Observatório Alviverde

09/05/2021

PONTE X PALMEIRAS

Deixe sua opinião antes durante e após o término de Ponte x Palmeiras, até que esteja pronta a postagem final.

RESUMO AO FINAL DO PRIMEIRO TEMPO:

Ponte entrou disposta a atrapalhar mas o Palmeiras predominou e além de prevalecer o maior tempo com a bola a bola nos pés, marcou dois gols e vence por 2 x 0.

O resultado é justo e premia o melhor time em campo, conquanto a Ponte tenha atuado bem e ameaçado o triunfo palmeirense até a feitura do segundo gol.

O melhor em campo foi Scarpa (atuação espetacular)...

O melhor da defesa foi Jailson (extremamente seguro e com imenso reflexo)...

O melhor da rodada (ao menos até agora) é o Corinthians que vai ganhando do Novorizontino pelo placar de 1 x 0,

Espero que o Corinthians se aplique rumo ao triunfo para que possa elogiá-lo pelo resultado e pela dignidade. 

Agora vou assistir ao jogo do Corinthians em que apesar do 1 x 0, ainda imagino que o Novorizontino vai virar. 

Tomara que eu esteja errado!

COMENTE COMENTE COMENTE  

O MAIS IMPORTANTE NÃO SERÁ A CLASSIFICAÇÃO, MAS A MANUTENÇÃO DA DIGNIDADE!

Muito mais do que qualquer perspectiva de classificação no jogo desta tarde contra a Ponte Preta, o mais importante para o Palmeiras é, apenas e tão somente, manter a dignidade.

Dignidade, pra mim é só isto: entrar em campo em Campinas e dar tudo de si pra derrotar a Ponte, ainda que na qualidade de "concorrente-dependente", isto é, aquele que não depende só de si para se classificar mas depende em tudo de seu maior concorrente e rival, o Corinthians. 

Fique bem claro -antes de qualquer outro aspecto- que o Verdão só poderá se classificar para as semifinais do Paulistinha se o Corinthians vencer ou empatar com o Novorizontino e esta é a primeira e insubstituível premissa!

Se o Curica perder, aspecto que considero tendente e mais provável, o Palmeiras pode golear a Ponte pelo maior placar e diferença possíveis e não se classificará.

Claro, que isso de o Curica amainar e afrouxar para classificar o Novorizontino, se vier a ocorrer (possivelmente ocorrerá) não acontecerá, é evidente, de uma forma tão visível tipo sofre um ou mais gols logo de cara e daí em diante passa a brincar de jogar bola para o tempo passar ... 

O nosso maior adversário tudo fará no sentido de coonestar uma perda proposital e estará de olho, o tempo todo, no andamento do jogo do Verdão em Campinas, posto que se o Palmeiras estiver perdendo e o resultado de não for largo, o time de Mancini - aí sim- tentará fechar a fase de classificação com uma vitória.

Mas há um detalhe: quando constato que o Corinthians pode e vai jogar, logo mais, para perder não censuro ou critico o maior adversário mas tenho de entender como estratégia pelo título.

Reconheço que fez a melhor campanha da fase classificatória e, em razão disso, se quiser, pode, perfeitamente, dar-se ao luxo de não vencer para não classificar seu concorrente mais letal e maior concorrente, o Palmeiras.

Na realidade, eles fizeram por merecer ter as melhores perspectivas de ficar com o título de 2021 e temos de reconhecer que horas há, embora raras em que perder ajuda mais do que vencer e, ao menos para eles, esta é uma delas!

Aliás quero dizer que, na perspectiva de o Palmeiras vencer e se classificar aproveitando a vitória corintiana, mudarei alguns de meus conceitos sobre os bastidores do futebol e passarei a crer e a proclamar que nem tudo está perdido. 

No entanto, acho difícil que ocorra, embora difícil não seja sinônimo de impossível.

Fiquemos, pois,  na expectativa do desfecho dos acontecimentos,  posto que tudo poderá acontecer, até a classificação do Verdão, caso o Curica cumpra a sua missão no campeonato com ética, dignidade e respeito.

Se empatar ou derrotar o Novorizontino o Palmeiras se classifica mediante uma vitória por qualquer placar pois passa para 21 pontos contra 20 ou19 do time do interior.

Se houver igualdade (NH perde e o Palmeiras empata) o Palmeiras pode se classificar pelo maior saldo de gols desde que o time de Novorizonte perca por dois ou mais gols de diferença.

Se o Corinthians vencer ou empatar com o Novorizontino, cabe ao Palmeiras apenas fazer sua parte e bater a Ponte para avançar.

No entanto, o Palmeiras tem a possibilidade de se classificar até com um empate, desde que o Novorizontino perca do Corinthians por dois ou mais gols de diferença. Por exemplo, se o Verdão fica no 1 a 1 com a Ponte, e o Timão faz 3 a 1, a equipe alviverde passa, já que nesse momento o saldo de gols, segundo critério de desempate, está 6 a 5 para o time do interior.

Se o Novorizontino perder por um gol de diferença do Corinthians, o Palmeiras pode, também, avançar com um empate, desde que faça ao menos dois gols a mais que seu rival na última rodada. 

Exemplifico: se o Curíntia vence por 2 a 1 e o Verdão faz 3 a 1, a equipe alviverde passa, já que o Novorizontino leva a vantagem nos gols marcados (16 a 15), terceiro critério de desempate, aliás.

Mas se o número de pontos, saldo de gols e gols marcados ficarem iguais, o Palmeiras precisa que seu rival interiorano leve pelo menos mais três cartões amarelos. Neste momento, o alviverde tem 17 cartões amarelos, contra 19 da equipe do interior. .

Se persistir a igualdade, o menor número de cartões vermelhos é o último critério, ficando claro que neste ítem o Novorizontino leva vantagem porque não recebeu nenhum e o Palmeiras, um.

Se esse hipotético empate em tudo (entendo como impossível) viesse a ocorrer a vaga seria decidida via sorteio na FPF.

O que você espera em relação às decisões de hoje no Grupo C ?

Dependente total do Curica, vc acha mesmo que o Palmeiras tem chances de se classificar?

Eu não acho, mas...

Tomara que eu esteja errado!

COMENTE COMENTE COMENTE

Salve o Dia das Mães:

No Dia das Mães de 2012 eu publicava esta homenagem que hoje repito à todas as mamães:

PARA A MINHA MÃE, PARA A SUA MÃE, PARA AS MÃES DE TODOS OS PALMEIRENSES, EIS O POEMA “MÃE”, DA AUTORIA DE UM POETA ALAGOANO CUJO NOME É CORRÊA JÚNIOR.

 💚

MÃE

“Nome sagrado, que a gente

Mal em palavras traduz;

que, com três letras somente,

é maior, mais refulgente

do que o céu cheio de luz!

💚

Nome que sempre é o mais doce

entre os que a gente aprendeu.

Mais pequenino que fosse,

ele é que ao mundo nos trouxe,

ele é que a vida nos deu.

💛

Nome de mãe – o primeiro

que nesta vida se diz.

Vale mais que o mundo inteiro

Nome puro e verdadeiro:

dos nomes o mais feliz!”

 💙

QUE DEUS PROTEJA E CONCEDA VIDA LONGA ÀS NOSSAS MÃES, A TODAS AS MÃES DO MUNDO E QUE AMPARE TODAS AQUELAS QUE JÁ SE FORAM! (AD)