Observatório Alviverde

04/01/2021

SUB-20 DO PALMEIRAS GANHOU MAIS DO QUE PERDEU ONTEM EM BH!

 

Assisti, pela TV é claro, ao Galo x Palmeiras categoria sub-20, jogo realizado ontem à noite sob forte chuva no modesto campo do Sesc aqui em BH.

Como se sabia, em razão das contusões e promoções, o time do Palmeiras (sem favor um dos melhores do país no universo da base) disputaria a decisão de sua continuidade no Brasileiro Sub 20, com jogadores de repente promovidos e, em razão disso muito mais novos e menos rodados  do que os atleticanos.

Entretanto, com jogadores de faixas etárias mais curtas, o catado juvenil feito na base foi insuficiente e o Verdinho não conseguiu sobrepujar o experiente time do Galo. Perdeu por 0 x 1.

Há que se ressaltar, porém, a excelente atuação dos incipientes meninos palmeirenses que provaram, ontem, de maneira definitiva, que essa nova mentalidade em vigor do aproveitamento da base, iniciada por Paulo Nobre, veio para ficar e é um segmento importante do clube em que o futuro se faz presente.

De um ponto de vista prático, o improvisado "Verdinho" jogou mais do que o Galinho, dominou amplamente as ações e um empate para que a decisão fosse nos pênaltis teria sido um resultado muitíssimo mais justo.

Agora, porém, sem querer consolar ninguém, permito-me fazer-lhes esta pergunta:

" Vocês acreditam mesmo que,  com Veron, Patrick, Gabriel Menino, Wesley,  Lucas Esteves, Alan Guimarães e outros que acabaram de deixar a base, o Palmeiras perderia essa decisão para o Atlético MG, ainda que na casa do adversário? É pouco provável!

Apesar da derrota de ontem, fiquei feliz com tudo o que vi, porque o importante na base não são tanto os títulos, mas a renovação constante e à altura das necessidades, do grupo de jogadores. 

Minha felicidade só não foi maior e completa porque o Palmeiras perdeu e foi desclassificado.

Quando vi uma nova safra de "novos jogadores novos" que eu não conhecia e mostrando um potencial imensurável, tive a convicção plena de que o Palmeiras está no caminho certo.

É claro que eu quero, você quer e todos queremos títulos, mas os títulos mais expressivos que a base pode oferecer à torcida são (repito) aqueles da promoção da garotada ao time principal. 

Neste ponto o Palmeiras tem sido ultimamente um grande campeão, sendo o clube (entre os grandes de Sampa) que mais tem aproveitado a garotada ao time principal.

Detesto ter de dizer isto, mas a política vigente de aproveitamento da base é tão importante que os Bambis só conseguiram sair da gravíssima situação que vivenciavam, a partir do aproveitamento da garotada das categorias de inferior idade. 

Em relação ao Palmeiras, infelizmente milhões de torcedores otários acreditam naquilo que a mídia propala na maior "cara-de-pau", quando afirma que os jovens não dão certo quando proveem das categorias de base do Verdão porque a torcida não os aceita. Deslavada mentira!

Quando você vir ou ouvir algum cronista ou jornalista proferindo esse disparate, tenha certeza de que se trata de alguém que torce para outro clube e quer que o Palmeiras exploda.    

A maior parte da imprensa, ninguém sabe porquê (eu sei), sempre criticou o Palmeiras quando o clube quis adotar essa política de renovação.

Só que, a partir de Nobre e do novo estádio, não conseguiram mais obter êxito em seus objetivos. Parece que os nossos dirigentes abriram o olho, Galiotte inclusive, e isso é muito bom!

Em razão da nova filosofia do clube, é enorme a decepção e o inconformismo desses caras sobretudo em face do amplo sucesso do Verdão. 

Já imaginaram agora se o Palmeiras ganhar a Libertadores com tantos garotos no elenco? 

Deu pra sentir quanto que o clube poderá faturar mediante futuras negociações com o estrangeiro?

COMENTE COMENTE COMENTE

 ps - quem quiser abordar outros temas do Palmeiras sinta-se à vontade!