Observatório Alviverde

01/06/2016

A TEIMOSIA DE NOBRE!


 Resultado de imagem para teimosia

 Paulo Nobre continua dando murro em ponta de faca!

Noves fora os palmeirenses "do contra", os frustrados, os oportunistas ou os que têm interesses inconfessáveis atrelados à política do clube, sou convicto de que  95% (ou mais) dos palmeirenses são apoiadores espontâneos, leais e convictos do presidente Paulo Nobre e têm a sua administração, como mais do que modelar, redentora.

Vou mais além. Sem Nobre o Palmeiras estaria mergulhado numa crise econômico-financeira de grandes proporções e, sem saída, estaria à mercê dos bancos, dos empréstimos, dos juros, dos impostos, das quotas de TV,  totalmente submisso ao capital alienígena com mínimas perspectivas de encontrar o caminho da autonomia ou da auto-gestão.

Não obstante tudo isso, ainda aparecem "meia dúzia de três ou quatro" porcos pingados, que não representam, de forma alguma, os anseios nem da Sociedade Esportiva e nem do time Palmeiras, tolos, néscios,  soberbos "ad infinitum", críticos extremados incompreensivos que são, principalmente ingratos e vêm a publico para, em vez de enaltecer ou agradecer, detratar o presidente Paulo Nobre.

Em vez de reconhecer a gestão atual, legal, limpa, clara, meridiana, cristalina e, principalmente, honesta de um presidente idealista, voltado de corpo e alma à recuperação de um dos maiores patrimônios sociais da cidade de São Paulo e do maior patrimônio ludopédico brasileiro, acusam-no injustamente de tirar proveito do cargo em próprio benefício e o chamam, desprezivelmente, de "piloto de rally".

Sem ter, na prática, como condená-lo, acusam-no de aplicar dinheiro no clube em próprio proveito -deslavada mentira- mediante a cobrança de juros escorchantes, extravagantemente altos, tanto e quanto de querer aparecer como o maioral simplesmente por deter uma conta bancária digna de fazer inveja ao Tio Patinhas.

Todos, sem exceção, deveriam reconhecer a administração Nobre, extra-série, espetacular, mas na prática, isso não acontece e eu sei bem porquê. A vida me ensinou, aprendi e sei, perfeitamente, que toda a unanimidade é utópica... 

Da mesma forma lembro-me, também, de uma frase lapidar de Nelson Rodrigues segundo a qual "toda a unanimidade é burra". 

É óbvio que adversários políticos e inimigos gratuitos, Nobre os terá dentro do clube, tanto e quanto uma constante oposição ao seu trabalho.

Até eu que reconheço a importância e a grandeza de sua exemplar e histórica administração, não será pelo mecenato que caracteriza o seu trabalho que vou concordar com todas os seus atos e decisões

Em determinadas situações vai parecer até que não me alinho com ele.

Em tese, fique claro, não apenas apoio Nobre, como realço e anuncio aos quatro cantos do mundo a sua profícua administração que tanto bem já fez e, por certo, a continuarem as coisas no ritmo em que transitam, o fará na vida do Palmeiras.

Nobre, porém, em se tratando de futebol, matéria -reconheço-, confusa, intrincada e muitas vezes enigmática, que ele -nota-se claramente- não conhece tanto, precisa despir-se do manto da vaidade que ainda o envolve e colocar a teimosia de lado visando ao melhor para o Palmeiras.

Já que ele não teve a felicidade de contratar um "expert" cem por cento capacitado a administrar o setor, deveria, paralelamente, procurar aconselhamento junto a palmeirenses do ramo, desinteressados em dinheiro ou em negócios, que lhe dessem uma visão real dos problemas e das verdadeiras necessidades do elenco.

Nem Cícero e nem Mattos lhe dão, como era de se esperar dos homens responsáveis pelo futebol, o necessário suporte nos bastidores, sem o que as dificuldades e os problemas para chegar -ao menos- às disputas de títulos, no mínimo, decuplicam! 

O Palmeiras precisa -urgentemente- ter um homem para realizar esse trabalho, tanto e quanto, se possível, contratar um porta-voz culto, fluente e de personalidade forte, capaz, se necessário, de peitar a mídia.

Tem de ser alguém embasado e capacitado a falar em nome do clube e do próprio presidente, capaz de desmentir a imprensa quando esta extrapola e divulga ondas ou mentiras que possam promover crises no clube. 


Numa palavra, o Palmeiras, no suceder dos anos, tem sido um gigante quieto, silente, irritantemente conformado e que apanha calado a toda hora,  sem se queixar ou se manifestar. Até quando isto vai continuar?

Tão logo terminou o jogo contra o Flu e o Palmeiras já deveria ter detonado uma campanha de grandes proporções colocando o peso de sua comunidade contra a RGT e o STJD, a fim de prevenir qualquer punição a Cuca pela propalada utilização de intercomunicadores com os seus auxiliares que estavam no banco do Verdão. 

E no entanto não li não vi e nem ouvi qualquer atitude ou argumentação contrária por parte do clube em relação ao problema.

Ao que tudo indica, Cuca será condenado e apenado, mas a contestação palmeirense vai ocorrer apenas no momento da audiência. É muito pouco!

Entre todos os grandes clubes brasileiros, só o Palmeiras não faz o "mise-en-scene", via mídia, antes das audiências. Talvez seja por isso que ganha tão poucas ações nos tribunais.

Para encerrar, justificando o título desta postagem, quero falar sobre a resistência de Nobre em contratar um armador de ofício, isto é, um jogador capaz de habilitar o ataque palmeirense em direção ao gol adversário.

Nós, torcedores, estamos aguardando a contratação desse jogador desde que o presidente, -por sugestão se sabe de quem-, resolveu dispensar o melhor apoiador da América Latina, e o craque da última Copa América, Valdívia.

Hoje, ciente, consciente e convencido da bobagem perpetrada, tanto e quanto da outra cometida (esta, inconsciente), da contratação de Cleyton Xavier, Nobre, i-n-f-a-n-t-i-l-m-e-n-t-e, não quer dar o braço a torcer e se recusa a contratar um armador à altura das necessidades do Palmeiras.

É por isso, por esse capricho de nosso ínclito presidente que a torcida tem sofrido tanto, pois ele tem se mantido insensível e não age da forma como deveria em relação ao problema.

Sei que o elenco atual é pródigo em valores. Há anos, reconheço, que o Palmeiras não tem tantos jogadores de nomeada, tantos atacantes experientes, tantos volantes de categoria, tantas revelações da base e, enfim, um elenco numeroso, experiente e bem dotado.

O problema é que o time não se ajusta, não se arruma e nunca se estabiliza por mais que tenha trocado todos os jogadores em todas as posições. A rigor, apenas Prass e Vitor Hugo se mantiveram absolutos em suas posições. Nas demais houve um constante e interminável rodízio, absolutamente inócuo.

O que falta ao Palmeiras -tá mais na cara do que vergonha- é, sem qualquer dúvida, um armador... 

O Verdão precisa de um armador de ofício, de um jogador cerebral, categorizado, que ajude o time a ter, cada vez mais, a posse de bola. 

Precisa ser alguém de muita habilidade, visão de jogo e inteligência, que saiba sair rápido da defesa, lançar longo e que abrevie os contrataques... Canhoto, preferentemente!

Quando precisar tomar a iniciativa de atacar, que suba para o apoio de forma consciente, encostando em quem estiver com a bola para receber, tabelar e ser sempre uma opção de passe, que passa...

Da mesma forma, precisa garantir aos meias e até ao centroavante as impressentidas enfiadas nos lados ou no costado dos beques que os enganem e desnorteiem as defesas...

Quando possível, tem de arrematar de média ou longa distância, tanto e quanto participar ativamente do jogo na área do adversário.

Se puder ser um emérito chutador, ainda melhor, muito melhor, até porque o Palmeiras de hoje, com a saída de Robinho, não tem mais sequer um bom batedor de córneres!

Não seja teimoso, Nobre! Ainda que CX10 se recupere fisicamente -torcemos por isto- ele não é mais um garoto e, certamente, ficará fora de outros jogos.

Lembre-se, sempre, que quem tem dois tem um e quem só tem um -caso do Palmeiras- não tem nada! 

Enquanto isso, aqui em BH de onde redijo este blog, o Cruzeiro anuncia que quer Alecsandro, o centroavante do Verdão que trabalhou com técnico Paulo Bento no Sporting de Lisboa.

Eu aceitaria o negócio desde que o Palmeiras usasse o dinheiro da venda para adquirir um armador categorizado e de respeito. 

E você?

COMENTE COMENTE COMENTE