Observatório Alviverde

24/05/2019

QUEM EU CONTRATARIA PARA OCUPAR A VAGA DE GOULART!


Hoje obrigo-me a dizer que frustrou-me, muitíssimo, a contratação de Lucas Lima. 

Eu que sempre assistia a ele jogando um bolão com a camisa do Santos, decepcionei-me demaaaaais ao vê-lo vestindo a camisa palmeirense.  

Parecia (parece) que ele desaprendeu de como se joga futebol.

Trata-se de um jogador sem raça, sem vibração, sem sangue, sem corpo e sem alma que parece atuar com os pés no ar e a cabeça nas nuvens, completamente desligado do que faz em campo.

Da mesma forma, desencantei-me com Borja, colombiano, o artilheiro das Américas que Matos foi buscar no Nacional de Medellin para ser aquele "fazedor de gols" com quem tanto sonhávamos.

E o que dizer de minha decepção com o franzino Guerra, venezuelano, meio-campista que atua mais deitado do que em pé?

Malgrado a sua razoável condição técnica, seu extremado profissionalismo e de ter sido eleito "o melhor da América" há alguns anos, quando está em campo não consegue render satisfatoriamente sem ganhar uma única dividida. 

Ao contrário de outros baixotes que vivem ou sobrevivem nesse futebol pra gigantes de nosso tempo, Guerra não aguenta um tranco.

Apesar de tudo posso dizer que nem os fracassos técnicos de Borja e Guerra, decepcionaram-me tanto ou mais do que o fracasso de Lucas Lima jogador de técnica acima da média, no qual eu depositava muitas esperanças. 

Antes de chegar, Lucas Lima a mim me parecia uma panaceia para os problemas de criatividade do meio de campo palmeirense e uma espécie de corretivo de outras tantas contratações equivocadas. 

Quando imaginei que as minhas decepções haviam terminado, eis que surge outra nesta quinta-feira, quando Ricardo Goulart pede as contas e diz que retornará à China.

A saída abrupta desse jogador não está bem explicada. 

Muitos sites afirmam que ele está voltando à China porque acertou uma renovação com o clube detentor de seus direitos por cinco anos em condições financeiramente impensáveis para os "pobres" clubes brasileiros.

Rasgando o diáfano véu da fantasia eu sou capaz de apostar que a saída de Goulart do Palmeiras tem tudo a ver com uma carta de citação processual a ele endereçada, mas entregue no endereço da SE Palmeiras, sem que o clube a repassasse ao jogador.

Em razão disso Goulart perdeu o prazo para apresentar defesa e tudo está a indicar que ele  será condenado a pagar uma pequena fortuna ao empresário que o processou. 

De minha parte, eu tinha esperanças de que, apesar da cirurgia e das contusões graves que sofreu, Goulart se recuperasse e voltasse a ser o mesmo jogador que fora no Cruzeiro e no próprio futebol chinês.

Digo isso porque somos (todos nós), testemunhas do enorme esforço de Goulart no pós-operatório no sentido de recuperar-se e voltar a atuar o mais rapidamente possível. 

Ele voltou em tempo recorde!

Lembro-me que, à época da cirurgia, mesmo na condição de leigo, a minha experiência com o futebol fez-me manifestar e antecipar que eu achava estranho Goulart ter retornado às lides tão rapidamente.

Em minha avaliação ele houvera voltado prematuramente aos campos, sem ter cumprido um tempo hábil para a recuperação total e definitiva. Deu no que deu!

De qualquer forma, desta vez, pela primeira vez, constato que não estou lamentando a saída de Goulart, cuja contratação sempre desejei e pela qual tanto torci.

Embora lamente a saída desse atleta pela sua qualidade e por seu alto teor de profissionalismo, eu creio -firmemente- que a sua continuidade no Palmeiras, apenas e tão somente aumentaria o fluxo mensal das despesas com a  folha de pagamento, tendo-se em vista o alto salário que recebe no Verdão.

Ademais a sua continuidade ocuparia um espaço que impediria o Palmeiras de contratar um outro atleta para ocupar a vaga que ele irá deixar aberta no elenco palmeirense.

De minha parte acredito que o Palmeiras esteja com algum nome engatilhado, senão para a posição, mas para qualquer outra que Scolari possa avaliar como carente. 

Se eu tivesse que escolher alguém para o lugar de Goulart, certamente escolheria mais um zagueiro e como segunda alternativa um atacante de velocidade tipo Keno, aquele a quem chamavamos antigamente de puxador de contra-ataque.
  
Qual seria a sua opção?

COMENTE COMENTE COMENTE