Observatório Alviverde

12/08/2010

O TEMPO VAI CONSAGRANDO A INCAPACIDADE ADMINISTRATIVA E A FALTA DE CONHECIMENTOS FUTEBOLÍSTICOS DE CIPULLO

Creio ser ponto pacífico, já fora de discussão, a  incompetência administrativa do diretor de futebol da S.E. Palmeiras.
Sua soberba. e sua auto-suficiência,  revelam-no um dirigente de espectro de visão estreito, absolutamente mal informado em um assunto em que, pelo cargo que ocupa, ele deveria  ser um mestre, mas não passa de elementar discente.
Na verdade, Cipullo foi um desastre à frente do futebol do Palmeiras e arruinou, definitivamente, completamente, a promissora administração Belluzzo.
É perda de tempo recorrer-se à retrospectiva de seus erros e desacertos à frente do futebol do Verdão. Todos já os conhecem de cor e salteado.
O que se visualiza hoje são as inconseqüências de sua administração  e a derrota de ontem para o Vitória é um reflexo da miopia futebolística de Cipullo.
Goleiro, defesa, volantes de contenção e gente para defender, temos, mas sempre os tivemos em razão da velha filosofia de contratação de zagueiros, já consagrada pelo uso na S.E. Palmeiras.
Mas onde estão os nossos jogadores de qualidade para armar o jogo e atacar?
Também, por filosofia, basta a qualquer jogador ter pequenas habilidades para ser meio-campista avançado do Palmeiras. A história mostra isso. De preferência que seja um baixote, destro e enfeitador. Se tiver nome, um tanto melhor. O clube abre mão de ter canhotos.
Atacantes?
Baixotes, fracos anêmicos, velhos sempre fizeram a preferência do clube.
Goleador, homem de área, artilheiro? Isso não interessa. Vocês se lembram de quando o Washington dava sopa? Eles preferiram esperar que vencesse o contrato do baixote, velho, mediano e ineficiente Alex Mineiro com o Atlético do Paraná. É mole ? Não, é duro, e como é…
Você se lembram quando foram buscar o Pierre, o Cristian e o Marcelo no Paraná Clube?  O goleador, Borges, não interessou, porque artilheiros natos nunca interessam ao Palmeiras. Só meio-campistas.
Quando resolvem buscar centro-avantes altos e fortes vão procurar Tadeu, o "molóide". Felipão mostrou a Cipullo e companhia no jogo de ontem que igual ao Tadeu já tínhamos em casa o Max.
Agora é que a coisa tem mudado, mas Everton, Lenny, Lincoln e outros vão continuar no Palmeiras até quando? O Lincoln, com preparo físico (será que ele consegue entrar em forma?) até que dá porque noves fora a indispensável condição física ele está acima da média geral e é quase um craque
O Palmeiras, a diretoria, Cipullo e a maior parte da torcida ainda não perceberam  que precisamos, para o acerto definitivo de nosso time, de jogadores que tenham a força desse novato que chegou, Luan ou de um Pierre, de um Danilo, de um Pablo Armero… Time fisicamente fraco não tem força para reagir aos maus resultados quando fica em desvantagem. Fica implíicito, também, de que necessitamos de alguns jogadores acima da média, do ponto de vista técnico. De qualquer forma, já melhoramos muito nesse quesito...
Felipão ontem pisou na bola ao sacrificar Armero que, mesmo dentro de suas limitações é uma opção positiva. Ruim com ele, pior sem ele. O homem a ser sacrificado era o improdutivo Ewerthon que, inexplicavelmente, permaneceu na equipe até o final do jogo. O teste final de Ewerton virá com a escalação de Valdívia. Se ele não produzir ao lado do Mago, tem de ser feito com ele o que foi feito com Léo.
Tirar Marcio Araújo, um dos poucos que fazia a ligação meio campo ataque foi outro erro crasso de Felipão. Nunca se tira um jogador da qualidade e, principalmente, do fôlego de Márcio Araújo nas circunstâncias do jogo de ontem. A entrada de Tinga era necessária, mas o jogador a sair teria de ser o inútil Ewerthon. Felipão errou de novo.
Rivaldo atuou sob pressão e errou muitos passes. Tem bom potencial mas não se revelou um craque. Gostei da movimentação e do espírito de luta de Luan que deve melhorar.
De qualquer forma o time se empenhou e lutou, embora o rendimento em campo fosse pífio. Deola, com grande atuação, salvou o Palmeiras de uma sonora goleada e foi o nosso melhor jogador. Apesar de tudo, ainda sinto mais tranqüilidade e confiança com Marcos, cuja simples presença em campo transmite-nos e ao time, muito mais confiança.
Agora é esperar a inversão desse resultado contra o Vitória em casa, semana que vem, e torcer para que o time se amolde e se ajuste para o jogo de sábado contra o perigosíssimo Atlético do Paraná.
OPINE VOCÊ TAMBÉM