Observatório Alviverde

07/10/2022

A QUARTA ACADEMIA PALMEIRENSE!

O Palmeiras demonstrou, ontem no Allianz, um futebol compatível com a sua grandeza, derrotando um time enjoado chamado Coritiba, que sempre deu trabalho ao Verdão.

Foi um jogo de excelente qualidade, não pelo que apresentou o time "coxa-branca", apenas e tão somente um  adversário leal, mas pela bola redondíssima que jogou o Verdão!

O corolário da magnífica atuação palmeirense foi a elasticidade do placar, numa época em que os sistemas defensivos hermeticamente fechados e o preparo físico dos times tecnicamente inferiores, diminuem  dramaticamente as chances de placares elásticos. 

Ontem deu Palmeiras, 4 x 0 Coritiba, fora Zé Rafael, fora o baile, o show, a estreia nervosa do garoto Endrick e deduzida, principalmente, a ausência do grande comandante Abel, que, suspenso, ficou fora do jogo.

A indiscutível vitória de ontem levou o Palmeiras ao patamar de  incríveis 66 pontos, com a consequente ampliação da vantagem sobre o 2º colocado, o Inter, agora aumentada para 12 pontos. 

Isto significa que, para se ombrear e ultrapassar o Verdão, o time gaúcho necessita vencer 5 vezes seguidas e o Palmeiras perder 5 vezes subsequentes, sem cravar, sequer, um único ponto. 

Convenhamos, trata-se de improvável hipótese.

Da mesma forma, o Inter ganhar 4 vezes e o Palmeiras perder 4, já não resolve mais o problema dos gaúchos já que o colorado, no primeiro critério de desempate, tem 14 vitórias só podendo chegar a 18, e o Palmeiras, agora, já tem 19.  

Se para o 2º colocado a situação é insustentável, imaginem para Flu e Corinthians, os 3ºs posicionados, que ostentam 51 pontos e ainda têm de jogar entre sí. Ou um mata o outro, ou, se empatarem, morrem abraçados. 

Em relação ao Fla, com 49 pontos, já o considero, quem diria, uma carta completamente fora do baralho.

Além de não estar jogando bem, o time carioca teria de tirar uma diferença de 17 pontos, ou seja, vencer 6 vezes sem que o Palmeiras conseguisse um ponto sequer e, ainda assim, com o ônus de decidir nas duas rodadas finais.

Meus amigos, estou eufórico e devo dizer que só vi algo comparável (para mim, até melhor) ao Palmeiras de hoje nos tempos de nossa primeira academia.

Aquele esquadrão extraordinário chegou a vestir oficialmente a camisa da Seleção, com craques como Valdir, Picasso, Djalma Santos, Carabina, Procópio, Nelson, Ferrari, Aldemar, Scoto, Zequinha, Chinesinho, Vavá, Américo, Nardo e o maior ponta direita que já vi jogar, uma legenda chamada Julinho Botelho.

Da mesma forma, não tenho a menor dúvida de que esse time de Abel é melhor, mais objetivo e mais produtivo do que a segunda academia de Brandão com Leão, Eurico, Luizão Pereira, Dudu, Ademir, Mostarda, Edu, César, Fedato e Ney que ganhava quase sempre de 1 x 0.

A terceira academia de Luxa é, entre todas, a que mais se aproxima do modelo de jogo a atual a qual chamo de quarta-academia.

Muito bem comanda por Abel Ferreira, a nossa quarta-academia vem batendo recordes de produtividade, de resultados e, como consequência, de títulos de expressão.

Em razão de tudo isso eu pergunto a todos os palmeirenses que, como eu, estamos tendo a felicidade de ver em campo um time que já se consagrou como a nossa "Quarta Academia":

"Qual entre as 4 academias alviverdes você considera a melhor?

COMENTE COMENTE COMENTE