Observatório Alviverde

05/01/2010

JOVEM PAN, UM PREFIXO MARCANTEMENTE ANTIPALMEIRENSE!

A Jovem Pan, em programação requentada, reprisou hoje um debate já transmitido pela emissora, gravado após a derrota para o Botafogo que redundou em nossa perda do título e na perda, até, da Libertadores.
Do ponto de vista jornalístico nada a contestar, muito embora a maior parte das opiniões emitidas fosse absolutamente estéril e calcadas em achismos, impressões pessoais e em simpatias ou antipatias ao clube, muito mais estas do que essas.
O fato do time do Palmeiras haver tido um final melancólico no brasileirão, começa pelo bom time, passa pelo péssimo elenco, sem as suficientes peças de reposição, passa também pela mudança traumática e intempestiva do comando técnico, pela irresponsabilidade de alguns atletas, pela defiiciência de comando, transita pela perseguição de muitos árbitros e arbitragens e culmina com as pressões intra-muros das uniformizadas e da oposição inconformada com o título iminente.
Foi um prato cheio para os cronistas da Pan que pareciam realizados e satisfeitos com o insucesso da equipe nos dois objetivos colimados e perdidos, ano passado.
Como se não bastasse tudo isso, abriram a participação popular com uma enquete titulada assim:"defina numa frase a derrocada palmeirense em 2009". Assim palmeirenses, bambis, gambáticos e outros entravam no ar e esculhambavam o time, colocando-o abaixo dos cachorros.
Como se nota, tudo é feito, sempre, não com o senso construtivo que deve nortear a função
jornalística, mas com o sensacionalismo barato que visa, iniludivelmente, a apequenar o clube e a desmoralizar a instituição. Não seria melhor uma enquete com uma titulação diferente, tipo "o que o Palmeiras tem de fazer para melhorar em 2.010?" Mas, como esperar semelhante atitude de uma emissora eminentemente tricolor?
COMENTE