Observatório Alviverde

12/07/2017

PALMEIRAS X CURICA NO ALLIANZ! TUDO OU NADA PARA O VERDÃO NO BRASILEIRÃO!



A mídia tem a mania de afirmar que esse fraquíssino time do Curica, a maior retranca do futebol brasileiro, é cirúrgico e que ganha quando quer.

Cirúrgico mesmo foi o árbitro, o tal Leandro Vuaden, velho persecutor palmeirense, que marcou um pênalti contra o Verdão que ele jamais marcaria fosse contra o Curica.

Tanto não marcaria que o toque de mão visível (creio que foi do Balbuena) visibilíssimo ocorrido minutos depois, ele não marcou fazendo uso de dois pesos e duas medidas.

Aí vem o Noriega na TV para afirmar que alguns árbitros marcam e outros não aquele tipo de lance e que ele (era desnecessário dizer pois já o conhecemos de priscas e longínquas datas) não assinalaria a penalidade, fosse ele o árbitro.

Faltam-lhe peito, coragem e disposição para revelar a verdade nua e crua, simplesmente esta:

Todo e qualquer pênalti é sempre marcado quando favorece o Curica, o Fla ou os times prediletos da Globo, e, na recíproca verdadeira, dificilmente são marcados quando em detrimento dessas equipes. 

As interpretações que definem esses lances (mão na bola, bola na mão, intenção e etc), variam apenas no que respeita à cor das camisas. Está todo mundo careca de saber!

Lances em que a bola bate na mão ou no braço de jogadores do Curica, do Fla ou dos bambis dentro da área dessas equipes, são lances sempre considerados normais pelos árbitros, e contam sempre com o aval de tantos outros Noriegas da mídia, gente que só tem contundência na voz quando se trata de analisar algo deletério ao Palmeiras ou aos clubes antipáticos à RGT.

Em resumi, o pênalti que Vuaden jamais marcareia contra o Fla ou contra o Curica, definiu o resultado do primeiro tempo e a julgarmos pelos modos que atuam Palmeiras e Curica neste primeiro tempo, tem tudo para determinar o próprio resultado do jogo.

O Palmeiras, hoje, não foi mal escalado, mas pecou por estar mal estruturado taticamente, completamente penso pelo lado direito e usando exclusivamente esse setor  sem qualquer diversificação de jogadas e, enfim, facilitando enormemente a tarefa do time retranqueiro, já que atuou exatamente com Carille desejava.

Vai ser difícil a virada no segundo tempo em face da retranca, da probreza de jó do banco palmeirense e, principalmente, do árbitro que simulou estar neutro e independente até marcar um pênalti que, repito, ele nunca, jamais, e em tempo algum marcaria contra o Fla, contra os Bambis, contra o Grêmio e, sobretudo, contra o time do patrão, o Curica. (AD)
(comentário publicado no intervalo do jogo)
=======================================================

CUCA, MAIS PERDIDO QUE CACHORRO EM PASSEATA! 

Há quanto tempo chamamos a atenção para o fato de o Palmeiras não ter laterais competentes e de nunca se dispor a contratá-los? 

Há quanto tempo alertamos para o fato de o Palmeiras não ter canhotos no time, sobretudo no crucial e decisivo setor de armação?

Há quanto tempo mostramos que o Palmeiras, exceção feita a Guedes, tem atacantes baixos com alguma capacidade de improviso e criação, mas de pouca ou nenhuma capacidade de conclusão, donos de chutes fracos, que não sabem jogar dentro da área e nem têm qualquer intimidade ou vocação para o jogo aéreo ou para ir à rede adversária?

Há quanto tempo estamos dizendo que Zé Roberto não pode entrar no time principal por completa ausência de fôlego e de condição física? 

Viram o fiasco de sua entrada aos 30 do segundo tempo, ontem, contra o Curica? 

Será que Cuca imaginava que ele seria capaz de mudar, completamente, o "fácies" do jogo e de conduzir o Palmeiras a uma retumbante reação? Era só o que faltava!

Viram que time amorfo, sem vida, sem vibração e sem a menor expressão ou autoconfiança? Era um amontoado de jogadores correndo atrás da bola apenas por reflexo ou impulso, sem a menor concentração e sem um mínimo objetivo. 

Como dizia meu particularíssimo amigo e um dos maiores comentaristas de todos os tempos, o saudoso professor (Carlos de) Loureiro Júnior, o Palmeiras de Cuca, ontem no Allianz, desde que começou o jogo e  mesmo antes de sofrer o gol de pênalti arranjado pelo décimo segundo jogador curicano, Leandro Vuaden, "era um verdadeiro corpo sem alma"!
E era mesmo! 

Como pode querer chegar ao título um time que não tem, sequer, um cobrador de escanteios? 

Que, na mesma medida, não dispõe de um batedor de faltas ou de um exímio cruzador?

Aliás, mesmo se tivesse, cruzar a bola para quem? Para os anões de jardim que compõem o ataque e que, invariavelmente, estão sempre longe da área ou escondidos atrás dos beques?

Moral da História: 
O Brasileirão, a partir do resultado de ontem, só se for para garantir vaga na Libertadores/18.

A Copa do Brasil ainda pode ser alcançada mas vai se constituir em uma verdadeira briga de foice, considerando-se que o Cruzeiro sempre foi, é, e será um adversário fatídico na vida do Palmeiras!

Por incrível que pareça enxergo mais perspectivas na Libertadores até porque a decisão será no Allians contra um time equatoriano que corre muito, mas que considero fraco. 

Minha análise da arbitragem e minha visão individual do time:

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 0 x 2 CORINTHIANS
Local: Estádio Palestra Itália, em São Paulo (SP)
Data: 12 de julho de 2017, quarta-feira
Horário: 21h45 (Brasília)

Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS-CBF). Péssimo. Interveio diretamente no resultado ao deixar de marcar dois pênaltis (dois toques dentro da área do Curica) e marcar um que ele jamais marcaria contra o Curica, contra o Palmeiras. Segurou sempre o Palmeiras mesmo marcando a favor e jamais abordou os jogadores curicanos nas faltas cometidas, com o rigor que os casos exigiam. Um árbitro que aplica cartões amarelos por simulação de contusões e depois de vários incidentesde simulacros de contusões com N entradas do carro-maca só se dispõe a dar três minutos de acréscimos, das duas, uma: ou está louco ou mal intencionado.

Assistentes: Jose Eduardo Calza e Mauricio Coelho Silva Penna (RS-CBF). Não sei o nome do bandeira que acompanhou o ataque do Palmeiras no 2º tempo (a TV dificilmente divulga), horrível e mal intencionado.


Público: 39.091 torcedores
Renda: R$ 2.744.600,04
Aqui é Palmeiras, minha gente, mas a diretoria amadora parece não estar aí e nem ligar para os números!


Gols:
CORINTHIANS: Jadson, aos 22 minutos do primeiro tempo fez Curica 1 x 0.
Guilherme Arana, aos 19 minutos do segundo tempo dez Curica  x 0, resultado final.

O PALMEIRAS:
1) Fernando Prass, Nota 5;
2) Tchê Tchê Nota 6,
3) Yerry Mina Nota 7,
4) Edu Dracena Nota 6
5) Egídio Nota 4, depois Zé Roberto, sem Nota.
6) Thiago Santos, Nota 5, depois Keno, Nota 4
7) Bruno Henrique, Nota 3, o pior em campo! Borja, Nota 5 pelo esforço
8) Guerra, Nota 4. Esteve bem longe das atuações anteriores;
9) Dudu, Nota 4, fraquíssimo.
10) Róger Guedes, Nota 6 pelo esforço e pela luta. Acabou, ontem, inexplicavelmente, como lateral direito o que, admitamos, é um autêntico desperdício.
PS - Obrigado, Mattos, por isso. Também te agradecemos, Cuca, pela "lucidez" demonstrada!
11) Willian, Nota 6, o  menos ruim, o mais lúcido, o mais esforçado, o mais lutador e o mais presente entre todos os atacantes palmeirenses.
Técnico: Cuca, Nota 4. Escalou bem o time que começou o jogo mas ficou, exclusivamente, nisso!

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Balbuena, Pablo (Pedro Henrique) e Guilherme Arana; Gabriel, Maycon, Jadson (Marquinhos Gabriel), Rodriguinho (Camacho) e Romero; Jô
Técnico: Fábio Carille

Cartões amarelos: Thiago Santos, Dudu e Borja (Palmeiras);
Rodriguinho, Jadson, Cássio, Guilherme Arana (Corinthians)

COMENTE COMENTE COMENTE 

AO MENOS PARA MIM O PALMEIRAS É O FAVORITO PARA GANHAR O DERBY, O MAIOR JOGO DO PLANETA TERRA!


Está chegando a hora do derby (royalties para o inesquecível Tomaz Mazzoni) entre Palmeiras x Curica, muito mais do que um simples clássico.

Clássicos o Palmeiras os joga contra os Bambis, contra o Santos, contra tradicionais adversários de outros estados e já os disputou muitas vezes até contra a Portuguesa de Desportos...

O "derby", porém é ímpar, é único, é exclusivo e, sem qualquer sombra de dúvida, é a materialização do maior jogo de futebol do planeta terra, muito maior que qualquer outro seja de lá de onde for, da Inglaterra, da Espanha, da Itália, da China ou do raio que os parta.

Perdoem-me se consideram que exagero, mas posso garantir-lhes que pelo menos o era antes que a crônica esportiva despreparada e submissa de hoje, locupletada com ex-jogadores que a um toque de dedos transformaram-se num átimo em jornalistas de fama e nomeada, trucidaram e liquidaram completamente o futebol brasileiro.

Em nome de pretensas organização e modernidade, vestiram uma camisa de força no futebol brasileiro, roubando-lhe a alma, as características e as idiossincrasias, extinguindo-lhe a personalidade e obrigando-o a adotar as mesmas práticas que norteiam o vetusto e superado futebol europeu. Ou eu não acabo de explicar os 7 x 1?

Embora não pareça ou transpareça, o clássico, isto é, o "derby" desta noite coloca em jogo muito mais do que aparenta ou do que pode imaginar qualquer vã filosofia de palmeirenses ou de curicanos.

Além da rivalidade natural decorrente da maior birra entre dois clubes e duas torcidas  do futebol brasileiro os times (os técnicos e os jogadores) estão perfeitamente inteirados de que perder pode representar uma mudança completa de rumos no segundo semestre iniciado há doze dias.

O Curica sabe que se derrotar o Verdão esta noite no Allianz terá dado um passo largo em direção a uma glória que no momento ainda é nossa, mas que estamos prestes a perdê-la, a não ser que o Verdão vença o "derby" desta noite e inicie o processo de uma nova ordem técnico-numérica na competição. É muito difícil mas plenamente possível.

De minha parte eu não acredito no Curica e -honestamente- creio, firmemente, na vitória do Palmeiras esta noite no Allianz. 

Os curicanos em minha avaliação só chegaram onde chegaram pela colaboração da arbitragem amiga e, principalmente, porque são a maior retranca já formada no futebol brasileiro. 

É uma postura tática covarde e medíocre, digna de fazer inveja ao saudoso Milton Buzetto treinador até o início de 2017 considerado o maior retranqueiro da história do futebol de São Paulo e do Brasil. 

Hoje ele perde longe (quem diria) para o Carille e, nas mesmas proporções que o Curica para o Juventus.

O que os técnicos dos outros clubes (Cuca, inclusive) ainda não conseguiram discernir é que o Curica só joga com espaço e precisa de espaço mais do que nós de oxigênio, para poder vencer os jogos.

Em razão disso, os times que como o Palmeiras têm a filosofia atacante precisam manter durante os jogos (sempre) na defesa o mínimo de um goleiro e mais três defensores, preferencialmente sem formarem linha para o combate no campo defensivo e a antecipação contra o perigo dos contra-ataques. 

Acreditem, todos vocês, esse time do Curica não é de nada. Ou um time que tem o grossíssimo Jô como principal atacante pode por medo em alguém? 

O Curica de Carille além de tosco é previsível, tendo na velocidade, na raça e na aplicação em campo as suas poucas marcas positivas dignas de registro. Nada mais que isso!

Sou convicto da vitória do Palmeiras hoje à noite. O meu otimismo é enorme porque, bem escalado, o Palmeiras tem um time infinitamente superior, ao que se adiciona o fato de jogar em casa.

Agora, se Cuca reincidir em seus contumazes erros de escalação e continuar fazendo prevalecer o "compadrio" aí vai ser tudo muito mais difícil.

COMENTE COMENTE COMENTE

PALMEIRAS CONTRATA ATACANTE NA EUROPA E DIEGO SOUZA NÃO VEM MAIS!


A mim pouco me importa se Diego Souza tornar-se campeão brasileiro com a camisa do Sport, mas nunca me arrependerei por não recomendar sua contratação ou a assinatura de um novo vínculo dele com o Palmeiras.

Essas perspectivas, tão importantes para alguns palmeirenses, francamente, nunca me entusiasmaram, ainda que o considere, tecnicamente, um jogador  pouco acima da média  

Para que não digam que estou alterando o meu ponto-de-vista em relação a Diego, justamente no momento em que o Palmeiras desiste de contratá-lo e se vale do mercado europeu para reforçar a equipe, reescrevo a minha abordagem em relação à contratação de DS pelo Verdão, há alguns dias:

SIC
a) " É óbvio que Diego, ora em ótima fase e integrante da Seleção Brasileira, ainda que com toda a experiência atual, nem de longe é o mesmo jogador que fora quando vestiu a camisa do Palmeiras".

b)" Se ele tem qualidades e é aproveitável?
Fique claro que sim, mas o auge físico e técnico desse jogador o Palmeiras já perdeu em face da influência danosa dos porcos chucros das uniformizadas".

c)"Quando é que essa gente, completamente analfabeta em futebol, vai parar de dar prejuízos ao Palmeiras? Será que proporcionará paz e ambiente favorável para que Diego possa ter tranquilidade de trabalho e render em campo tudo o que sabe e pode?"

d)"Para encerrar (amanhã postaremos sobre Cruzeiro x Palmeiras), eu quero deixar claro que não vejo em Diego Souza, nem de longe, a condição de salvador da pátria".

e) "Apesar disso creio que, na atual circunstância, menos por sua condição física, apenas razoável, mais por sua condição técnica, invejável e, principalmente por sua versatilidade e condição de um atacante de ofício de físico invejável, chute forte e raro faro de gol, que conhece todos atalhos do campo, o Palmeiras terá feito uma excelente contratação".

f) "...Mas cá entre nós, somente entre nós, bem que eu preferiria que o Palmeiras investisse em jogadores mais jovens..."

(AD)
 ====================

RETORNANDO À REALIDADE

Ainda bem, as minhas preces foram ouvidas e o Palmeiras tomou juízo e investiu em um jogador de apenas 26 anos que tem tudo para acertar, mas, caso não acerte, além do salário provavelmente bem menor que o de DS, vai dispor de mais mercado para ser colocado incluindo-se, quem sabe, até um retorno ao exterior.


Sei, perfeitamente, que Diego, sob o comando e direção de um treinador que atende pelo nome de Wanderley Luxemburgo, pode arrebentar e jogar ainda mais do que o muito que jogou até agora neste Brasileirão. 

Ninguém pode ignorar que qualquer time ou atleta dirigido por Luxa, acima de quaisquer situações negativas ou dificuldades do dia a dia, sempre tem pique, atrevimento, ousadia, força e bagagem para chegar lá. Na maioria das vezes, chega!

Vou além!

Se Luxa se dispuser a trabalhar se dedicando e se concentrando apenas e tão somente no que faz, não tem pra ninguém, seja Scolari, Cuca, Carille, Dorival ou quem quer que seja, até Tite. 

O Palmeiras, em meu modo de entender, perdeu várias vezes o avião das conquistas ao deixar passar em branco várias chances de contratar Luxa e, de quebra, Valdívia, do fim do ano passado (quando da saída de Cuca), ao final do Paulistão quando da saída daquele que nem deveria ter entrado, Eduardo Batista!

Isso tudo eu estou afirmando e ressaltando, no dia em que o Verdão (ainda bem) esquece de Diego Souza e anuncia oficialmente a contratação um jogador brasileiro que milita no futebol espanhol, de potencial técnico não sabido e que, de repente, pode se constituir até em um reforço mais bem qualificado que Diego, não obstante estar vindo do Alavés, time que milita habitualmente na parte debaixo da tabela de classificação do certame espanhol. 

Quero deixar bem claro e evidente neste momento o meu alívio pessoal em face da desistência alviverde em relação a Diego Souza, outro veterano que está apenas sazonalmente na Seleção pois já não corre mais com o mesmo fôlego e soltura de  antigamente!

Sei, perfeitamente, que ele ainda tem alguma lenha pra queimar, mesmo que, no meu entendimento, sejam apenas poucos gravetos, incompatíveis com o preço que o Palmeiras se dispunha a pagar por um jogador em declínio, muito acima dos padrões habituais do futebol brasileiro. 

Apesar de eu não ter combatido a contratação de Diego, eu temia que com sua escalação, Cuca, que já joga com dez quando escala Zé Roberto, não satisfeito com tudo o que estamos vendo, sentindo e vivenciando no campo de jogo, viesse a jogar, agora, com nove?

No dia em que o Palmeiras contrata um jovem jogador como Deyverson, a quem não conheço, mas imagino que tenha um bom potencial pelo fato de figurar em um dos campeonatos nacionais mais difíceis do planeta bola, confesso-lhes que me encho de esperanças. 

Resta saber, porém, se Cuca agora vai esquecer o "compadrio" proporcionando as chances necessárias para o jovem que está chegando, muito bem recomendado por um site brasileiro que acompanha de perto o campeonato espanhol e que publicou esta frase:

"Fique de olho: Deyverson, atacante: 

O Brasileiro é abusado, habilidoso e ajudou o Alavés a vencer o Barça em pleno estádio catalão".

COMENTE COMENTE COMENTE

 P.S. - APÓS O MEIO DIA ABRIREMOS A POSTAGEM DO DERBY, MAS SE ALGUÉM JÁ QUISER FALAR SOBRE O PALMEIRAS X GAMBÁS PODE FAZÊ-LO! (AD)