Observatório Alviverde

28/04/2011

PAULO CÉSAR OLIVEIRA APITANDO O CLÁSSICO? BRINCADEIRA OU ARMAÇÃO DO BAMBI QUE COMANDA A ARBITRAGEM? QUEM NO PALMEIRAS PODE ACREDITAR NESSE ÁRBITRO DE TANTOS ERROS RECORRENTES CONTRA O CLUBE? ATÉ GOL DE MÃO DE ADRIANO ELE VALIDOU. PIOR DO QUE ISSO, TEVE O DESPLANTE E A CARA DE PAU DE TENTAR JUSTIFICAR O INJUSTIFICÁVEL!


ESSA TCHURMA DA MÍDIA NÃO TEM JEITO MESMO!

Hoje acompanhei o programa do Resek no Sportv.
Perplexo, vi o produtor Cereto, indignado, em pleno ar,  fazer um longo discurso sobre o que ele chamou de "temporada de caça ao Neymar".
Enojei-me!

Não porque Cereto não tenha o direito de dizer isso!
Não porque Neymar não seja caçado em campo, é!
Mas Cereto não disse (nunca disse) que Kléber e Valdívia, são muito mais caçados do que Neymar, do que Ganso ou do que qualquer outro do futebol paulista, sob os olhares complacentes das arbitragens e a omissão criminosa de grande parte da mídia.

Aliás, Cereto não disse e, possivelmente, nem vai dizer!
Se disser, não será por mais de 30 segundos, en-passsant!
Além de ser corintiano convicto com direito a carteirinha,(todo corintiano, antes de tudo, é antipalmeirense), ele, como a maioria da mídia, deve achar que o Palmeiras não dá ibope.

Por questão de coerência, equidade e isonomia, para que não se fale em valores mais nobres e preciosos que deveriam ser cultivados pelos profissionais da mídia, tais como imparcialidade e outros, Cereto deveria usar o mesmo tempo de programa para falar de outra temporada de caça, aberta há muito mais tempo e que perdura até hoje, sobre os dois jogadores do Palmeiras. Mas, com relação a isso, nenhuma palavra! Ao menos, até hoje!

Não, não é um blog de palmeirenses que está inventando isso ou criando um factóide. São os fatos, os números e as estatísticas da própria mídia, além das oficiais, que respaldam e comprovam nossas afirmativas.

Cereto não gastou, até hoje,  um mísero segundo de programa, para dizer que Kléber e Valdívia são caçados há muito mais tempo do que Neymar, Ganso, Lucas ou qualquer jogador do futebol paulista.

Menos, ainda, produziu um programa ou dedicou um simples segmento de programa sobre o fato com farta exibição de imagens repudiando os fatos, ele que é excelente repórter e ótimo produtor, desde que não esteja falando de sua paixão maior, o Corinthians.

Mas Cereto, Rizek e os intragáveis Zanini e Prado, ocuparam 25 minutos de horário nobre da TV para discursar sobre a genialidade de Neymar e Ganso e a "perseguição cruel" dos adversários aos dois "extraordinários craques do Santos, as maiores individualidades do atual futebol brasileiro e dois dos melhores jogadores de todos os tempos".
Pelé que se cuide, ou vai cair no ostracismo!
Tadinhos, os dois indefesos meninos da Vila!

A mídia, todinha, (sem trocadilho)  está, neste momento, enfrentando um dilema.
Está consciente de que exagerou na dose, que colocou o carro à frente dos bois e de que foi açodada  em promover Neymar e Ganso à condição de supercraques, da noite para o dia, como num passe de mágica, o que eles, efetivamente, AINDA não são.

Ninguém discute que são dois jogadores talentosíssimos, de potencial acima da média, suficiente para que cheguem ao estrelato.
Entretanto, ainda falta muito para que cheguem sequer aonde a própria mídia, atropelando fatos e etapas, precipitadamente, já os colocou após parcos um ano e meio de profissionalismo.

Ganso, por exemplo, faz tempo que não joga bem. Neymar tem vivido de alguns lances pessoais, de encher a vista mas, em compensação, tem sido imaturo em outros e realizado jogadas estéreis, sem utilidade ou objetividade. Reclama excessivamente das arbitragens e, às vezes, comete faltas violentas.

Ganso, ontem, jogou muito pouco para a fama que lhe outorgaram, apesar de alguns lances geniais e do belíssimo gol assinalado contra o América do México.

O que ninguém, mas ninguém mesmo, da mídia, disse, ao menos até hoje, é que Wesley, negociado com o futebol Europeu, era o jogador decisivo do time do Santos no ano passado, que completava o talento de ambos e os ajudava a brilhar tanto como brilharam.

Agora a tchurma da mídia está assustada porque Ganso e Neymar já não rendem tanto quanto rendiam ao tempo em que não eram conhecidos pelos outros jogadores. Por isso, qualquer coisa diferente que façam em campo é, imediatamente, realçada, sublinhada e potencializada.

A imprensa fazia o mesmo com Pelé em final de carreira. Como ele já não fosse o mesmo em relação ao time e ao grupo, ficavam comentando lances individuais, matadas de bola, lançamentos de efeito, cobranças de falta e etc.

O próprio Pelé descobriu e teve consciência de que o tempo havia passado, que não dava mais para jogar em alto nível e resolveu parar por conta própria em um jogo noturno contra a Ponte, apesar de toda a babação de ovo da mídia paulistana..

Com Valdívia que, em alguns aspectos de genialidade supera Ganso e Neymar a mídia apenas menciona que se trata, apenas, de um bom jogador. Já imaginaram se ele jogasse no Santos, no CU-rintia ou nos bambis?

Agora que as atuações de Neymar e Ganso não têm sido mais espetaculares como há um ano, os homens da mídia, para se justificarem e se prevenirem de cobranças,  ficam exagerando nos elogios aos dois por qualquer bobagem que façam em campo.

Da mesma forma, fazem tudo o que é possível para proteger os "meninos da Vila" que, de meninos não têm mais, absolutamente nada, senão  a origem, posto que já são homens no corpo e na mente.

Reparem que ninguém pode chegar mais forte em Ganso, Neymar ou até na mais recente invenção deles, Lucas, que os comentaristas estrilam, acham ruim e cobram forte das arbitragens.

O que querem os homens da imprensa?
Que o adversário não jogue duro, não cometa faltas e deixe os jogadores do Santos livres, sem marcação, à vontade, para fazerem grandes jogadas e muitos gols? Com açúcar, amigos, até giló fica doce!

Não que eu esteja defendendo o antijogo ou a violência, mas cada qual faz uso dos recursos que tem.
Ou Neymar (deslumbradíssimo, hoje mais contido pelas contínuas cobrança e vigilância do pai) e Ganso também não cometem faltas?
Deixem que os árbitros decidam e apliquem a lei sem protecionismos ou exceções!
A imprensa não tem nada de chiar da forma como tem feito, isto é, exageradamente, para justificar porquê    " seus craques" não estão mais rendendo o que rendiam.

Por acaso o Palmeiras usou de violência quando os enfrentou e os esmagou em plena Vila Belmiro?
Cicinho foi violento? Patrik foi violento? Danilo?
Quem no Palmeiras usou de violência para contê-los, em dia em que Ganso foi figura decorativa e Neymar foi uma figura absolutamente comum em campo?
Ninguém disse absolutamente nada sobre o anulado Neymar e, muito menos, sobre a péssima atuação de Ganso..
Quantos gols o "ataque demolidor" dos meninos da Vila (Olha. vão TNC com esse papo chulé) consignou contra o "tosco" Palmeiras dos meias-bocas e operários de Felipão?

Ou não foi ele, o próprio Neymar, que se desesperou e se descabelou infantilmente em função da marcação forte imposta sobre ele? Alias a marcação não foi nem foi pessoal, mas, exclusivamente, por setor.

Ou não foi ele, o próprio Neymar quem cometeu uma falta violentíssima, já não me lembro sobre quem, (teria sido sobre o Lincoln?) mas lembro-me da falta e merecia ter sido expulso?

Só não foi excluído do jogo pela blindagem e proteção que recebe da mídia. Os árbitros sabem que se aplicarem a lei sobre um jogador a quem os jornalistas dizem que "é apenas um garoto" a mídia abriria as baterias contra a arbitragem alegando que tinha estragado o espetáculo.
A mídia é patética! Repete-se a cada dia e acredita que o público não percebe!

Tudo isso,em detrimento do Palmeiras,  que se tivesse algum jogador cometendo o mesmo tipo de falta, seria, imediatamente expulso. E depois eles dizem que jornalista não joga e não faz gol. Já imaginaram se fizesse?

Os árbitros andam temerosos de tomar as atitudes cabíveis contra Neymar, Ganso e até contra Lucas, os chamados "queridinhos" da mídia. Detesto esse termo que parece coisa de boiola, mas ele define muito bem a situação existente na relação midia-futebol em São Paulo.

A expulsão de Lucas no jogo contra o Santa Cruz provocou comoção geral e grande revolta na mídia amestrada e seu julgamento, agora, está sendo considerado um escândalo, porque ele "não fez nada"! Que mídia!.

Sejam honestos, homens da mídia! Analisem o futebol com equilíbrio, realismo equidade isonomia e imparcialidade! Basta de exageros e de mentiras para salvaguardar as suas teses precipitadas lançadas como arroubos, precipitadamente, irresponsavelmente no ar e as suas vaidades!

É preciso acabar esta falácia de que Neymar e Ganso são vítimas da violência. Que há muito antijogo contra eles, concordo. Violência, não! Eles não se contundem há muito tempo e a operação de Ganso não foi causada por nenhuma botinada desleal ou mais forte. Basta de choramingos de carpideira! Chega de chororô!

Mas se a defesa do São Paulo que sempre teve licença (e tem) dos árbitros para bater, usar a caixa de ferramentas em cima dos dois santistas, sábado que vem, aposto que poucas vozes se insurgirão contra os fatos, ainda que os atingidos sejam Neymar e Ganso. Se acontecer algum tipo de manifestação, o assunto morre com apito final do árbitro!

A mídia, hoje, massacrantemente, é de tendência acentuadamente sãopaulina. Só não vê quem não quer!
Ontem no São Paulo e Goiás a repórter (?) Joana de Assis dizia abertamente que esperava o gol de um determinado atacante tricolor. A que ponto chegamos!

Tem uma outra mocinha, a tal de Natalie Gedra, boa repórter, da Band,  que deixa no ar um cheiro acre de bambinidade em suas participações que chega a dar naúseas. Fora os marmanjos bambis cuja atuação em pról do time é ativa e notória. Os bambis, hoje, estão em toda a parte, mormente na imprensa!

Ontem, no PFC, quando o Linhares chamou o Vilaron para falar do toque visível de um dos zagueiros bambis, penalti claríssimo, indiscutível, escandaloso, escabroso e que poderia ter mudado o rumo do jogo, o Vilaron ficou tão assustado que até gaguejou. Demorou e viu duas vezes o lance antes de dizer que havia sido pênalti. Não tocaram mais no assunto até o final da transmissão!

Cada vez me convenço mais de que a mídia borra pela perna abaixo quando trabalha no Morumbi e não tem coragem suficiente para fazer uso da ênfase e contrariar os interesses dos bambis.

Aliás, hoje, qual foi o canal que ao falar sobre o jogo mostrou o penalti contra o São Paulo, favorável ao Goiás?
Mas se fosse contra o Palmeiras seria o assunto dominante no programa e ia ter repeteco de cinco e cinco minutos, à exaustão.

E, assim, caminham juntos, o parcialismo, o clubismo e a mediocridade!

Com restritíssimas e honoráveis exceções, a quem peço desculpas por minha deseducada franqueza!

 @@@@@@@@@@

PAULO CÉSAR OLIVEIRA APITANDO PALMEIRAS X CORINTHIANS? PELO AMOR DE DEUS, NÃO! POUPE-NOS, DEL NERO! É CABRITO TOMANDO CONTA DE HORTA!

Para quem duvida, confira este link do Palmeiras todo dia.

http://www.verdao.net/noticia.php?n=6187