Observatório Alviverde

04/10/2010

FELIPÃO ERROU! VALDÍVIA NÃO DEVERIA SAIR. VALDÍVIA ERROU! NÃO DEVERIA TER RECLAMADO! SE A DIRETORIA NÃO COLOCAR PANOS QUENTES O GRANDE PREJUDICADO, UMA VEZ MAIS, SERÁ O PRÓPRIO PALMEIRAS!

O erro tático-estratégico de Felipão, substituindo Valdívia contra o Santos, não pode ser motivo para um ataque de estrelismo do Sr. Valdívia, com reflexos diretos no bom ambiente que Felipão quer formar no elenco palmeirense.

Ninguém nega que foi uma substituição tola, desnecessária, inútil, a mais de 40 minutos do 2º tempo, com a retirada do Mago, cuja capacidade para definir o jogo em um lance ou em uma enfiada de bola era muito consistente.

Mas um jogador já sem fôlego, sem mobilidade e sem preparação física, jogando só quando a bola lhe chegava aos pés, não poderia ter tido a petulância de opor-se ao treinador por ficar fora dos últimos cinco ou seis minutos de bola rolando. É máscara e marra demais para o meu gosto. Valdívia não é maior que Felipão e nem que o Palmeiras!

Os melhores exemplos sempre se espera dos craques!

Reconheço, porém, a inabilidade de Felipão, que conseguiu desagradar tanto quem saía  quanto quem entrava. Lincoln também não ficou nada satisfeito de entrar àquela hora do jogo. Mas, bom cabrito que é, mineiríssimo, entrou em campo e não reclamou. Ganhou pontos com o treinador e carimbou o passaporte para voltar, brevemente, ao time.

Felipão, falando francamente, pisou na bola! Nada justifica, porém, a rebeldia explícita do chileno, atitude que tem de ser cortada pela raiz, como o fez, acertadamente Scolari.

O ego gigantesco de Valdívia, tem de ser domado. Se jogando apenas razoavelmente ele tem esse tipo de atitude, imagino o que ele possa aprontar quando reencontrar a essência de seu futebol.

O elenco está se oferecendo para mediar as arestas entre Felipão e Valdívia. Fala-se,até, em uma reunião com a diretoria.

O entendimento e a harmonização entre as partes é absolutamente necessário, mas se houver radicalização, por simples questão de lógica dos fatos e pela necessidade da manutenção da hierarquia, Felipão tem de ser prestigiado.

Valdívia é novo e tem de aprender que em um clube das dimensões do Palmeiras, a prioridade é sempre a hierarquia, a bem da harmonia e união de todo o grupo.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO. ELE É MUITO IMPORTANTE

(Abaixo, mais uma postagem esperando a sua opinião, a punição de Felipão no STJD)

STJD APRONTA DE NOVO! SUSPENDE FELIPÃO SEM VER OU OUVIR AS PROVAS DE ÁUDIO!

Está certo que era a segunda vez que Felipão ia a julgamento pelo mesmo motivo, isto é, reclamação à arbitragem. Mesmo sem ouvir as provas de áudio, o STJD condenou o treinador a dois jogos de suspensão e Felipão fica fora do banco nos jogos contra o Avaí e contra o Botafogo. Com o facilitador da vitória do São Paulo, o soprador de apitos José Henrique de Carvalho que, segundo  a unanimidade dos que se encontravam próximos ao lance, mentiu na súmula, não vai acontecer nada. Que "justiça"! Murtosa vai dirigir o Palmeiras nos dois jogos. O Palmeiras pediu efeito suspensivo e um novo julgamento. Se o primeiro for negado, uma vitória no pleno servirá para limpar a ficha de Felipão. A ausência de Felipão do banco vai prejudicar o Verdão? Deixe um comentário.