Observatório Alviverde

31/07/2014

PALMEIRAS 2 X 1 FIORENTINA, MAS COMEÇO A TEMER PELO PALMEIRAS!




Copa Euro-americana? Boa desculpa para colocar frente à frente dois grandes clubes, um de cada continente e levar mais de 20 mil pessoas ao Pacaembu.

Na realidade, gozando do privilégio ímpar de estar entre o seleto grupo dos grandes clubes que participam da exótica competição, o Palmeiras conseguiu reeditar a velha imponência mesmo sem jogar um futebol de grande técnica.

Na verdade, o jogo contra o grande clube de Firenze, serviu para o batismo internacional de vários garotos recém saídos da base e para proporcionar maior experiência ao time.

Mas que ninguém se iluda com a vitória de ontem, já que a Fiorentina jogou melhor, mostrou mais maturidade e que tem melhores expressões individuais.

Apesar de tudo, não se pode dizer que o resultado tenha sido injusto em razão de alguns bons momentos proporcionados pelo de Gareca.

Foi bom ter visto em ação pela primeira vez em um jogo internacional Fábio, Welder, Wellington, Victor Luis, Léo Cunha e Erik (não sei se, também, Patrick Vieira e Leandro, mas parece-me que sim.

A verdade é que uma vitória como a de ontem aumenta a moral e a autoconfiança da equipe, mormente dos jovens jogadores que Gareca está lançando.

Entre todos destaco de forma especial, ainda que respeitando todos os outros, Victor Luiz, que, pelo que mostrou, até agora, tem tudo para se firmar como uma espécie de Roberto Carlos, no estilo, na agressividade, na chegada, no cruzamento, embora sem o chute poderoso do antigo ídolo.

Ah, antes que eu esqueça, gostei do empenho, da raça e do espírito de luta do estreante, mas ele vai ter de jogar muita bola se quiser ser candidato a ídolo no Palmeiras.

O foco, agora, é o Brasileirão e o próximo jogo, contra o Bahia, domingo, às 16 horas é o chamado jogo de seis pontos, em razão do Palmeiras, com 13 pontos, enfrentar o Bahia, com 9 pontos e penúltimo colocado na tabela.

Se o Palmeiras vencer, além de saltar para 17 pontos, fica mais à vontade em relação ao Flamengo e ao Coritiba que encabeçam a zona do descenso (ambos com 10 pontos), que podem alcançá-lo na eventualidade de uma derrota.

Alguém precisa dizer ao Gareca que, embora tudo seja importante, a Copa do Brasil não é mais importate e, nem, o objetivo único ou prioritário a ser alcançado pelo Palmeiras.

Felipão pensou assim em 2012 e o Palmeiras acabou disputando a série B do Brasileiro em 2013, embora a contratação equivocada de um inexperiente estagiário para o lugar de Scolari é que tenha precipitado, definitivamente, o nosso segundo descenso!

Entendia e entendo que com um técnico de personalidade diferente e motivador de grupo,  mais as nossa tradição, os números provavam que anda havia chances de escapar.

Mas eu só digo isso porque começo a sentir algo diferente no ar, isto é, muita experiência, muito laboratório e pouco resultado prático em campo. 


Tudo isso e o excesso da contratação de hermanos não me cheira bem, mas ainda é cedo para criticar!

Começo a temer pelo Palmeiras! 
 
 COMENTE COMENTE COMENTE