Observatório Alviverde

21/06/2019

NINGUÉM AGUENTA MAIS A COPA AMÉRICA!


Muito longe de mim culpar alguém ou criticar ou responsabilizar nominalmente quem quer que seja, em face do imenso prejuízo que esta Copa América está causando ao Palmeiras, aos demais clubes, ao futebol, e, por extensão, ao próprio Brasil.

Culpo, sim, a CBF, sobretudo pela estupidez da paralização do Brasileiro e das demais competições tupinquins, adensando e encurtando o calendário, exigindo um esforço imenso dos clubes a partir do segundo semestre. 

Em relação ao enorme prejuízo que trará ao país, tudo se resume nesta frase: "em tempos de vacas magras e de economia incerta, bancar uma competição tão cara sem o menor apelo popular é um autêntico suicídio econômico".

Quem não sabe que os investimentos do Brasil na competição são imensamente superiores àqueles que reciprocamente deveria receber através da Conmebol, da bilheteria e das receitas do chamado turismo esportivo. 

A conclusão, então, a que se chega é a de déficit, na certa! Um déficit altíssimo, por sinal!

Resumo da questão: 

Trata-se de uma competição deficitária intempestiva e mal-vinda, na qual, se o Brasil não chegar à semifinal ou à final, haverá um gigantesco débito a ser quitado pelo país através da CBF, Federações e outras instituições.

Como a CBF e as Federações vivem do que arrecadam dos clubes, das torcidas do Brasil, dos países participantes, do comércio e de outras fontes menos importantes, em última análise quem pagará o prejuízo será o próprio povo. 

E, claro, o Brasil, o país, naturalmente!

Em relação aos clubes brasileiros, uns vão se beneficiar e outros se prejudicar. Quem estava mal quando da data de início da Copa das América, terá tempo para uma reciclagem e pode até tirar proveito da situação.

No entanto, os clubes de ponta, mormente o Palmeiras que estabeleceu uma ampla vantagem de cinco pontos sobre os demais competidores, só terão prejuízos a contabilizar em razão da perda de motivação e de embalo nas competições, sobretudo no Brasileiro. 

Como se sabe, futebol é a hora, é o momento é o dia a dia e o Palmeiras vai ter de envidar todos os esforços para que o time readquira aquilo que é primordial no futebol, o entrosamento.

Menos mal que o Palmeiras não tem nenhum jogador convocado para essa "fajutíssima" Seleção de Tite a que chamam impropriamente de Seleção Brasileira.  

O Verdão só cedeu um jogador para a Copa América, recrutado pela Seleção Paraguaia, o zagueiro Gustavo Gomes.

Agora terá de torcer para que o paraguaio, o esteio de sua defesa e atual capitão da Seleção Guarani, não venha a se contundir com gravidade.

Em relação ao time, o Palmeiras agora terá de treinar, treinar e treinar até readquirir o seu melhor sentido de conjunto, a fim de manter a fase auspiciosa e invicta.

Como "treino é treino e jogo é jogo" (frase de Valdir Pereira, Didi, meia campeão mundial de 58), em minha opinião seria ótimo se o Palmeiras realizasse alguns jogos amistosos oficiais antes do reinício de suas atividades do pós Copa. Ajuda no entrosamento!

Infelizmente um torneio que estava sendo organizado pelo ex-jogador e agora empresário Rony, que envolveria Palmeiras, Vasco, Fortaleza e Ceará e seria realizado na capital cearense, foi abortado em face da prisão de Rony pela PF e, ao menos até agora, não se tem notícia de outros convites ao Verdão para participar de outros eventos. 

O pior prejuízo, entretanto, é o da torcida, obrigada a acompanhar os jogos de quinta categoria (com uma ou outra exceção) que vêm se repetindo nesta Copa América, pela qual a CBF suspendeu as rodadas do Brasileiro, frustrando a maior parte da torcida brasileira.

Ninguém aguenta mais as verdadeiras "peladas" que estão sendo mostradas na TV desprovidas de apelo popular, rol em que se inclui a própria seleção estrangeiro-corintiana de um "paneleiro" (no sentido brasileiro, não no senso português) chamado Tite. 

Os estádios quase vazios são o atestado eloquente de que o torcedor brasileiro não tem a menor identificação com a Copa América.

Da mesma forma evidencia que também já não tem tanto apreço pela Seleção que, a cada dia que passa, vai caindo no descrédito por privilegiar a convocação de jogadores que estão fora do Brasil, muitos deles completamente desconhecidos da torcida brasileira.

Você concorda com este blogueiro que esta Copa América será um prejuízo completo do ponto de vista financeiro?

Acredita que, tecnicamente, possa e venha a se salvar na medida em que a Seleção Brasileira começar a se entrosar e brigar pelo titulo?

Entende que entre todos os times prejudicados pela competição quem mais está sofrendo é o Palmeiras?

COMENTE COMENTE COMENTE