, aos 9 minutos e aos 20 minutos do 2ºT , e Dudu, aos 24 do 2ºT para o Palmeiras.

TIMES:
SÃO PAULO: Sidão; Militão, Bruno Alves, Anderson Martins e Reinaldo (Liziero); Jucile, Hudson (Petros) e Nenê; Marcos Guilherme (Paulo Bóia), Everton e Diego Souza
Técnico: Diego Aguirre

PALMEIRAS: 
Jailson - Falhou no gol Bambi. Prass é muito melhor que ele. NOTA 6,5.
Mayke - Tem mostrado mais efetividade do que Marcos Rocha. NOTA 7.
Antônio Carlos - Boa performance. Foi o melhor da defesa. NOTA 7,5.
Edu Dracena - Falhou no gol, mas se recuperou. NOTA 7.
Diogo Barbosa - Bem atrás mas faltou apoio. Saiu no intervalo.NOTA 6.
(Victor Luis) - Sobrou vontade, mas faltou técnica. NOTA 5,5.
Felipe Melo - Muito bem no início do jogo. Depois faltou perna. NOTA 6.
Bruno Henrique - Esforçado, Lutador. Nada mais que isso. NOTA 6.
(Thiago Santos) - Jogador de grupo, marcador, importantíssimo - NOTA 6.
Keno - Foi bem mas é melhor quando sai do banco para o time. NOTA 7.
(Hyoran) - Lutador, foi dele a jogada que originou o 2º gol. NOTA 7.
Dudu - Foi outro em relação ao 1º tempo. Ajudou a decidir. NOTA 7.

PERSONAGEM DO JOGO.
Willian - Além da boa atuação fez dois gols. NOTA 8

CRAQUE DO JOGO
Moisés - Perdido no 1º tempo, foi o melhor do time no 2º e o maior responsável pela virada  - NOTA 8.

Técnico:
Roger Machado
Pela primeira vez deu pra notar duas coisas:
Primeira: Mudou a maneira de jogar e a atitude do time nos vestiários.
Segunda: É querido pela maior parte dos jogadores.


COMENTE COMENTE COMENTE