Observatório Alviverde

21/09/2013

PALMEIRAS VENCEU, MAS PASSOU POR SUFOCO DESNECESSÁRIO!


 
 

Um golaço repentino de Wesley, a pouco mais de um minuto de jogo, colocou o Palmeiras à frente no marcador contra o perigoso time do Sport e abriu caminho para outra importante vitória palmeirense.

O Verdão mereceu o gol-relâmpago, haja vista que entrou em campo concentrado, imponente, agressivo, impetuoso, determinado  e mortífero, tomando as iniciativas do jogo,

O gol surgiu após estupenda jogada do craque Valdívia, mas o passe final, ou a assistência, como gostam de dizer os jornalistas a Wesley saiu dos pés de Ananias.

O gol de Wesley, se servia, teoricamente, para facilitar o caminho da vitória, acabou virando um problema, por uma única e forte razão.

Limitou o rendimento do time Kleina que, em vez de partir com tudo para tentar o segundo gol e liquidar a fatura de forma antecipada, recuou e passou, visivelmente,  a administrar o resultado.

De dono das iniciativas, o Verdão, que mudou, a partir de então, de maneira radical, a forma de jogar, deu o campo ao Sport e passou, exclusivamente, a explorar os contra-ataques

Isto permitiu ao Sport, não apenas, equilibrar, como passar a jogar mais, até mandar completamente no jogo no primeiro tempo.

O Palmeiras esteve vulnerável nas laterais, mormente pelo lado esquerdo, por onde o Sport criou inúmeras situações de passes e cruzamentos perigosos em direção à área do Verdão, principalmente através das projeções do veterano lateral canhoto Marcelo Cordeiro. 

Numa delas só não fez o gol por uma defesa miraculosa de Prass desviando um chute rasteiro pela meia esquerda que tinha endereço certo e a bola tocou na trave.

Pelo lado direito, os pernambucanos também criaram situações , perigosas, trafegando com facilidade no leito pavimentado da Av. Juninho, principalmente quando Felipe Azevedo, o mais efetivo atacante do Sport, cambou pelo setor.

Da mesma forma, o time pernambucano criou boas situações, também, pelo meio, através da chegada dos volantes, embora, nessas circunstâncias, os arremates tentados, todos de longe, foram, sempre, defeituosos.

É verdade que o Palmeiras desfrutou de algumas situações para marcar - poucas - sendo a melhor delas através de Valdívia, que, por cobertura, quase fez  um golaço..

A maior parte das situações de gol do primeiro tempo foi criada pelos pernambucanos, umas cinco, talvez, ensejando a Fernando Prass, minimamente, três defesas salvadoras e a condição de melhor em campo na etapa inicial.

Apesar de tudo, o Verdão conseguiu administrar o resultado e voltar com a vantagem para os últimos 45 minutos. 

Pode-se dizer que o acaso ajudou Kleina a corrigir as deficiências da equipe, sobretudo de  marcação, apresentadas na primeira fase, na volta do time para a etapa complementar, devido a saída de Alan Kardec por contusão e a entrada de Charles.

2º TEMPO


O Palmeiras, sem Kardec - contundido - com Charles, enquadrado em um novo (velho) esquema, com três volantes, sem centro avante fixo, atuando de maneira mais veloz, tocando mais a bola e com mais consistência de marcação melhorou. muito!

Isso arrefeceu, um pouco, o ímpeto mostrado pelo time do Sport na primeira fase e  permitiu que o Palmeiras dominasse o jogo e, até como consequência desse domínio, chegar ao segundo gol.

Sem a vulnerabilidade defensiva da primeira fase, o Palmeiras voltou a campo para o segundo tempo, muito mais focado e encorpado , sem recuar tanto e tomando, muito mais, as iniciativas.

Aos 8 minutos perdeu um gol feito com Valdívia, mas dois minutos após, aos 10, o Verdão marcou o segundo gol, em contra-ataque puxado por Wesley pela meia esquerda..

Recebendo a bola ao nível do meio de campo e pressentindo a chance de chegar rapidamente ao gol, Wesley, em jogada individual, projetou-se em disparada por um espaço vazio aberto na defesa pernambucana, acompanhado por Vinícius.

O normal seria Wesley servir Vinicius que que se deslocava por trás da zaga para receber a enfiada de bola em profundidade, sem que o próprio Vinicius percebesse que a sua movimentação de apoio desviava a atenção da marcação e do goleiro.

Ao penetrar, pela meia esquerda, em vez de rolar a bola ao companheiro mais bem colocado, Wesley fuzilou rasante e arrasante, da entrada da meia lua da grande área, a, aproximadamente, 22 metros do gol, sem qualquer chance de defesa para o goleiro Magrão. 
Que golaço! Palmeiras 2 x 0.

A partir dos 2 x 0, o Verdão diminuiu o ritmo, passou a administrar o jogo e foi assim até que o zagueiro Tobi atingiu Valdívia, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso.

Interessante é que o Sport, com dez em campo transformou-se, cresceu de produção, partiu pra cima do Palmeiras.

Reduzido a dez jogadores, começou, novamente, a dar trabalho, porque o Palmeiras, inexplicavelmente, como sempre acontece, - já virou uma cultura nefasta e deletéria na vida do clube - recuou, outra vez,  para segurar o placar.

Ora, quem desconhece que o 2 x 0 é o placar mais perigoso do futebol propício a reações, com muitas reversões e inversões de resultado, decorrentes da acomodação do clube que sai à frente do marcador.

Ontem, não foi diferente.

Estabelecidos os 2 x 0, a queda de produção, o desinteresse pela amplificação do placar e a malemolência do time do Palmeiras foram, simplesmente, irritantes.

Precocemente, o time de Kleina começou a tocar propositadamente a bola, permitindo ao Sport que reagisse e, novamente, passasse a mandar no jogo.

O time pernambucano só não chegou ao empate por afobação, erros de finalização e em razão da excelente performance de Prass que constituiu-se em um paredão. Que se diga, porém, que  muitas as oportunidades foram criadas pelo time pernambucano.

Ainda assim, o Palmeiras desfrutou de algumas chances, sendo a mais esclarecida com Valdívia dois minutos antes do segundo gol de Wesley e outra no final do jogo com Luiz Felipe que perdeu oportunidade preciosa, completamente livre, chutando em cima  do goleiro Magrão. 

Registre-se, também, uma ótima chance desperdiçada por Ananias aos 38, que de dentro da pequena área fez o mais difícil, mandando a bola pela linha de fundo.

 É claro que o Palmeiras venceu e mereceu, mas ninguém esperava que o time viesse a passar por sufoco, como ocorreu ao final do jogo.

Por algumas vezes o Palmeiras esteve a pique de sofrer o empate, após o Sport ter marcado o seu gol aos 35 minutos, através de forte cabeçada de Ritheli, em um lance em que, além de ser favorecido pela trajetória da bola, ele não foi suficientemente marcado.

E o empate só não aconteceu porque, sejamos francos, sinceros e honestos na análise, o árbitro deixou de marcar um pênalti visível de Charles que, sem o menor cuidado, empurrou por trás um atacante do Sport dentro da grande área palmeirense, por volta de 46 minutos do segundo tempo.

Porém houve um erro grosseiro do árbitro contra o Palmeiras no primeiro tempo quando sua senhoria não expulsou Toby que aplicou um carrinho maldoso, seguido de  um coice que atingiu em cheio a coxa de Valdívia.

 Nem o cartão amarelo foi aplicado ao jogador do Sport, embora fosse lance para o vermelho. direto!

ACOMPANHE LANCES E GOLS DE PALMEIRAS 2 X 1 SPORT.
http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/brasileiro/serie-b/pos-jogo/2013/09/21/palmeiras-x-sport.htm


DESTAQUES DO PALMEIRAS:

Prass, Henrique, Araújo, Vilson, Henrique, Valdívia e Wesley

O CRAQUE


Wesley jogou muito contra o Sport.
De quebra, fez dois gols!
Desequilibrante, decidiu o jogo para o Verdão!
Ninguém jogou mais do que ele, ontem à tarde.
Nem Prass, nem Valdívia ou qualquer outro!
Calma, não vou chamá-lo de craque.(ainda)
Mas, alguém pode negar que Wesley é um jogador acima da média?
@@@@@@@@@@ 
 FICHA TÉCNICA (lancenet)

PALMEIRAS 2 X 1 SPORT

Local: Pacaembu, São Paulo (SP)
Data e hora: 21/9/2013, às 16h
Público e renda: 21.054 pagantes / R$ 729.525,00
Árbitro:
Célio Amorim (SC)
Auxiliares: Helton Nunes (SC) e Rafael da Silva Alves (SC)
Cartões amarelos: Rithely, Pereira, Tobi e Felipe Azevedo (SPO); Wesley (PAL)
Cartões vermelhos:  Tobi, aos 20'2ºT (SPO);

GOLS: Wesley, a 1'1ºT (1-0) e aos 9'2ºT (2-0); Rithely, aos 35'2ºT (2-1);

PALMEIRAS: Fernando Prass, Luis Felipe, Vilson, Henrique e Juninho; Márcio Araújo, Wesley (Eguren, aos 40'2ºT) e Valdivia (Felipe Menezes, aos 28'2ºT); Ananias, Vinicius e Kardec (Charles, Intervalo). Técnico: Gilson Kleina

SPORT: Magrão, Tobi, Pereira e Vinicius Simon; George Lucas (Chumacero, aos 11'2ºT), Anderson Pedra (Aílton, aos 14'2ºT), Rithely, Marcelo Cordeiro e Lucas Lima (Oswaldo, aos 25'2ºT); Felipe Azevedo e Marcos Aurélio. Técnico: Geninho


@@@@@@@@@@

VOCÊ GOSTOU DO VERDÃO?

O PALMEIRAS É MELHOR COM TRÊS ATACANTES?

OU COM TRÊS VOLANTES?

TEMOS TIME PARA GANHAR, COM FOLGA, A SÉRIE B?

VOCÊ JÁ CONSIDERA O PALMEIRAS CLASSIFICADO?

COMENTE COMENTE COMENTE



 Na TV

 

Assisti ao Palmeiras x Sport pela Band com Nivaldo Prieto. 

A Globo não transmitiu para BH, mas, na certa, transmitiria se fosse jogo do Curintia.

Entre os narradores globais - incluam-se todos do Sportv - três, no máximo, estão à altura de Prieto!

Publico, hoje a foto de Prieto, homenageando-o.

Por quê?

Ele é o único cronista de São Paulo - entre os que tenho visto e ouvido - desprovido de preconceito contra Valdívia.

Prieto, experiente, que sabe das coisas e tem visão jornalística, reconhece, no ar, que Valdívia é um craque. Ontem disse isso duas vezes!
 
Nivaldo Prieto, da Band

Um lembrete:

Aqueles cronistas que minimizam, escondem ou fingem não reconhecer a condição de craque de Valdívia estão caindo no ridículo!

Coincidentemente, são os mesmos que sustentavam que Ganso era um dos maiores craques do futebol brasileiro e criticaram Dunga por não levá-lo à Copa da África!

Se Ganso é um craque, Valdívia é o que?

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

PALMEIRAS X SPORT PODE-SE DIZER QUE É UMA DECISÃO ANTECIPADA!



 

Gosto, muitíssimo, do futebol nordestino, mas detesto o Sport, time do povo, porém símbolo exponencial de arrogância da elite pernambucana.

Pode-se dizer que o Sport é o Cu-rintia nordestino, imagem que a própria torcida cultiva, tendo-o  como seu segundo clube no Brasil.

A desculpa pela simpatia é trivialíssima, pra lá de boçal, devido ao fato de o Curíntia ter o nome iniciado pela palavra Sport.

Aliás, na real, Curíntia e Sport se merecem, sob todos os aspectos.

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

TORCENDO TRÊS VEZES 

Hoje torcerei de forma tríplice pela vitória do Verdão;

Primeiro,  porque sou palmeirense.

Segundo, porque, se há um jogo chave em nossa volta à elite, mais do que qualquer outro, é o de hoje.

Terceiro, porque, repito, não tenho um grama de simpatia pelo leão pernambucano e, espero, o Palmeiras não haverá de reencontrá-lo na série A em 2014.

É claro que ainda está longe a definição dos quatro melhores,  mas o debuxo do gráfico da classificação vai, aos poucos, tomando contornos definitivos.

A esta altura, já é possível se falar, abertamente, em tendências,  entre as quais a mais possível palpável e provável é a classificação do Palmeiras sem maiores incidentes.

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

4ª RODADA

Neste final de semana terá sido cumprida a quarta rodada do returno.

Se o Palmeiras - muito mais time, melhor campanha, melhores números - vencer  o Sport no Pacaembu, o abrirá consideráveis 18 pontos sobre os pernambucanos, os primeiros abaixo da linha de classificação.

Por que não falo sobre o Joinvile, Chapecoense ou Paraná?

Simplesmente porque, neste instante, se o Palmeiras impuser um distanciamento pontual inalcançável ao quinto colocado, estará, matematicamente, classificado.

Ocorre que, a esta altura, o Sport já nem é mais o 5º colocado . 

Ao golear o Asa, por 5 x 2, ontem, o Icasa arrebatou-lhe o posto e, agora, tem um ponto a mais, 38.

Da mesma forma, o Avaí, ao derrotar, surpreendentemente, o JEC em plena Arena Joinvile -1 x 2 - também encostou no pelotão dianteiro, equiparando-se ao Sport em pontos ganhos, 37, mas sem ganhar a posição, por ter duas vitórias a menos.

Se o Palmeiras derrotar o Sport daqui a pouco, ainda que por um resultado magro ou mínimo,  ficará em situação ainda mais privilegiada do que a atual, pois estabelecerá uma diferença de 17 pontos em relação ao novo quinto colocado, o Icasa e 18 sobre o Avaí e sobre o próprio Sport.

Sob o prisma teórico, tudo é possível, mas, na prática, como essas equipes poderiam reverter diferenças tão pronunciadas?

E, ainda que, improvavelmente, o Palmeiras entre em uma fase negra na competição e empate ou perca vários jogos, seguidamente, o panorama da competição não se alteraria por um espaço amplo, um mínimo de seis a sete rodadas.
 
Há outro fato importante nessa relação, os jogos que cada um de nossos adversários têm a cumprir:

O Icasa: 
Atlético GO (em casa), Ceará (fora) Guaratinguetá (casa) Oeste (fora) Joinvile (fora) Palmeiras (casa) São Caetano (fora)  Figueira (fora) Boa (casa) ABC (Fora) Bragantino (fora) Paysandu (casa) Chapecoense (casa) e Paraná (fora). 

Está "fácil" a vida deles, não? De quebra, ainda que em casa, terão de enfrentar o próprio Palmeiras!

Este é o carnê de jogos do Avaí:
América MG(fora) São Caetano (casa) Paraná (fora) Sport (casa) Chapecoense (casa)  Atlético GO (fora) Paysandu (fora) Braga (casa) Figueirense (casa )  Asa (fora) Ceará (fora) América RN (casa)ABC (fora) e Boa (casa)

O Avaí pegará os postulantes ao G4, América, Sport e Boa  (jogo de seis pontos), dois quase dentro, Paraná e Chapecoense, o derby (Figueira) e enfrentará um monte de desesperados.

O Sport, além de enfrentar o Palmeiras logo mais, cumpre estes jogos: Bragantino (fora), Joinvile (casa) América RN (casa) Avaí (fora) Oeste (fora) América MG (casa) Chapecoense (fora) Asa (casa) São Caetano (casa) Ceará (fora) Atlético GO (fora) Paraná (casa) Boa (Fora) e Paysandu (Casa) 

Se não conseguir vencer o Palmeiras, hoje em Sampa, o Sport começa a correr grandes riscos de não entrar no G4 Os pernambucanos terão  jogos extremamente dificultosos contra a Chapecoense, o Paraná, o Avaí e o Boa, todos fora de casa!

Com 17 e 18 pontos de diferença já estabelecidos, como é que o Palmeiras, repito, na hipótese, provável, de derrotar o Sport esta tarde, poderia ser alcançado por qualquer dessas três equipes?

Já afirmo, assino embaixo e topo qualquer aposta que o Palmeiras já garantiu o carimbo no passaporte e, agora, só falta ultrapassar a roleta que leva à Série A, o que, estimo, ocorrerá em quatro ou cinco rodadas, impreterivelmente.

Agora, se vai ou não ser campeão, é outra conversa, um outro diálogo a ser travado em outro contexto. 

A diferença de pontos para a Chapecoense, que tem um jogo a menos e um time extremamente competitivo, é de, apenas, seis.

É óbvio que se o Palmeiras tropeçar, a Chapecoense, definitivamente, encosta.

Ademais o Verdinho catarinense  tem um jogo a mais a cumprir, decorrente do adiamento da partida contra o Figueirense, prevista para ser jogada no dia 22 do mês de outubro. 

O Paraná, que também enfrenta o Figueirense em Floripa, está a apenas seis pontos, a espera de um tropeço do Verdão.

O Joinvile surpreendido em casa pelo Avaí, está um pouco mais distante, a 11 pontos do Verdão, e, entendo, já sem condições de brigar pelo título.

PALMEIRAS X SPORT

Esse Sport X Palmeiras, jogo estratégico e definidor, eu, também, o incluo entre aqueles que se nomeia de seis pontos.

Sem Mendieta, suspenso, sem Leandro, contundido, sem Bruno no banco, lesionado, o Palmeiras terá as voltas de Kardec e Felipe ao time principal!

No meio de campo, Charles tem chance de começar jogando.

Luis Felipe vai retornar à lateral direita, porque é o dono da posição, titularíssimo.

Juninho também vai voltar, apesar de Wendel ter dado conta do recado! Com todos os defeitos, ele, também, é titular!

Time provável: 

Prass, Felipe, Vilson, Henrique e Juninho. Araújo, Charles (Ananias, Léo Gago ou outro), Wesley e Valdívia. Vinicius e Alan Kardec.

No Banco: Fábio, André Luiz, Eguren, Charles (Ananias, Léo Gago) Ananias, Léo Gago, Serginho e Felipe Menezes.

O que eu acho?

Respeitando o tradicional rival pernambucano,  entendo que, com Valdívia - o melhor jogador em atividade no Brasil atualmente - em campo, não consigo enxergar nenhuma hipótese ou possibilidade de o Palmeiras vir a ser derrotado.

Como eu disse tantas vezes, vou repetir porque é pertinente e cabível em função das circunstâncias de bastidores vividas pelo Palmeiras

Quando a maior parte da imprensa, desolada e frustrada pela esplêndida campanha que encaminha o Palmeiras de volta à elite, sem ter o que falar cria factóides da contratação de Luxa, (desmentida por ele), depois de Tite, e, agora, de Mano Menezes para assumir o Verdão , eu quero dizer que o melhor técnico palmeirense dos últimos anos não é outro, senão Jorge Valdivia.

Com Valdívia no time, pode ser qualquer um, até Kleina !

VOCÊ CONCORDA?

COMENTE COMENTE COMENTE

A Band e a Globo transmitem ao vivo!

Vamos ficar de olho na arbitragem