Observatório Alviverde

09/10/2009

QUASE TUDO COMO ANTES

Não fosse o triunfo do Internacional sobre o Náutico, tudo estaria inalterado para o Palmeiras em sua luta pelo título. Tirante a vitória colorada que custou dois pontos ao Verdão em relação aos gaúchos, o Palmeiras ganhou um ponto em relação a alguns adversários que o circundavam perigosamente. Assim foi em relação ao Galo Mineiro e ao Goiás que perderam na rodada desta quinta-feira. Em suma, foi mais uma rodada amplamente favorável ao time verde. Como temos mais dez rodadas a cumprir antes do final do campeonato, o Palmeiras está a nove da conquista.
Perdemos contra o Avaí outra oportunidade de deslanchar na tabela sendo que uma vitória nos daria a perspectiva de estarmos a oito jogos do título, ainda que restassem dez a cumprir.
O jogo contra o Avaí revelou um retrato realístico de nosso time, realçado francamente por Muricy ao assumir: não temos um elenco qualificado com peças de reposição a altura de nossas necessidades. Estamos pagando um alto preço por isso, mas poderia ser pior não fosse a responsabilidade, o empenho e, acima de tudo, a superação individual de todos os jogadores.
Contra o Avaí mostramos vulnerabilidades, fraquezas defensivas e uma aguda falta de criatividade, fatores esses, talvez, decorrentes das ausências de Pierre e Diego Souza, muito mais deste. Só jogamos bem no segundo tempo quando merecemos o empate diante de um time coeso, disciplinado, obediente tàticamente, muito bem treinado e que mostrou que não é por acaso que ocupa o meio da tabela com 39 pontos positivos, ostentando posição mais qualificada do que, até, Corinthians, Santos e outros grandes do futebol brasileiro.
Diante das circunstâncias do jogo, considerando-se a luta e o empenho do Palmeiras, eu diria que a sorte, ao menos por enquanto, continua no Parque Antártica! Porém, até quando?